Entenda os dados do Censo GIFE 2018

  • O Censo GIFE é uma pesquisa quantitativa, autodeclatória e voluntária, respondida a cada dois anos pelos associados GIFE por meio de um questionário on-line.
  • Realizada desde 2001, a pesquisa está em sua 9ª edição e, nessa rodada, apresenta dados relativos a 2018 coletados entre os meses de maio e junho de 2019.
  • O universo de respondentes varia a cada edição da pesquisa, pois o grupo de associados GIFE varia periodicamente e, ainda que todos sejam convidados a responder ao Censo, alguns não participam.
  • O questionário é estruturado em sete blocos temáticos:

1.       Dados gerais da organização;

2.       Governança e gestão;

3.       Recursos financeiros;

4.       Estratégias de atuação;

5.       Projetos e programas;

6.       Monitoramento e avaliação;

7.       Comunicação.

  • Há também um último conjunto de perguntas para checagem de dados e coleta de percepções dos respondentes sobre a pesquisa.
  • Os questionários para cada tipo de investidor foram elaborados de modo a viabilizar a consolidação das respostas em uma única base para tratamento alinhado dos dados com comparabilidade.
  • Para atender o perfil de cada tipo de investidor, o questionário sofre adaptações que incluem a adequação de cada pergunta às especificidades dos respondentes, bem como a exclusão de campos que não se aplicam em cada caso. Assim, o instrumento de coleta de dados foi customizado em cinco versões distintas para contemplar as particularidades de:

1.       empresas;

2.       institutos e fundações empresariais;

3.       institutos e fundações familiares sem vínculos com a(s) empresa(s) da família mantenedora;

4.       institutos e fundações familiares com vínculos com a(s) empresa(s) da família mantenedora;

5.       institutos e fundações independentes.

  • Os questionários para cada tipo de investidor foram elaborados de modo a viabilizar a consolidação das respostas em uma única base para tratamento alinhado dos dados com comparabilidade.
  • Para fins de análise, os resultados dos investidores familiares foram agregados, independente da existência de vínculos com a(s) empresa(s) da família mantenedora.
  • A maioria das perguntas do questionário são obrigatórias, o que impossibilita respostas em branco para questões relevantes, amplia a base e a qualidade dos dados disponíveis e facilita comparações.
  • É efetuada ainda uma análise de consistência das respostas e, quando necessário, os respondentes são procurados para confirmar as opções escolhidas e alterá-las, se for o caso, garantindo a coerência necessária entre as informações prestadas.



Explore os gráficos nos temas

No item Temas dentro da página Censo GIFE no Mosaico foram adotados gráficos e visualizações de dados mais dinâmicos e amigáveis para facilitar a interpretação dos resultados e fomentar um debate mais ampliado e democrático acerca do campo da filantropia no Brasil.

  • Os gráficos de colunas e barras indicam quantidades e são usados para representar dados independentes, sem correlação entre si e especialmente quando uma mesma organização poderia marcar múltiplas respostas. As barras e colunas maiores indicam que uma certa categoria foi mais selecionada do que outra. Em alguns casos, apresentamos colunas e barras referentes a anos distintos para permitir comparação entre os resultados de diferentes edições do Censo;

  • Os gráficos em pizza ou barras empilhadas foram utilizados para mostrar como um todo é dividido em partes, estabelecendo relação de proporcionalidade entre os valores. Eles são usados apenas para perguntas em que as organizações podem escolher somente uma única resposta. A mesma lógica se aplica aos demais gráficos circulares/ esféricos;

  • Os gráficos de linha demonstram o comportamento e as transformações de um determinado dado em um período específico. Eles apresentam evoluções ou regressões de valores, facilitam a comparação histórica de informações e podem sugerir tendências;


  • Outras representações gráficas semelhantes também foram adotadas e cada uma possui uma lógica específica de acordo com o dado que está sendo ilustrado;

  • As questões com respostas únicas podem ser identificadas a partir da soma dos valores, que são muito próximos a 100% com alguma variação para cima ou para baixo por causa dos arredondamentos. Já as respostas múltiplas apresentam soma de valores bem superiores a 100% nos diversos tipos de gráficos;

  • A maior parte dos gráficos faz referência ao percentual de organizações que selecionou determinada alternativa ou resposta. Mas foram adotadas também outras bases de dados que consideram o percentual de programas e projetos desenvolvidos ou volume de recursos investidos pelas organizações;

  • Os gráficos estão ilustrados nas proporções corretas entre si, porém, nem sempre representam a escala de 100%;

  • Categorias de respostas que tiveram 0% de menções só foram incluídas quando era fundamental para a compreensão do gráfico e não prejudicavam a diagramação;
  • Nas planilhas percentuais, atente-se para as bases de cálculo dos valores ao interpretar os dados. Para fins de comparação, os dados são apresentados em percentuais ainda que algumas bases sejam pequenas.

  • Algumas abreviações foram utilizadas em gráficos:
    • N/A - não se aplica;
    • N/I - não informou;
    • N/S - não soube responder;
    • pp - pontos percentuais.

  • Quando determinada questão não se aplica a algum tipo de investidor social, essa informação foi apontada no respectivo gráfico ou tabela;

  • Todas as menções realizadas a empresas respondentes do Censo GIFE 2018 se referem à área que coordena o investimento social da organização;

  • No caso de institutos e fundações familiares, todas as menções aos recursos da(s) empresa(s) mantenedora(s) devem ser entendidas como referentes a recursos da(s) empresa(s) da família mantenedora da organização;

  • Os institutos e fundações sem relação com a(s) empresa(s) da família mantenedora não responderam a uma série de perguntas relacionas a empresas da família mantenedora;

  • No caso de institutos e fundações independentes, questões relacionadas a empresas mantedoras foram normalmente adaptadas aos mantenedores em geral. Ainda assim, esse tipo de investidor não respondeu a uma série de perguntas relacionadas especificamente a mantenedores empresariais.



Monte seus gráficos e tabelas

No item Monte o seu gráfico dentro da página Censo GIFE no Mosaico, você pode acessar todas as respostas tabuladas das perguntas do Censo GIFE 2018. Para obter os dados, basta seguir os seguintes passos:

Passo 1: Escolha a dimensão 

  • Por organização: a base total de cálculo dos dados serão as 133 organizações respondentes do Censo GIFE 2018 e, para perguntas do item 8, Pesquisa Organizacional - RH, a base de cálculo serão as 64 organizações respondentes dessa pesquisa. 

  • Por projeto: a base total de cálculo dos dados serão os 932 projetos e programas declarados pelos 133 respondentes do Censo. Para essa dimensão estão disponíveis as questões referentes apenas ao Bloco 5 de projetos e programas do questionário do Censo GIFE.
  • Por indivíduo: a base total de cálculo dos dados serão os 1876 colaboradores das 64 organizações respondentes da Pesquisa Organizacional 2018.

Passo 2: Adicione uma pergunta

  • Escolha um dos itens temáticos à esquerda do Bloco de Perguntas
  • Selecione a pergunta de sua preferência e clique em “Aplicar”.
  • Os resultados serão automaticamente apresentados na forma de uma tabela, que poderá ser exportada em formato Microsoft Excel (.xlsx) ao clicar no botão “Exportar planilha”, abaixo da tabela.

Passo 3: Selecione um filtro de gráfico e cruze dados

  • Cruze os dados obtidos com informações dos três filtros de gráficos apresentados no lado esquerdo da página: tipo de investidor, forma de atuação e faixa de investimento.
  • É possível selecionar apenas um item dos filtros, alguns deles ou todos.

Entenda mais sobre os filtros de gráficos a seguir:

Tipos de institutos e fundações

  • Institutos/associações e fundações empresariais: são organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas por uma empresa ou seus acionistas. São geridas por pessoas ligadas à empresa que as mantém. Nem sempre todos esses fatores precisam existir simultaneamente, mas entendemos que, na maioria dos casos, a maior parte deles está presente.
  • Institutos/associações e fundações familiares*: são organizações sem fins lucrativos criadas e mantidas por uma família ou indivíduo que também se envolvem na governança e/ou gestão da organização. São geridas de forma independente das empresas da família. Nem sempre todos esses fatores precisam existir simultaneamente, mas entendemos que, na maioria dos casos, a maior parte deles está presente.
  • Institutos/associações e fundações independentes: são organizações sem fins lucrativos mantidas geralmente por mais de uma organização ou indivíduo. Sua gestão e governança podem assumir diversos e variados formatos, não estando vinculados institucionalmente a uma única empresa, família ou organização.

Nota: *O Censo GIFE procurou investigar se as fundações ou institutos familiares possuem alguma ligação com a empresa pertencente à família, questão que é apresentada na pergunta q1.5.a.


Forma de atuação

A classificação da forma de atuação foi feita a partir do cruzamento entre as formas de atuação (q4_2) e a distribuição das despesas orçamentárias (q3_2) permitindo apresentar como característica principal da estratégia de atuação apenas aquela que a organização realmente prioriza. Para alcançar maior precisão sobre a característica de atuação das organizações respondentes, delineando perfis ainda mais claros dos investidores em relação a suas estratégias de atuação, o GIFE busca classificar os respondentes a partir de uma metodologia que combina as perguntas sobre estratégia de atuação e sobre distribuição dos recursos.

Com base nessa classificação, foram estabelecidos cinco perfis de atuação para as organizações:

  • Essencialmente financiador: empresas, institutos e fundações que repassam entre 90% a 100% de seus recursos para projetos ou programas de terceiros.
  • Híbrido mais financiador: empresas, institutos e fundações que repassam mais de 70% a 90% de seus recursos para projetos ou programas de terceiros.
  • Híbrido: empresas, institutos e fundações que repassam mais de 30% a 70% de seus recursos para projetos ou programas de terceiros.
  • Híbrido mais executor: empresas, institutos e fundações que repassam mais de 10% a 30% de seus recursos para projetos ou programas de terceiros.
  • Essencialmente executor: empresas, institutos e fundações que repassam mais de 0% e 10% de seus recursos para projetos ou programas de terceiros.


Faixa de Investimento 2018

As organizações foram classificadas em faixas de volume de investimento, considerando-se os valores despendidos com programas e ações sociais próprios*, de terceiros** e despesas administrativas***, para os cruzamentos, foram utilizadas as seguintes faixas:

  • Até 6 milhões.
  • Não informou.
  • Mais de 6 milhões a 20 milhões de reais.
  • Mais de 50 milhões de reais.
  • Mais de 20 milhões a 50 milhões de reais.

    Notas: *Programas e ações sociais próprios: recursos que são destinados para a execução dos projetos ou programas da organização. Os projetos ou programas próprios são concebidos e elaborados pela organização, ainda que haja contratação ou repasse de recursos para terceiros para sua execução/ implementação. 

    ***Despesas administrativas/ infraestrutura: são valores envolvidos nas atividades de planejamento e administração da organização, entendidos como despesas para a atividade meio e não despesas para a atividade fim, ou seja, gastos não ligados à execução direta dos projetos ou programas. Incluem gastos com pessoal administrativo, consultorias e demais despesas operacionais, tais como: infraestrutura, treinamento, tecnologia da informação, assessoria jurídica, aluguéis e condomínios, água/ luz/ esgoto, correios/ malotes, telefones, fretes e carretos, materiais de escritório, materiais de limpeza, brindes, bens de natureza permanente, prêmios, impostos e despesas diversas.

    **Programas, ações sociais ou gestão de terceiros: recursos que são destinados a outras organizações por meio de doações, patrocínio e/ou apoio para execução de seus projetos ou programas ou para apoio institucional. Os projetos ou programas de terceiros são concebidos e elaborados pela organização que está recebendo recursos.


    Além de acessar os dados do Censo GIFE 2018 na página Monte o seu gráfico, todos os dados tabulados da pesquisa também podem ser baixados em formato Microsoft Excel aqui:


    Passo 4: Obtenha os dados em números absolutos ou porcentagens

    • Ao selecionar uma pergunta, as respostas são apresentadas nas tabelas automaticamente no formato de números absolutos, porém, abaixo dos filtros de gráficos, o usuário poderá optar por marcar o box “exibir em porcentagem” e alterar a exibição dos dados para números percentuais, considerando as bases totais por organização e projeto. 

    Passo 5: Seleciona as formas de visualização das respostas (tabela e gráfico de pizza ou de barras)

    • Escolha os modos de visualização por gráfico de barras, pizza ou tabela nos botões do lado direito da página. 
    • A ferramenta permite ainda que o usuário possa alterar a visualização dos dados clicando nas legendas para que fiquem ou não visíveis no gráfico, além de ser possível também realizar o download da imagem dos gráficos gerados clicando-se em “Baixar imagem”.



    Acesse a Base de Projetos 

    Na página Base de Projetos no Mosaico, é possível acessar informações sobre os projetos ou programas dos associados GIFE. Para obter encontrar e visualizar as iniciativas siga as instruções abaixo:


    Para pesquisar projetos

    1. Pesquisa por termos

    A busca por projetos e programas na Base pode ser realizada por meio de palavras ou termos específicos que devem ser adicionados na primeira caixa de busca dos filtros, localizada no topo da página principal da Base de Projetos à esquerda. 

    O termo indicado pelo usuário na pesquisa mostrará resultados caso seja encontrado nos seguintes itens: nome da iniciativa, descrição, público, estratégia de atuação, estados, municípios e nomes de organizações financiadores e/ou executoras.

    2. Filtros

    Para filtrar os projetos e programas da Base por categorias específicas, bastar selecionar as categorias de seu interesse nas caixas de filtros e clicar no botão “filtrar”.
    As categorias apresentadas nos filtros são:

    Área temática: áreas em que as organizações realizam e/ou financiam projetos e programas (ex.: educação, esporte e lazer, cultura e artes, etc). Acesse aqui o detalhamento das áreas temáticas.

    Público: perfil do público foco dos projetos e programas das organizações (ex.: crianças, adolescentes, negros/afrodescendentes, LGBTI+, vítimas de violência, etc.). Acesse aqui o detalhamento dos públicos.

    Estratégia de atuação: tipos de estratégias desenvolvidas nos projetos e programas (ex.: advocacy, ações de mobilização/conscientização/articulação, apoio à produção intelectual e cultural, apoio ao desenvolvimento de políticas públicas, etc.). Acesse aqui o detalhamento das estratégias.

    Estados e municípios: estados e/ou cidades em que os projetos e programas são realizados.

    Financiadores: organizações que aportam recursos financeiros nos projetos e programas.

    Executores: organizações responsáveis pela execução dos projetos e programas.

    Ano de execução: ano em que o projeto estava ativo. Serão apresentados todos os projetos que estavam ativos no ano selecionado. 


    Para visualizar as informações

    Modos de visualização

    Após realizar a busca por termos específicos ou filtrar as iniciativas pelas categorias, é possível ainda que usuário selecione diferentes formas de visualização do conjunto de iniciativas pesquisadas. 

    1. Lista de projetos:

    Os projetos e programas pesquisados são apresentados nessa aba em forma de lista contínua, apresentando primeiro aquelas iniciativas que atendem a um maior número de critérios da pesquisa.  

    2. Área temática:

    Os projetos e programas pesquisados são apresentados nessa aba em forma de um mapa de árvores, tipo de gráfico utilizado para exibir grandes quantidades de dados hierarquicamente estruturados em retângulos agrupados. Cada retângulo representa uma área temática específica e apresenta a quantidade de iniciativas encontradas a partir da pesquisa ou filtro realizado.

    3. Localização geográfica: 

    Os projetos e programas pesquisados são apresentados nessa aba mapeados por todo o território nacional. No canto superior direito do mapa é possível selecionar se os dados serão apresentados à nível estadual ou municipal, e clicando sobre os estados e municípios você tem acesso ao número de iniciativas realizadas nessa localidade.

    Para os casos em que os projetos e programas não tenham um estado ou município definidos, são utilizadas as seguintes legendas: Para os casos em que os projetos e programas não tenham um estado ou município definidos, são utilizadas as seguintes legendas:

    • Atuação nacional/ sem localização geográfica definida: o projeto ou programa possui abrangência ou atuação nacional, sem localização definida (ações que podem atingir todo o país indistintamente, ex.: advocacy, publicações, campanhas, etc.
    • Não sabe estados de atuação: o projeto ou programa possui abrangência ou atuação nacional, porém o investidor desconhece a informação já que a distribuição geográfica é feita pela organização apoiada.
    • Atuação estadual/ sem município definido: o projeto ou programa possui abrangência ou atuação estadual, sem localização definida.
    • Municípios não informados: o projeto ou programa é realizado em um determinado estado, porém o município específico de atuação não foi informado pelo investidor.
    • Não sabe municípios de atuação: o projeto ou programa possui abrangência ou atuação estadual, porém o investidor desconhece a informação já que a distribuição geográfica é feita pela organização apoiada.


    4. Público:

    Os projetos e programas pesquisados são apresentados nessa aba em forma de um gráfico estilizado de barras.  Cada barra representa um tipo de público e apresenta a quantidade de iniciativas que possuem esse público com beneficiário. 

    5. Perfil individual de cada projeto:

    Além disso, ao clicar em um dos projetos ou programas pesquisados, você pode acessar um perfil individual com informações detalhadas de cada iniciativa, além de imagens, vídeos, relatórios e links de acesso à página de cada projeto e programa.

    Em todas as abas de modos de visualização é possível: 

      • aprofundar o filtro das inciativas clicando em qualquer categoria que apareça nas diversas formas de visualização. 
      • acessar ao final da página de cada aba a lista de projetos e programas da respectiva busca. 

      Sobre como as iniciativas aparecem nas diversas formas de visualização: 

      Quando um tópico específico é selecionado em um dos filtros, a visualização da seleção de projetos também varia nas abas. 

      Várias iniciativas indicaram multiplicas áreas temáticas, localizações ou públicos específicos, dessa forma quando uma ou mais categoria for selecionada no filtro à esquerda, nas visualizações aparecerão todas as categorias marcadas naquele conjunto de iniciativas e a seleção de projetos e programas aparecerá em “Total de projetos”. Assim, se somados os projetos contabilizados em cada categoria dos modos de visualização, elas contabilizarão um número superior ao total, já que um mesmo projeto pode ter indicado mais de uma categoria. 

      Do ponto de vista estratégico, conhecer as demais informações que contemplam uma seleção de projetos e programas pesquisada permite compreender melhor as conexões e correlações de categorias desse grupo de iniciativas de forma mais ampla e detalhada.  

      Exemplos:

        • Área temática: caso o usuário selecione o tópico Ambiente natural e sustentabilidade, o total de projetos que mencionam essa área de atuação será de 43 iniciativas, porém, no mapa de árvore será possível visualizar todas as demais áreas também mencionadas em projetos e programas que trabalham ou estão relacionados a esse tema. 
        • Localização geográfica: ao selecionar, por exemplo, a mesma área temática do exemplo anterior, as mesmas 43 iniciativas poderão ser visualizadas mapeadas pelos estados e municípios brasileiros, sendo que as ocorrências mostrarão iniciativas que ocorrem simultaneamente em diferentes localizações. A mesma lógica ocorrerá quando o usuário selecionar qualquer outro tópico nos filtros à esquerda. 
        • Públicos: ainda utilizando a seleção dos 43 projetos e programas de Ambiente natural e sustentabilidade, na aba de público o usuário terá acesso a todos os públicos mencionados nessas iniciativas, sendo que as respostas continuam sendo múltiplas, o que significa que cada projeto ou programa poderá ter como foco diversos públicos simultaneamente.