Fontes de recursos

AS EMPRESAS MANTENEDORAS CONSTITUEM-SE NOVAMENTE COMO A PRINCIPAL FONTE DESTINADORA DOS RECURSOS DO ISP (46%, ANTE 51% EM 2020). ENQUANTO OS RENDIMENTOS DE FUNDO PATRIMONIAL (ENDOWMENT) PRÓPRIO DAS ORGANIZAÇÕES RESPONDENTES SEGUEM RELEVANTES — 29% DO VOLUME DE INVESTIMENTO REPORTADO EM 2022.


Já há três edições que estas duas fontes compreendem cerca de três quartos do investimento social total do Censo GIFE.

GRÁFICO 2.6 – PERCENTUAL DE VOLUME INVESTIDO, POR TIPO DE FONTES DE RECURSO UTILIZADAS, TOTAL, 2022

Ainda que para Empresariais. as empresas mantenedoras sejam a principal fonte de recursos (46%), observa-se que uma parcela expressiva dos recursos (39%) é proveniente de rendimento de fundos patrimoniais. Em Familiares, os fundos patrimoniais são a maior fonte (36%), seguidos dos grupos familiares ou indivíduos mantenedores (27%). Para Independentes, os fundos patrimoniais também são a fonte mais expressiva (31%), mas ganham espaço os rendimentos de outras pessoas jurídicas (15%) e a cooperação internacional (15%). 

GRÁFICO 2.7 – PERCENTUAL DE VOLUME INVESTIDO, POR TIPO DE FONTES DE RECURSO UTILIZADAS, TOTAL E POR TIPO DE INVESTIDOR, 2022



Perguntas relacionadas

2.2 Quem da(s) empresa(s) mantenedora(s) decide sobre recursos a serem destinados à(ao) organização respondente?
3.3 Qual a composição aproximada (em %) das fontes dos recursos do orçamento total realizado em 2022 mencionado na pergunta 3.1?
3.5 Qual o principal critério utilizado pela(s) empresa(s) mantenedora(s) para definir o volume de recursos a ser destinado à(ao) organização respondente?
Compartilhe esse conteúdo