ENTENDA OS DADOS DO CENSO GIFE 

  • O Censo GIFE é uma pesquisa bienal, quantitativa, autodeclaratória e voluntária, respondida pelos Associados GIFE por meio de questionário online
  • Realizada desde 2001, a pesquisa está em sua 10ª edição e teve dados coletados em 2021 com referência a 2020.
  • O universo de respondentes varia a cada edição da pesquisa, pois o grupo de associados GIFE varia periodicamente e, ainda que todos sejam convidados a responder ao Censo, alguns não participam. 
  • O questionário é estruturado em 7 blocos:

1. Dados gerais da organização; 

2. Governança e gestão; 

3. Recursos financeiros; 

4. Estratégias de atuação; 

5. Iniciativas; 

6. Monitoramento e avaliação e

7. Comunicação. 

  • Todas as perguntas, exceto quando indicadas explicitamente, referem-se ao ano anterior ao ano de coleta dos dados. 
  • Em todos os blocos havia perguntas de autorização para divulgação das informações coletadas e um espaço para compartilhamento de sugestões e percepções dos respondentes sobre a pesquisa.
  • O instrumento de coleta de dados foi customizado em cinco versões distintas para contemplar as particularidades dos diferentes perfis de investidores sociais:

1. Empresas;

2. Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Empresariais

3.  Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos sem vínculos com a(s) empresa(s) da família mantenedora;

4. Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos com vínculos com a(s) empresa(s) da família mantenedora;

5. Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Independentes.

  • Os questionários para cada tipo de investidor foram elaborados de modo a viabilizar a consolidação das respostas em uma única base para tratamento alinhado dos dados com comparabilidade.
  • Para fins de análise, os resultados dos investidores familiares foram agregados, independente da existência de vínculos com a(s) empresa(s) da família mantenedora.
  • A maioria das perguntas do questionário são obrigatórias, o que impossibilita respostas em branco para questões relevantes, amplia a base e a qualidade dos dados disponíveis e facilita comparações.
  • É efetuada ainda uma análise de consistência das respostas e, quando necessário, os respondentes são procurados para confirmar as opções escolhidas e alterá-las, se for o caso, garantindo a coerência necessária entre as informações prestadas.

Em relação ao Censo GIFE 2020

  • Houve um esforço para explorar as influências e ações de investidores sociais em relação ao novo coronavírus (Covid-19). 
  • Na nomenclatura dos perfis de investidores foi incluído o termo Fundos Filantrópicos, que consistem em organizações que recebem uma variedade de recursos filantrópicos e de investimento social e, assim, combinam recursos de fontes diversas para o apoio a iniciativas de interesse público. 

EXPLORE OS GRÁFICOS NOS TEMAS

  • Os gráficos em barras ou colunas foram usados, prioritariamente, para representar dados independentes, ou seja, sem correlação entre si, nos quais mais de uma alternativa podia ser selecionada pelas organizações

                                                                                    

  • Os gráficos em pizza ou barras empilhadas foram utilizados, prioritariamente, para representar relações de proporcionalidade entre os valores, ou seja, em perguntas em que as organizações só podiam escolher uma alternativa. A mesma lógica se aplica aos demais gráficos circulares/ esféricos.

                                                                                   

  • Os gráficos de linha demonstram o comportamento e as transformações de um determinado dado no período analisado, apresentando evoluções, regressões ou comparação histórica de informações. Além das linhas, os gráficos de barra também são utilizados para realizar comparações entre anos da pesquisa em questões com muitas alternativas a serem comparadas.

                                                                                      

  • Outras representações gráficas também foram utilizadas para facilitar a compreensão da análise proposta de acordo com o que está sendo ilustrado.

                                                                                     

  • As questões com respostas únicas podem ser identificadas a partir da soma dos valores, que são muito próximos a 100%, considerando arredondamentos. Já as perguntas com respostas múltiplas apresentam soma de valores acima de 100% nos diversos tipos de gráficos.
  • Os gráficos estão ilustrados nas proporções corretas, porém em diversas escalas.
  • A maior parte dos gráficos faz referência ao percentual de organizações que selecionou determinada alternativa ou resposta. Mas foram adotadas também outras bases de dados que consideram o percentual de programas e projetos desenvolvidos ou volume de recursos investidos pelas organizações;
  • Categorias de respostas que tiveram 0% de menções só foram incluídas quando era fundamental para a compreensão do gráfico e não prejudicavam a diagramação;
  • Nas planilhas percentuais, atente-se para as bases de cálculo dos valores ao interpretar os dados. Para fins de comparação, os dados são apresentados em percentuais, ainda que algumas bases sejam pequenas.
  • Algumas abreviações utilizadas nos gráficos:
    • N/A - não se aplica;
    • N/I - não informou;
    • N/S - não soube responder;
    • pp – pontos percentuais.
  • Quando determinada questão não se aplica para algum perfil de investidor social, essa informação está apontada em nota de gráfico ou tabela. 
  • Outros pontos merecem destaque:
    • todas as menções relacionadas ao perfil de investidor social Empresas referem-se à área que coordena o investimento social dessas organizações;
    • para Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Familiares, todas as menções aos recursos da(s) empresa(s) mantenedora(s) devem ser entendidas como referentes a recursos da(s) empresa(s) da família mantenedora da organização. Para Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Familiares sem relação com a(s) empresa(s) da família mantenedora não havia uma série de perguntas relacionadas à(s) empresa(s) da família mantenedora;
    • questões relacionadas a empresas mantenedoras foram adaptadas aos mantenedores em geral no caso de Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Independentes; ainda assim, a esse tipo de investidor não foram apresentadas questões específicas relacionadas ao mantenedor empresarial.

MONTE SEU GRÁFICO E TABELAS 

No item Monte o seu gráfico dentro da página Censo GIFE no Mosaico, você pode acessar todas as respostas tabuladas das perguntas das últimas edições do Censo GIFE. Para obter os dados, basta seguir os seguintes passos:

Passo 1: Escolha a dimensão 

  • Por organização: a base total de cálculo dos dados serão as organizações respondentes do Censo GIFE daquele ano.
  • Por projeto: a base total de cálculo dos dados serão as  iniciativas declaradas pelos respondentes do Censo GIFE daquele ano. Para essa dimensão estão disponíveis as questões referentes apenas ao Bloco 5 de projetos e programas do questionário do Censo.
  • Por indivíduo: a base total de cálculo dos dados serão os colaboradores das organizações respondentes da Pesquisa Organizacional daquele ano, quando disponível.

Passo 2: Adicione uma pergunta

  • Escolha um dos itens temáticos à esquerda do Bloco de Perguntas
  • Selecione a pergunta de sua preferência e clique em “Aplicar”.

Os resultados serão automaticamente apresentados na forma de uma tabela, que poderá ser exportada em formato Microsoft Excel (.xlsx) ao clicar no botão “Exportar planilha”, abaixo da tabela.

Passo 3: Selecione um filtro de gráfico e cruze dados

  • Cruze os dados obtidos com informações dos três filtros de gráficos apresentados no lado esquerdo da página: tipo de investidor, forma de atuação e faixa de investimento.
  • É possível selecionar apenas um item dos filtros, alguns deles ou todos.

Entenda mais sobre os filtros de gráficos a seguir:

Tipos de investidores sociais:

  • Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Empresariais: são organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas por uma empresa ou seus acionistas. São geridas por pessoas ligadas à empresa que as mantêm. Nem sempre todos esses fatores precisam existir simultaneamente, mas, na maioria dos casos, a maior parte deles está presente.
  • Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Familiares: são organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas por uma família ou um indivíduo que também se envolve na sua governança e/ou gestão. São geridas de forma independente das empresas da família. Nem sempre todos esses fatores precisam existir simultaneamente, mas, na maioria dos casos,a maior parte deles está presente.
  • Independentes: são organizações sem fins lucrativos mantidas geralmente por mais de uma organização e/ou indivíduo, de origens diversas. Sua gestão e/ou governança podem assumir variados formatos, não estando vinculadas institucionalmente a uma empresa, família ou organização específica.

Forma de atuação:

A classificação da forma de atuação é feita a partir de uma metodologia que combina as perguntas sobre estratégia de atuação e sobre distribuição dos recursos, permitindo apresentar como característica principal da estratégia de atuação apenas aquela que a organização realmente prioriza. Com base nessa classificação, foram estabelecidos cinco perfis de atuação para as organizações:

  • Essencialmente financiador: organizações que repassam mais de 90% a 100% de recursos para apoio à terceiros.
  • Híbrido mais financiador: organizações que repassam mais de 70% a 90% para apoio a terceiros.
  • Híbrido: organizações que repassam mais de 30% a 70% para apoio a terceiros.
  • Híbrido mais executor: organizações que  repassam mais de 10% a 30% para apoio a terceiros.
  • Essencialmente executor: organizações que  repassam entre 0% a 10%  para apoio a terceiros.

Faixa de Investimento:

As organizações foram classificadas em faixas de volume de investimento, considerando-se os valores despendidos com programas e ações sociais próprios*, de terceiros** e despesas administrativas***, para os cruzamentos, foram utilizadas as seguintes faixas:

  • Até R$ 6 milhões;
  • Mais de R$ 6 milhões a R$ 20 milhões; 
  • Mais de R$ 50 milhões;
  • Mais de R$ 20 milhões a R$ 50 milhões;
  • Não informou

Notas:

*Programas e ações sociais próprios: recursos que são destinados para a execução dos projetos ou programas da organização. Os projetos ou programas próprios são concebidos e elaborados pela organização, ainda que haja contratação ou repasse de recursos para terceiros para sua execução/ implementação.

**Programas, ações sociais ou gestão de terceiros: recursos que são destinados a outras organizações por meio de doações, patrocínio e/ou apoio para execução de seus projetos ou programas ou para apoio institucional. Os projetos ou programas de terceiros são concebidos e elaborados pela organização que está recebendo recursos.

***Despesas administrativas/ infraestrutura: são valores envolvidos nas atividades de planejamento e administração da organização, entendidos como despesas para a atividade meio e não despesas para a atividade fim, ou seja, gastos não ligados à execução direta dos projetos ou programas. Incluem gastos com pessoal administrativo, consultorias e demais despesas operacionais, tais como: infraestrutura, treinamento, tecnologia da informação, assessoria jurídica, aluguéis e condomínios, água/ luz/ esgoto, correios/ malotes, telefones, fretes e carretos, materiais de escritório, materiais de limpeza, brindes, bens de natureza permanente, prêmios, impostos e despesas diversas.

Passo 4: Obtenha os dados em números absolutos e porcentagens

  • Ao selecionar uma pergunta, as respostas são apresentadas nas tabelas automaticamente no formato de números absolutos, porém, abaixo dos filtros de gráficos, o usuário poderá optar por marcar o box “exibir em porcentagem” e alterar a exibição dos dados para números percentuais, considerando as bases totais por organização e projeto. 

Passo 5: Seleciona as formas de visualização das respostas (tabela e gráfico de pizza ou de barras) 

  • Escolha os modos de visualização por gráfico de barras, pizza ou tabela nos botões do lado direito da página.
  • A ferramenta permite ainda que o usuário possa alterar a visualização dos dados clicando nas legendas para que fiquem ou não visíveis no gráfico, além de ser possível também realizar o download da imagem dos gráficos gerados clicando-se em “Baixar imagem”.

Além de acessar os dados do Censo GIFE 2020 na página Monte o seu gráfico, todos os dados tabulados da pesquisa também podem ser baixados em formato Microsoft Excel aqui:

  • Censo GIFE 2020

Bloco 1,2,3,6,7,8

Bloco 5, por organização

Bloco 5, por iniciativa

  • Censo GIFE 2018

Bloco 1,2,3,6,7,8

Bloco 5, por organização

Bloco 5, por iniciativa


ACESSE A BASE DE PROJETOS

Na página Base de Projetos no Mosaico, é possível acessar informações sobre os projetos ou programas dos associados GIFE. Para obter encontrar e visualizar as iniciativas siga as instruções abaixo:

  • Para pesquisar projetos:

Além de acessar os dados do Censo GIFE 2020 na página Monte o seu gráfico, todos os dados tabulados da pesquisa também podem ser baixados em formato Microsoft Excel aqui:

1. Pesquisa por termos:

  • A busca por projetos e programas na Base pode ser realizada por meio de palavras ou termos específicos que devem ser adicionados na primeira caixa de busca dos filtros, localizada no topo da página principal da Base de Projetos à esquerda. 
  • O termo indicado pelo usuário na pesquisa mostrará resultados caso seja encontrado nos seguintes itens: nome da iniciativa, descrição, público, estratégia de atuação, estados, municípios e nomes de organizações financiadoras e/ou executoras.

2. Filtros 

  • Para filtrar os projetos e programas da Base por categorias específicas, basta selecionar as categorias de seu interesse nas caixas de filtros e clicar no botão “filtrar”.

As categorias apresentadas nos filtros são:

  • Área temática: áreas em que as organizações realizam e/ou financiam iniciativas (ex: educação, esporte e lazer, cultura e artes, etc). Acesse aqui o detalhamento das áreas temáticas.
  • Público: perfil do público foco das iniciativas das organizações (ex.: crianças, adolescentes,negros,LGBTQIA+, vítimas de violência, etc.). Acesse aqui o detalhamento dos públicos.
  • Território: tipo de território onde são desenvolvidas as iniciativas (ex: comunidades do entorno de unidades de negócio da(s) empresa(s) mantenedora(s), periferias urbanas, etc.) Acesse aqui o detalhamento dos territórios.
  • Estratégia de atuação: tipos de estratégias desenvolvidas nas iniciativas (ex.: advocacy, ações de mobilização/conscientização/articulação, apoio à produção intelectual e cultural, apoio ao desenvolvimento de políticas públicas, etc.). Acesse aqui o detalhamento das estratégias.
  • Estados e municípios: estados e/ou cidades em que as iniciativas são realizadas.
  • Financiadores: organizações que aportam recursos financeiros nas iniciativas.
  • Ano de execução: ano em que o projeto estava ativo. Serão apresentados todos os projetos que estavam ativos no ano selecionado. 

PARA VISUALIZAR AS INFORMAÇÕES

  • Modos de visualização:

Após realizar a busca por termos específicos ou filtrar as iniciativas pelas categorias, é possível ainda que o usuário selecione diferentes formas de visualização do conjunto de iniciativas pesquisadas. 

1. Lista de iniciativas:

As iniciativas são apresentadas nessa aba em forma de lista contínua, apresentando primeiro aquelas iniciativas que atendem a um maior número de critérios da pesquisa.  

2.  Área temática:

As iniciativas são apresentadas nessa aba em forma de um mapa de árvores, tipo de gráfico utilizado para exibir grandes quantidades de dados hierarquicamente estruturados em retângulos agrupados. Cada retângulo representa uma área temática específica e apresenta a quantidade de iniciativas encontradas a partir da pesquisa ou filtro realizado.

3. Localização geográfica: 

As iniciativas são apresentadas nessa aba organizadas por todo o território nacional. No canto superior direito do mapa é possível selecionar se os dados serão apresentados à nível estadual ou municipal, e clicando sobre os estados e municípios você tem acesso ao número de iniciativas realizadas nesta localidade.

Para os casos das iniciativas não tenham um estado ou município definidos, são utilizadas as seguintes legendas:

  • Atuação nacional/ sem localização geográfica definida: o projeto ou programa possui abrangência ou atuação nacional, sem localização definida (ações que podem atingir todo o país indistintamente, ex.: advocacy, publicações, campanhas, etc.
  • Não sabe estados de atuação: o projeto ou programa possui abrangência ou atuação nacional, porém o investidor desconhece a informação já que a distribuição geográfica é feita pela organização apoiada.
  • Atuação estadual/ sem município definido: o projeto ou programa possui abrangência ou atuação estadual, sem localização definida.
  • Municípios não informados: o projeto ou programa é realizado em um determinado estado, porém o município específico de atuação não foi informado pelo investidor.
  • Não sabe municípios de atuação: o projeto ou programa possui abrangência ou atuação estadual, porém o investidor desconhece a informação já que a distribuição geográfica é feita pela organização apoiada.

4. Público:

As iniciativas são apresentadas nessa aba em forma de um gráfico estilizado de barras.  Cada barra representa um tipo de público e apresenta a quantidade de iniciativas que possuem esse público como beneficiário. 

5. Perfil individual de cada projeto:

Além disso, ao clicar em alguma iniciativa pesquisada, você pode acessar um perfil individual com informações detalhadas de cada, além de imagens, vídeos, relatórios e links de acesso à página de cada projeto e programa.

Em todas as abas de modos de visualização é possível: 

  • aprofundar o filtro das iniciativas clicando em qualquer categoria que apareça nas diversas formas de visualização;
  • acessar ao final da página de cada aba a lista de iniciativas da respectiva busca. 

6. Sobre como as iniciativas aparecem nas diversas formas de visualização: 

Quando um tópico específico é selecionado em um dos filtros, a visualização da seleção das iniciativas também varia nas abas. 

Várias iniciativas indicaram múltiplas áreas temáticas, localizações ou públicos específicos, dessa forma quando uma ou mais categoria for selecionada no filtro à esquerda, nas visualizações aparecerão todas as categorias marcadas naquele conjunto de iniciativas e a seleção de incitativas aparecerá em “Total de projetos”. Assim, se somados as iniciativas contabilizadas em cada categoria dos modos de visualização, elas totalizarão um número superior ao total, já que uma mesma iniciativa pode ter indicado mais de uma categoria. 

Do ponto de vista estratégico, conhecer as demais informações que contemplam uma seleção de iniciativas pesquisada permite compreender melhor as conexões e correlações de categorias desse grupo de iniciativas de forma mais ampla e detalhada.  

  • Exemplos:
    • Área temática: caso o usuário selecione o tópico Ambiente natural e sustentabilidade, o total de projetos que mencionam essa área de atuação será de 43 iniciativas, porém, no mapa de árvore será possível visualizar todas as demais áreas também mencionadas em projetos e programas que trabalham ou estão relacionados a esse tema. 
    • Localização geográfica: ao selecionar, por exemplo, a mesma área temática do exemplo anterior, as mesmas 43 iniciativas poderão ser visualizadas mapeadas pelos estados e municípios brasileiros, sendo que as ocorrências mostrarão iniciativas que ocorrem simultaneamente em diferentes localizações. A mesma lógica ocorrerá quando o usuário selecionar qualquer outro tópico nos filtros à esquerda.
    • Públicos: ainda utilizando a seleção dos 43 projetos e programas de Ambiente natural e sustentabilidade, na aba de público o usuário terá acesso a todos os públicos mencionados nessas iniciativas, sendo que as respostas continuam sendo múltiplas, o que significa que cada projeto ou programa poderá ter como foco diversos públicos simultaneamente.