Universo pesquisado e perfil das organizações



o que corresponde a 81% da base de Associados GIFE (na época de coleta dos dados), mantendo o patamar das edições anteriores.

A amostra de respondentes, em relação ao universo de associados e sua distribuição por tipo de investidor, foi maior entre Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Empresariais (84% da base de associados desse tipo de investidor responderam a esta edição do Censo GIFE) e menor entre Empresas (75%).

Gráfico 1.1 – Organizações respondentes do Censo GIFE 2020 e organizações Associadas GIFE (total e por tipo de investidor) 


Historicamente, o índice de respondentes do Censo GIFE segue a curva de crescimento da base associativa. Ao longo de mais de 25 anos de existência, o número de Associados GIFE aumentou 544%. De 2019 a 2021, a base associativa manteve patamar semelhante, com pequeno aumento de duas organizações.

Gráfico 1.2 – Organizações respondentes do Censo GIFE 2020 e organizações Associadas GIFE (1995-2021)




INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E FUNDOS FILANTRÓPICOS EMPRESARIAIS AMPLIAM SUA PREDOMINÂNCIA ENTRE OS INVESTIDORES  SOCIAIS

Seguindo a distribuição padrão de perfis do campo filantrópico brasileiro, os Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Empresariais são o tipo de investidor com maior participação no Censo GIFE, com 54% das organizações classificadas nesse perfil.

Gráfico 1.3 – Organizações por tipo de investidor


A distribuição dos diferentes tipos de respondentes se manteve similar à edição do Censo GIFE 2018, com variações de até 2 pontos percentuais na representação de cada um no conjunto. Tem destaque uma ligeira queda de Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Familiares, que passaram de 29 respondentes em 2018 para 26 em 2020 – interrompendo a tendência de crescimento observada nos anos anteriores. As Empresas seguem diminuindo sua proporção no conjunto, tanto entre os respondentes do Censo GIFE 2020 (que passou de 13% para 11% no último biênio), como na base associativa do GIFE (com recuo de 1 ponto percentual, chegando a 12% dos Associados GIFE).

Gráfico 1.4 – Organizações por tipo de investidor (2019 e 2021)



A MÉDIA DE IDADE DAS ORGANIZAÇÕES É DE 22 ANOS

As organizações familiares se destacam por serem mais jovens (média de 14 anos de existência), enquanto Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Independentes são o grupo com organizações mais longevas entre os investidores sociais, com 32 anos de existência em média.

Gráfico 1.5 – Média de idade das organizações em anos (por tipo de investidor)

Gráfico 1.6 – Organizações por ano de constituição (total e por tipo de investidor)


A natureza jurídica dos respondentes continua sendo predominantemente de associação privada sem fins lucrativos (58%) – enquanto quase um terço delas são constituídas como fundação privada.

Gráfico 1.7 – Organizações por forma jurídica



38% DAS ORGANIZAÇÕES SÃO CERTIFICADAS COMO OSCIP, que é a certificação mais presente entre os respondentes – em especial no caso de Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Empresariais (49%) e Independentes (47%).

Gráfico 1.8 – Organizações por títulos ou certificados


Ademais, é significativo o número de organizações inscritas em conselhos ou cadastros federais, estaduais ou municipais (21%) – parcela que é maior entre Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Independentes (42%) e Familiares (38%).

Tabela 1.1 – Organizações por tipo de título e certificado (por tipo de investidor)


A PARCELA DE ORGANIZAÇÕES SEM QUALQUER TÍTULO OU CERTIFICAÇÃO SEGUE CRESCENDO, 

passando de 17% em 2018 para 23% em 2020.




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