Temas e focos de atuação

Tradicionalmente, a área de educação é a que concentra mais organizações com algum tipo de atuação, o que se manteve em 2022, ainda que com queda de 5 pontos percentuais na comparação com 2020. Apesar de sua prevalência como a principal área temática, há tendência de queda: desde 2016 houve diminuição de 13 pontos percentuais no conjunto de organizações que manifestaram operar nesta área.

GRÁFICO 4.1 ORGANIZAÇÕES COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, 2016-2022

Além de áreas temáticas em geral em que atuam, as organizações também foram instadas a apontar seu foco prioritário. Sob essa perspectiva, educação também segue na liderança, sendo o foco prioritário para 33% das organizações. Inclusão produtiva, empreendedorismo e geração de renda estão em segundo lugar, tanto como áreas de atuação geral (54%), quanto como foco prioritário (10%). Os focos de apoio emergencial, esporte e lazer, e mídia e comunicação não foram indicados por nenhuma organização como prioridades, ainda que figurem como áreas temáticas de atuação geral para 28%, 20% e 18% dos respondentes, respectivamente.

Esta edição do Censo GIFE traz uma visualização subdivida da atuação dos investidores sociais em educação, desmembrando-a em “formal” e “não formal”, buscando, com isso, tornar mais nítida a atuação do setor nesta temática. Assim sendo, 31% das organizações assinalaram atuar em ambas as frentes, 22% manifestaram atuar apenas na educação não formal e 18% apenas na formal. Entre as organizações com foco prioritário em educação e considerando a ênfase em “formal” e “não formal”, tem-se que 21% atuam na educação formal e 12%, na não formal.

GRÁFICO 4.2 ORGANIZAÇÕES, POR ÁREAS TEMÁTICAS DE ATUAÇÃO (MÚLTIPLAS RESPOSTAS), 2022

71% EDUCAÇÃO SEGUE COMO A ÁREA TEMÁTICA EM QUE OS INVESTIDORES MAIS ATUAM 


GRÁFICO 4.4
 –
 ORGANIZAÇÕES, POR FOCO PRIORITÁRIO DE ATUAÇÃO (RESPOSTA ÚNICA), 2022

33% EDUCAÇÃO (TOTAL) 

Os volumes investidos nas áreas temáticas se concentram em educação: são quase R$2,0 bilhões de reais, quase cinco vezes o valor investido em cultura e artes (R$420 milhões de reais — segunda área com mais investimento), ainda que seja apenas o sexto foco  prioritário para os investidores sociais respondentes da pesquisa. O segundo foco por prioridade — inclusão produtiva, empreendedorismo e geração de renda — é o quinto quando considerado o valor investido (280 milhões de reais), o que corresponde a 14% do valor investido em educação.

Somadas, educação (formal e não formal), cultura e saúde abarcam 57% do total investido pelas organizações em 2022.

Organizações com investimento anual superior a 50 milhões de reais e aquelas na faixa de investimento de 10 a 50 milhões de reais empregam a maior parte de seus recursos em educação formal (38% e 17%, respectivamente). Organizações com investimento anual de até 10 milhões de reais concentram a maior parte de seus recursos em inclusão produtiva, empreendedorismo e geração de renda (16%).

GRÁFICO 4.6 – ORGANIZAÇÕES, POR FOCO PRIORITÁRIO DE ATUAÇÃO (RESPOSTA ÚNICA), 2022

O VOLUME DE INVESTIMENTO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO CORRESPONDE A 42% DO TOTAL INVESTIDO PELO ISP EM 2022.


Perguntas relacionadas

4.14 Em que áreas temáticas a(o) organização respondente atuou em 2022?
4.14.a Em termos orçamentários, qual é a representatividade (em percentual) para cada uma das áreas temáticas selecionadas na atuação da(o) organização respondente?
4.14.b Qual o foco prioritário de atuação da organização?
4.15 A(o) organização respondente atua prioritariamente com recorte de público por faixa etária?
4.16 A(o) organização respondente atua em uma determinada etapa de ensino educacional?
4.17 Aponte, abaixo, quais tipos de territórios e com qual intencionalidade a(o) organização respondente atua.
Compartilhe esse conteúdo