Temas e focos de atuação
Tradicionalmente, a área de educação é a que concentra mais organizações com algum tipo de atuação, o que se manteve em 2022, ainda que com queda de 5 pontos percentuais na comparação com 2020. Apesar de sua prevalência como a principal área temática, há tendência de queda: desde 2016 houve diminuição de 13 pontos percentuais no conjunto de organizações que manifestaram operar nesta área.
GRÁFICO 4.1 – ORGANIZAÇÕES COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, 2016-2022
Além de áreas temáticas em geral em que atuam, as organizações também foram instadas a apontar seu foco prioritário. Sob essa perspectiva, educação também segue na liderança, sendo o foco prioritário para 33% das organizações. Inclusão produtiva, empreendedorismo e geração de renda estão em segundo lugar, tanto como áreas de atuação geral (54%), quanto como foco prioritário (10%). Os focos de apoio emergencial, esporte e lazer, e mídia e comunicação não foram indicados por nenhuma organização como prioridades, ainda que figurem como áreas temáticas de atuação geral para 28%, 20% e 18% dos respondentes, respectivamente.
Esta edição do Censo GIFE traz uma visualização subdivida da atuação dos investidores sociais em educação, desmembrando-a em “formal” e “não formal”, buscando, com isso, tornar mais nítida a atuação do setor nesta temática. Assim sendo, 31% das organizações assinalaram atuar em ambas as frentes, 22% manifestaram atuar apenas na educação não formal e 18% apenas na formal. Entre as organizações com foco prioritário em educação e considerando a ênfase em “formal” e “não formal”, tem-se que 21% atuam na educação formal e 12%, na não formal.
GRÁFICO 4.2 – ORGANIZAÇÕES, POR ÁREAS TEMÁTICAS DE ATUAÇÃO (MÚLTIPLAS RESPOSTAS), 2022
71% EDUCAÇÃO SEGUE COMO A ÁREA TEMÁTICA EM QUE OS INVESTIDORES MAIS ATUAM
GRÁFICO 4.4 – ORGANIZAÇÕES, POR FOCO PRIORITÁRIO DE ATUAÇÃO (RESPOSTA ÚNICA), 2022
33% EDUCAÇÃO (TOTAL)
Os volumes investidos nas áreas temáticas se concentram em educação: são quase R$2,0 bilhões de reais, quase cinco vezes o valor investido em cultura e artes (R$420 milhões de reais — segunda área com mais investimento), ainda que seja apenas o sexto foco prioritário para os investidores sociais respondentes da pesquisa. O segundo foco por prioridade — inclusão produtiva, empreendedorismo e geração de renda — é o quinto quando considerado o valor investido (280 milhões de reais), o que corresponde a 14% do valor investido em educação.
Somadas, educação (formal e não formal), cultura e saúde abarcam 57% do total investido pelas organizações em 2022.
Organizações com investimento anual superior a 50 milhões de reais e aquelas na faixa de investimento de 10 a 50 milhões de reais empregam a maior parte de seus recursos em educação formal (38% e 17%, respectivamente). Organizações com investimento anual de até 10 milhões de reais concentram a maior parte de seus recursos em inclusão produtiva, empreendedorismo e geração de renda (16%).
GRÁFICO 4.6 – ORGANIZAÇÕES, POR FOCO PRIORITÁRIO DE ATUAÇÃO (RESPOSTA ÚNICA), 2022