Perfil das equipes



EQUIPES DAS ORGANIZAÇÕES SÃO, EM SUA MAIORIA, PEQUENAS

A maior parcela (43%) de Associados GIFE tem equipes pequenas (de até 10 pessoas); o resultado é ainda mais expressivo (73%) entre Empresas. As equipes de 11 a 25 profissionais correspondem a 22% dos investidores sociais. Já as organizações com grandes equipes (mais de 100 colaboradores/as) constituem uma parcela pequena (9%) dos respondentes – sendo esse percentual maior entre Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Independentes (16%).

Gráfico 6.10 – Organizações por número de colaboradores/as (total e por tipo de investidor)



A forma de atuação de um investidor social parece se refletir na capacidade interna necessária para o desenvolvimento de suas atividades. Organizações com atuação predominante relacionada ao apoio a terceiros costumam contar com menos colaboradores/as em seus times: 86% das essencialmente financiadoras têm equipes com até 25 pessoas e apenas 10% contam com mais de 50 profissionais, sendo que nenhuma tem equipe com mais de 100 pessoas.

AUMENTA A PREDOMINÂNCIA DE MULHERES NAS EQUIPES DE INVESTIDORES SOCIAIS

Em relação à composição das equipes por gênero, quase dois terços são formadas por mulheres. No último biênio, essa proporção aumentou 9 pontos percentuais. Em números absolutos, a presença de homens nas equipes diminuiu significativamente (20%) desde o Censo 2018, passando de 6 mil para 4,8 mil profissionais – já a quantidade total de mulheres aumentou 15%, de 7,4 mil para 8,5 mil.

Gráfico 6.11 – Organizações por composição das equipes por gênero (2018 e 2020)

59% DAS EQUIPES DE ORGANIZAÇÕES DE INVESTIMENTO SOCIAL SÃO FORMADAS POR COLABORADORES/AS REMUNERADOS/AS

Os Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Empresariais se destacam dos demais grupos em função da grande parcela (43%) de colaboradores/as voluntários/as, o que influencia diretamente no retrato geral do campo. Essa situação pode ser explicada, em alguma medida, pela importância e institucionalização de programas de voluntariado empresarial existentes em grande parte dessas organizações.

Gráfico 6.12 – Composição das equipes das organizações por tipo de vínculo (total e por tipo de investidor)

Perguntas relacionadas

Compartilhe esse conteúdo