Fontes de recursos

RECURSOS DE EMPRESAS MANTENEDORAS E OUTRAS PJ SÃO AS FONTES MAIS COMUNS

As empresas mantenedoras e a captação junto a outras pessoas jurídicas seguem entre as fontes de recursos mais acessadas pelos investidores sociais. No entanto, em relação a 2016, cresceu significativamente a proporção de organizações que contam com rendimentos financeiros (de 21% para 26%), receitas oriundas de fundo filantrópico/ patrimonial (de 16% para 20%), além de doações de pessoas físicas (de 14% para 20%).


Gráfico 8: Organizações por tipos de fontes de recurso utilizadas (2016 e 2018)



Em relação a quanto essas fontes representam do montante total de R$ 3,25 bilhões investido pelas organizações em 2018, os rendimentos de fundos patrimoniais são os mais representativos (28%) depois dos repasses de empresas mantenedoras (44%). Outros rendimentos financeiros vêm em seguida, mas correspondem a apenas 6% do investimento total. Assim,  importante atentar para o fato de que, apesar de algumas fontes de recursos serem bastante utilizadas, elas podem ter menor relevância para as organizações em termos da composição de seu volume de investimento.

72% DOS RECURSOS TOTAIS DOS INVESTIDORES SOCIAIS SÃO ADVINDOS DE EMPRESAS MANTENEDORAS E FUNDOS PATRIMONIAIS

Gráfico 9: Investimento total por fontes de recursos



INSTITUTOS E FUNDAÇÕES FAMILIARES E INDEPENDENTES TÊM FONTES DE RECURSOS MAIS DIVERSIFICADAS

Esse padrão, contudo, apresenta variações conforme os diferentes tipos de investidores sociais. Ainda que os rendimentos provenientes de fundo patrimonial sejam a principal fonte de recursos para todos os tipos (exceto empresas), institutos e fundações familiares dependem, em segundo lugar, da receita gerada a partir da venda de produtos e serviços (14%), enquanto institutos e fundações empresariais dispõem de repasses da empresa mantenedora (39%) em grau de importância equivalente aos rendimentos provenientes de fundo patrimonial/ filantrópico (40%). Já institutos e fundações independentes sustentam 19% de seu volume de investimento com financiamento da cooperação internacional.


Tabela 3: Participação das fontes de recursos no volume de investimento total por tipo de investidor (2018)