Relação com OSC
Organizações da sociedade civil (OSCs)/ organizações não governamentais (ONG) /organizações sem fins lucrativos:
Organizações de iniciativa privada que desenvolvem ações de interesse público sem visarem ao lucro e desenvolvem ações relacionadas a territórios, causas ou segmentos populacionais específicos (prestando atendimento, gerando conhecimento, realizando advocacy, etc.). Esse conceito pode ter diversos entendimentos e, por isso, procuramos caracterizá-lo no Censo da melhor forma possível, buscando diferenciar essas organizações de um conjunto mais amplo para melhor compreender a forma de atuação dos investidores sociais privados. Dessa forma, de modo geral, excluem-se desse conceito as organizações que poderiam se enquadrar como OSCs pelo IBGE/IPEA, mas cuja natureza ou atuação as enquadre como instituições acadêmicas, centros de pesquisa, universidades, centros culturais ou museus, associações patronais e profissionais ou outros investidores sociais.
PREVISÃO DE REPASSES FUTUROS A OSC É MAIS CONSERVADORA EM RELAÇÃO A 2018
Gráfico 9: Organizações por intenção de repasse de recursos a OSC (2016 e 2018)
INSTITUTOS E FUNDAÇÕES FAMILIARES PULVERIZAM MENOS AS ORGANIZAÇÕES APOIADAS
Cerca de metade dos respondentes que apoiam OSC (54%) repassa recursos para até 10 OSC. No entanto, no caso de institutos e fundações familiares, essa parcela cresce para 63%. Por outro lado, nenhuma organização desse perfil de investidor apoia mais do que 50 OSC. Entre os demais respondentes, o percentual de organizações que apoia mais de 50 OSC varia entre 8% e 14%.
Gráfico 10: Organizações que apoiam OSC pela quantidade de OSC para as quais repassam recursos e tipo de investidor
Gráfico 11: Proporção de recursos repassados a OSC por tipo de investidor
Grande variação no volume de recursos repassados a OSC
Gráfico 12: Proporção de recursos repassados a OSC via novos mecanismos ou serviços financeiros para o campo
CONFIABILIDADE, TRANSPARÊNCIA E EXPERTISE SÃO CRITÉRIOS CENTRAIS NA SELEÇÃO DAS OSC APOIADAS
É interessante notar que critérios de representatividade e diversidade na equipe das OSC são considerados por apenas 11% dos investidores sociais para definir seu apoio, enquanto a confiabilidade e a transparência das OSC e de seus líderes, o conhecimento e a expertise nos temas e causas e sua capacidade de articulação com redes e outros atores são critérios preponderantes para mais da metade dos respondentes.