Volume de investimento

4,8 BILHÕES DE REAIS FOI O VALOR TOTAL INVESTIDO PELAS ORGANIZAÇÕES RESPONDENTES DO CENSO GIFE EM 2022


Com valores corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2014 o ISP mobilizou 4,9 bilhões de reais, patamar não muito distinto dos dois anos anteriores, 2012 e 2013. No período subsequente, de 2015 a 2019, o valor investido oscilou no patamar de 4 bilhões de reais, com flutuação anual variando de -10% a +8%. Essa razoável estabilidade foi interrompida em 2020, que registrou um aporte total de 6,1 bilhões de reais, sendo R$ 2,6 bilhões especificamente destinados a iniciativas de enfrentamento dos efeitos da covid-19 e R$ 3,5 bilhões destinados a iniciativas não necessariamente relacionadas ao contexto pandêmico. Em 2021, o volume total investido retrocedeu 28% e, em 2022, apontou tendência de retomada. Porém, o que os valores desse biênio indicam é uma ruptura do patamar de 4 bilhões de reais pré-covid-19: comparando 2022 com a média de 2015 a 2019, houve um crescimento de cerca de 20%.

GRÁFICO 2.1 – EVOLUÇÃO DO INVESTIMENTO, 2012-2022 (EM BILHÕES DE R$)

Média

Média – é a média aritmética de um conjunto de números. Por ser uma medida sensível aos valores da amostra, sua utilização é mais adequada em situações em que os dados são distribuídos mais ou menos de forma uniforme, ou seja, distribuições numéricas que têm uma baixa quantidade de valores discrepantes

A média é calculada somando-se todos os valores e dividindo a soma pelo número total de valores.


Mediana

Mediana – é o valor central de um conjunto de dados, ou seja, é o valor que separa a metade superior de um conjunto da metade inferior. 

Sua utilização é adequada em situações em que há distribuições numéricas com elevada dispersão, possibilitando identificar a tendência central. A mediana é calculada listando-se todos os números em ordem crescente a fim de localizar o centro da distribuição.

O Censo GIFE 2022-2023 classifica as organizações em três grupos conforme o volume de investimento anual: um grupo que investe até 10 milhões de reais (73 organizações ou 54%); um grupo intermediário, que investe de 10 a 50 milhões de reais (41 organizações ou 31%); e, por fim, um grupo que investe valores superiores a 50 milhões de reais (20 organizações ou 15%). 

APENAS 20 ORGANIZAÇÕES, CUJO INVESTIMENTO ANUAL É SUPERIOR A 50 MILHÕES DE REAIS, SÃO RESPONSÁVEIS POR MAIS DE 70% DO VOLUME INVESTIDO EM 2022. 


GRÁFICO 2.2 – VOLUME INVESTIDO, POR FAIXA DE INVESTIMENTO, 2022
GRÁFICO 2.3 – VOLUME INVESTIDO, POR FAIXA DE INVESTIMENTO, 2014-2022, (EM BILHÕES DE R$)

Entre 2014 e 2022 não são identificadas grandes variações na participação percentual de cada grupo de organizações no investimento total: em 2014, as que investiram até 10 milhões de reais por ano foram responsáveis por 5% do investimento total e organizações com investimentos superiores a 50 milhões respondiam por 79% – 6 pontos percentuais a mais do que em 2022. 

Contudo, em valores absolutos, nos anos de edições do Censo GIFE, entre 2014 e 2022, houve grande variação na participação do investimento total quando as organizações são consideradas de acordo com as faixas de valor investido. Essa análise permite identificar pontos de inflexão provocados pela pandemia. 

A primeira faixa, com organizações com investimento anual de até 10 milhões de reais, registrou, em 2018, o total investido de 302 milhões, que variou negativamente, em 2020, em 24% (queda de 71 milhões de reais). Na edição de 2022, voltou ao patamar de 2018, com investimento de 299 milhões de reais. 

O total investido pelo grupo de organizações na faixa de investimento de 10 a 50 milhões de reais anuais cresceu 41% entre 2014 e 2018, de 772 milhões para 1,1 bilhão de reais. Em 2020, não houve variação significativa e, em 2022, houve redução de 11%, ou 121 milhões de reais. 

Por fim, o terceiro grupo de organizações, das que investem mais de 50 milhões de reais anuais, registrou uma desaceleração de 31% ao comparar 2018 com 2014, com redução de cerca de 1,2 bilhão de reais em investimentos. Esse cenário contrasta com uma forte alta no ano da pandemia: em 2020, o total investido cresceu 78% em relação a 2018, injetando mais cerca de 2,1 bilhões de reais no ISP. Destaca-se que a queda do total investido pelo ISP de 2020 para 2022 ocorreu, essencialmente, por conta da redução do valor investido por esse grupo, cuja variação negativa foi de 1,3 bilhão de reais.

O investimento destinado a iniciativas de enfrentamento aos efeitos da covid-19 explica o aumento em 2020 e o decréscimo em 2022: em 2020, 2,3 bilhões de reais dos recursos destinados a esse fim foram oriundos de organizações com investimento superior a 50 milhões de reais (90%); 239 milhões, de organizações na faixa de 10 a 50 milhões de reais (9%); e 35 milhões, de organizações que investem até 10 milhões de reais anuais (1%). 

Se a participação de Empresas no volume total investido registrou um pico em 2020 por causa da pandemia, chegando a 2,3 bilhões de reais investidos ou 37% do montante total, em 2022 ela voltou ao nível dos anos anteriores, com investimento de 985 milhões de reais. Empresariais reduziram em 3 pontos percentuais a sua participação de 2014 para 2022, com o ápice do investimento também em 2020, com 2,9 bilhões de reais.

A série histórica do volume investido segundo o tipo de investidor revela também uma inversão da participação entre Familiares e Independentes. Em 2022, 8% do ISP foi procedente de Familiares, enquanto 18% foram investidos por Independentes, situação oposta à verificada em 2014, quando Familiares representavam 17% e Independentes, 7% do total do investimento.

Em função de, ao longo dos anos, variar a participação de recursos investidos por tipo de investidor, não dá pra afirmar que essas inversões confirmem uma nova tendência. O destaque desta edição do Censo GIFE em relação à anterior foram os Independentes, único perfil de investidor que não registrou redução no volume de investimento em relação a 2020, mas que, por outro lado, constituiu o grupo de investidores sociais com o maior crescimento na base associativa do GIFE no último biênio, e por consequência, também dentre os respondentes da pesquisa (53% a mais).

GRÁFICO 2.4 – VOLUME INVESTIDO POR TIPO DE INVESTIDOR, 2014-2022, (EM MILHÕES DE R$)

EMPRESARIAIS SEGUEM COMO O TIPO DE INVESTIDOR RESPONSÁVEL PELA MAIOR PARTE DO VOLUME DE INVESTIMENTOS E, COM A SUPERAÇÃO DO CENÁRIO PANDÊMICO, EMPRESAS REGISTRAM A MAIOR QUEDA ENTRE OS TIPOS DE INVESTIDOR, DE 2020 PARA 2022, AINDA QUE CONTINUEM COMO O SEGUNDO GRUPO COM MAIOR VOLUME DE INVESTIMENTOS.


Outro ponto relevante é que o número de Empresas respondentes do Censo GIFE entre 2014 e 2022 reduziu, mas isso não se refletiu no valor médio investido por elas. Em 2020, o valor disparou em comparação ao Censo GIFE 2018, com um crescimento de 260%, atingindo 190 milhões de reais. Em 2022, o valor médio foi de 66 milhões de reais investidos por empresa respondente, um aumento de 14% em relação a 2014. A mediana de Empresas é a mais distante da média entre os perfis de investidor, o que indica uma grande dispersão de valores de investimento, com poucas empresas investindo muito e a maioria em um patamar de investimento inferior.

Empresariais apresentam investimento médio inferior às Empresas, mas têm dispersão semelhante, ou seja, concentração da maior parte do investimento em um pequeno grupo. Em 2022, o valor médio investido diminuiu em relação ao Censo GIFE anterior, de 41 para 38 milhões de reais, mas aumentou em relação a 2018, quando foi de 35 milhões de reais.

Por outro lado, Familiares vêm se mostrando um grupo mais homogêneo desde 2016 no que se refere ao investimento médio e, desde 2020, apresentam pequena distância entre o valor médio investido e a mediana.

PARA INDEPENDENTES, HOUVE AUMENTO DO VALOR MÉDIO INVESTIDO NAS ÚLTIMAS DUAS EDIÇÕES DO CENSO GIFE, ENQUANTO A MEDIANA VARIOU NEGATIVAMENTE DE 13 PARA 11 MILHÕES DE REAIS, DE 2018 PARA 2022, INDICANDO QUE O AUMENTO DO VALOR MÉDIO OBSERVADO É PROVOCADO POR UM NÚMERO REDUZIDO DE ORGANIZAÇÕES. 


GRÁFICO 2.5 –
 MÉDIA E MEDIANA DO VOLUME INVESTIDO, TOTAL E POR TIPO DE INVESTIDOR, 2014-2022, (EM MILHÕES DE R$)


Perguntas relacionadas

3.1 Qual o valor do orçamento total previsto e realizado da) organização respondente em cada um dos exercícios?
Compartilhe esse conteúdo