Distribuição de recursos e repasses para terceiros

CRESCE A PROPORÇÃO DE INVESTIMENTO EM PROJETOS DE TERCEIROS

Ao investigar a distribuição orçamentária total dos respondentes do Censo GIFE 2018, nota-se que, apesar da execução direta de projetos próprios ainda ser preponderante em volume financeiro, os investimentos em projetos de terceiros cresceram de 21% para 35% de 2016 para 2018, quando atingiram a proporção mais alta da série histórica. Nos valores direcionados para terceiros estão incluídos tanto repasses para OSC, quanto para universidades e instituições acadêmicas, órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, além de negócios de impacto, entre outros atores. É importante pontuar que o aumento na proporção de recursos destinados para projetos de terceiros independe da mudança na base de respondentes do Censo, pois, quando mantida a mesma amostra de organizações para os dois últimos Censos, também é observado um crescimento, chegando a 33% em 2018.

Gráfico 3: Volume de investimento total por tipo de despesa orçamentária (2011, 2014, 2016 e 2018)


EMPRESAS SÃO AS ORGANIZAÇÕES QUE MAIS INVESTEM EM PROJETOS DE TERCEIROS

Gráfico 4: Volume de investimento total por tipo de despesa orçamentária e tipo de investidor


Combinando as perguntas sobre estratégia de atuação e sobre distribuição dos recursos, o GIFE adota um critério de classificação dos respondentes que busca delimitar perfis ainda mais claros de investidores sociais quanto a possíveis estratégias de operação de projetos ou programas. A partir dessa combinação, são definidos três perfis de atuação para as organizações:


AUMENTAM OS INVESTIDORES SOCIAIS COM PERFIL FINANCIADOR

Entre 2011 e 2018, houve queda na parcela de investidores sociais com perfil híbrido (de 52% para 38%) e simultâneo aumento na proporção de organizações essencialmente financiadoras (de 15% para 23%). Os respondentes essencialmente executores que, em 2011, correspondiam a 32% do total de organizações, atingiram seu ápice em 2016, quando chegaram a representar 43% dos investidores sociais, mas, em 2018, esse percentual caiu para 40%.

Gráfico 5: Organizações por forma de atuação (2011, 2014, 2016 e 2018)


Gráfico 6: Organizações por forma de atuação e tipo de investidor (2016 e 2018)



As análises anteriores consideraram organizações com forte predominância (acima de 90%) de financiamento ou execução. Entretanto, ao refazer o critério de divisão dos respondentes, deixando em 70% a linha de corte para dividi-los por forma de atuação, obtém-se 50% de organizações mais dedicadas à execução e 33% ao financiamento. Isso demonstra que, apesar do incremento significativo de repasses para terceiros em 2018, o caráter de maior dedicação à execução ainda prevalece em todos os perfis de investidores sociais, exceto empresas.

Gráfico 7: Organizações por recursos repassados a projetos próprios e de terceiros por tipo de investidor


RECURSOS SÃO REPASSADOS PARA GRANDE DIVERSIDADE DE ORGANIZAÇÕES

Enquanto a ampla maioria dos respondentes (64%) repassa recursos para OSC, cerca de um quarto destina seus investimentos sociais para negócios de impacto (26%) e para instituições acadêmicas, centros de pesquisa e universidades (24%). Nos três casos, os percentuais indicam um aumento importante em relação a 2016. No mesmo período, porém, caiu de 20% para 14% a proporção de organizações que repassam recursos a outros investidores sociais e manteve-se estável em 29% a parcela de investidores sociais que não repassa recursos para programas ou gestão de terceiros. Mesmo assim, conforme apontado anteriormente, a proporção de orçamento destinado a projetos de outras organizações cresceu significativamente, o que indica que os investidores sociais que já tinham o hábito de apoiar projetos de terceiros destinaram uma fatia maior de seus orçamentos para essa finalidade.

Gráfico 8: Organizações por tipos de terceiros para os quais repassam recursos (2016 e 2018)


Perguntas relacionadas

Compartilhe esse conteúdo