Negócios de impacto social

DIMINUI A PROPORÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ENGAJADAS COM NEGÓCIOS DE IMPACTO, MAS AUMENTA A PARCELA DE RECURSOS DESTINADOS AO TEMA


Gráfico 13: Volume de recursos aportados no tema de negócios de impacto social (2017 e 2018)



A análise mais individualizada dos respondentes demonstra grande variação no montante de recursos destinados a negócios de impacto social, com algumas empresas e institutos e fundações fazendo aportes expressivos nesse campo.


Gráfico 14: Organizações por volume de recursos para o tema de negócios de impacto social em relação ao investimento total


INSTITUTOS E FUNDAÇÕES INDEPENDENTES SÃO O TIPO DE INVESTIDOR QUE MAIS SE ENVOLVE COM NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL

Gráfico 15: Organizações por envolvimento com o tema de impacto social e tipo de investidor


Gráfico 16: Proporção do volume de recursos para o tema de negócios de impacto social por tipo de investidor


CRESCE O REPASSE DE RECURSOS PARA INTERMEDIÁRIOS E NEGÓCIOS DE IMPACTO

Dentre os investidores sociais, 40% afirmaram ter atuado com negócios de impacto social nas mais diversas formas, especialmente por estratégias de formação, informação e rede de relacionamento. Ademais, aumentaram significativamente as organizações que repassaram recursos para intermediários e negócios de impacto (de 6% em 2016 para 16% em 2018 e de 8% para 14%, respectivamente), passando a figurar entre as principais formas de atuação de investidores sociais nesse campo. Vale destacar que alterações entre as perguntas do Censo 2016 e do Censo 2018, podem impactar essas variações. 

Gráfico 17: Organizações por formas de envolvimento com o tema de negócios de impacto social