Alinhamento com o negócio

O alinhamento entre o investimento social e o negócio vem sendo percebido pelo setor como uma tendência, aproximando o diálogo entre os movimentos de sustentabilidade e responsabilidade social empresarial da atuação de institutos e fundações de origem principalmente empresarial, ainda que esse deslocamento possa também impactar institutos e fundações familiares que tenham vínculos com empresas das famílias mantenedoras. Os caminhos percorridos por empresas e seus institutos e fundações, nesse sentido, não têm sido homogêneos, na medida em que apresentam tensões, desafios e contornos diversos, ao mesmo tempo que expõem oportunidades de fortalecimento mútuo.

ORGANIZAÇÕES PERCEBEM MAIOR ALINHAMENTO ENTRE O INVESTIMENTO SOCIAL E O NEGÓCIO

Quando perguntadas a respeito de sua percepção sobre o alinhamento entre o investimento social e o negócio da empresa mantenedora nos últimos dois anos, 44% das organizações apontaram um movimento de ampliação.

Como esperado, esse valor é influenciado principalmente por empresas, nas quais a percepção de aumento prevalece para 71% dos respondentes, e por institutos e fundações empresariais, dos quais apenas 3% indicaram diminuição do alinhamento no último biênio. No último caso, predomina a impressão de que o alinhamento permaneceu igual em 25% das organizações.

Gráfico 19: Organizações por percepção de alinhamento entre ISP e o negócio das empresas mantenedoras nos últimos dois anos*


Ainda que 43% dos respondentes orientem seu planejamento e atuação pela percepção de que há um aumento de cobrança na sociedade sobre o papel e atuação das empresas, uma parcela menor de organizações (39%) o faz a partir do entendimento de que o investimento social favorece e qualifica a aproximação de empresas com causas e demandas da sociedade, influenciando decisões de negócio; outros 20% discutem essa pauta apenas pontualmente. Contudo, cerca de metade (48%) dos respondentes considera em seu planejamento ou orienta sua atuação pela visão de que é preciso desenvolver formas transparentes e éticas de associar evidências de resultados positivos da atuação do ISP à marca da empresa. O tema menos presente nas organizações (25%) é a ideia de que a mitigação de impacto não é aceita como uma forma de investimento social. Na visão de como o alinhamento pode contribuir com a empresa, 41% das organizações orientam seu planejamento e atuação pelo entendimento de que a articulação do ISP com as áreas de recursos humanos de empresas tem potencial para estimular políticas internas inclusivas e interesse social dos colaboradores.

Gráfico 20: Organizações por pautas relativas ao alinhamento entre o ISP e o negócio das empresas mantenedoras*

Em relação à participação dos respondentes no investimento não voluntário realizado pelas respectivas empresas mantenedoras, 5% afirmam contribuir com aspectos estratégicos, outros 4% revelam executar algumas atividades relacionadas, enquanto somente 2% indicam ser diretamente responsáveis pelas iniciativas. Interessante notar que esses percentuais eram bastante próximos em 2016 e, portanto, mantiveram-se estáveis. É mais comum que as áreas que realizam investimentos sociais nas empresas contribuam com os investimentos sociais compulsórios, seja zelando por aspectos estratégicos ou como responsáveis por algumas atividades (24% dos casos).

Gráfico 21: Organizações por influência no ISP não voluntário realizado pelas empresas mantenedoras*


Os indicadores analisados podem sugerir a existência de outra institucionalidade, que dificulta a influência dos respondentes nos investimentos não voluntários das empresas, ou indicar uma decisão deliberada das empresas de manter a separação entre investimentos voluntários e não voluntários. Nesse sentido, chama a atenção o fato de que nenhuma área responsável pelos investimentos sociais nas empresas tenha se declarado como diretamente responsável pelas ações implementadas em decorrência de investimentos não voluntários.

Perguntas relacionadas

Compartilhe esse conteúdo