Relação com OSC

Somando as OSC para as quais cada investidor social repassou recursos, chega-se a 6.762 apoios procedidos (o que não se trata necessariamente de 6.762 OSC diferentes já que mais de um respondente pode ter repassado recursos para a mesma organização).A maior parcela dos repasses foi feita por Empresariais (52%).

GRÁFICO 3.9 ORGANIZAÇÕES QUE APOIAM OSC, TOTAL E POR TIPO DE INVESTIDOR, 2022



Em 2022, o repasse para OSC foi de 838 milhões de reais, o que representa 17% do volume de investimento total. Desse montante, 196 milhões de reais foram oriundos de incentivo fiscal.

Em 2020, o valor doado a OSC bateu recorde, com 2,5 bilhões de reais repassados, dos quais 1,7 bilhão de reais para iniciativas específicas de enfrentamento da covid-19. Porém, ao se comparar os números de 2022 com os de 2018 (anterior à pandemia), que registrou repasse de 636 milhões de reais, houve uma majoração de 32% no volume dos recursos destinados às OSC.

GRÁFICO 3.10  INVESTIMENTO REPASSADO PARA OSC, 2016-2022, EM MILHÕES DE R$



Das organizações respondentes do Censo GIFE, 23% apoiam financeiramente até 10 OSC (aumento de 5 pontos percentuais em relação ao observado em 2020) e 38% investiram em 11 ou mais OSC (queda de 2 pontos percentuais em relação a 2020). 

Em 2022, apoio institucional foi oferecido por 71% das organizações que apoiaram OSC, um aumento de 13 pontos percentuais considerando a última edição. Porém, ainda é o tipo de apoio menos praticado por investidores sociais. Familiares e Independentes são os tipos de investidores que mais apoiaram institucionalmente OSC, 86% e 80% respectivamente, enquanto Empresas e Empresariais são os que menos declararam esse tipo de apoio, 67% e 64% respectivamente.

GRÁFICO 3.11  ORGANIZAÇÕES, PELA QUANTIDADE DE OSC PARA AS QUAIS REPASSARAM RECURSOS, 2020-2022

O “apoio a iniciativas de OSC de forma pontual/eventual” é o principal tipo de estratégia utilizada pelas organizações (89%), um aumento de 12 pontos percentuais em relação a 2020. Já o “apoio via desenvolvimento de iniciativas em parceria, compartilhando autoria, governança e tomada de decisão”, representou 76%. Por fim, o “apoio a iniciativas de OSC a partir de linhas programáticas preestabelecidas ou processos de seleção regulares” foi indicado por 74%.

GRÁFICO 3.12  ORGANIZAÇÕES, POR ESTRATÉGIA DE APOIO A OSC, 2020-2022

CRESCE O APOIO INSTITUCIONAL A OSC (RECURSO DOADO ÀS ORGANIZAÇÕES NÃO VINCULADO À EXECUÇÃO DE PROJETOS ESPECÍFICOS, PASSÍVEL DE SER ALOCADO DE FORMA LIVRE PELA DONATÁRIA).


Para as organizações que apoiam OSC, os critérios mais relevantes para selecioná-las são, em 2022, “confiabilidade e transparência da OSC ou de suas lideranças”; “conhecimento e expertise dos temas e causas”; “alinhamento de valores/ visão de futuro”; e “capacidade de gestão”—, esses dois últimos empatados em terceiro lugar.

CONFIABILIDADE, TRANSPARÊNCIA E CONHECIMENTO DOS TEMAS EM QUE ATUAM SÃO OS PRINCIPAIS CRITÉRIOS PARA OS INVESTIDORES SOCIAIS NA SELEÇÃO DAS OSC APOIADAS


GRÁFICO 3.13  ORGANIZAÇÕES QUE APOIAM OSC, POR CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA APOIÁ-LAS, 2022

Das 22 organizações que não apoiam OSC, 45% declararam não ter uma motivação específica para não o fazer. Enquanto que as restrições orçamentárias são apontadas por 32% das organizações como o principal motivo para não apoiar.

Para as organizações que apoiam OSC, a principal dificuldade apontada está relacionada à dificuldade de monitorar e avaliar iniciativas (50%) e à fragilidade na gestão das OSC que buscam apoio (47%).

GRÁFICO 3.14  ORGANIZAÇÕES QUE APOIAM OSC, POR DIFICULDADES RELATADAS AO APOIÁ-LAS, 2022

A PRINCIPAL DIFICULDADE MENCIONADA POR INVESTIDORES SOCIAIS AO APOIAR AS OSC TEM A VER COM DESAFIOS NO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS INICIATIVAS


Perguntas relacionadas

3.2.a.1 Para quantas organizações da sociedade civil (OSC)/ organizações sem fins lucrativos de interesse público foram repassados recursos? E qual o volume de recursos repassado para essas organizações?
4.1.a.1  Como a(o) organização respondente apoia organizações da sociedade civil (OSC)?
4.1.a.2  De que forma apoia com recursos não financeiros?
4.1.a.3  Que critério(s) a(o) organização respondente utiliza para selecionar as organizações da sociedade civil (OSC) a serem apoiadas?
4.1.a.4  Indique até cinco dificuldades principais que a(o) organização respondente enfrenta ao apoiar com recursos técnicos e/ ou financeiros organizações da sociedade civil (OSC).
Compartilhe esse conteúdo