Alinhamento com o negócio e estratégia ESG
A perspectiva de alinhamento entre o ISP e o negócio vem, desde os anos 2000, sendo cada vez mais percebida como uma estratégia que pode qualificar o vínculo entre empresas e a comunidade com a qual se relacionam, bem como gerar ganhos reputacionais. O tema se refere mais diretamente a Empresas e Institutos/Fundações Empresariais, mas também pode se relacionar com organizações Familiares que declaram vínculos com empresas.
De modo geral, o alinhamento com empresas mantenedoras é percebido como potencializador de três frentes. Em primeiro lugar, aparece o favorecimento e a qualificação da aproximação da empresa mantenedora com causas e demandas da sociedade (72%). Em segundo lugar, é indicada a contribuição para a imagem da empresa mantenedora e ganhos reputacionais (69%). E, em terceiro, o apoio ao relacionamento com a comunidade do entorno de unidades operacionais da empresa mantenedora (66%).
GRÁFICO 7.1 – ORGANIZAÇÕES, POR MOTIVOS DE ALINHAMENTO DAS INICIATIVAS SOCIAIS COM AS EMPRESAS MANTENEDORAS, 2022
Para aprofundar a análise sobre o alinhamento do ISP com as empresas mantenedoras, esta edição do Censo GIFE investiga se há integração entre a agenda ESG das empresas e as ações de investimento social das organizações. Enquanto para a maioria das Empresas há uma diretriz explícita para essa integração (53%), para as Empresariais o alinhamento ainda é por meras recomendações sobre a complementaridade entre a atuação da organização e as estratégias ESG da empresa mantenedora (43%).
TANTO PARA EMPRESAS (80%) QUANTO PARA EMPRESARIAIS (76%), A AGENDA ESG É PERCEBIDA COMO UMA POTENCIALIZADORA DE RECURSOS PARA O INVESTIMENTO SOCIAL, COM CONDIÇÕES DE AMPLIAR SEU ORÇAMENTO.
GRÁFICO 7.2 – ORGANIZAÇÕES, POR INTEGRAÇÃO ENTRE SUAS PRÁTICAS/ INICIATIVAS E AS ESTRATÉGIAS DE ESG DAS EMPRESAS MANTENEDORAS, 2022
GRÁFICO 7.3 – ORGANIZAÇÕES, POR INFLUÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE ESG DAS EMPRESAS MANTENEDORAS NO DESTINO DE RECURSOS PARA SUAS PRÁTICAS/ INICIATIVAS, POR TIPO DE INVESTIDOR, 2022