Alinhamento com o negócio
A tendência de alinhamento entre o investimento social e o negócio tem sido, há alguns anos, abordada pelo GIFE e outros atores em espaços de diálogo sobre o campo do ISP. O tema se refere diretamente a Institutos, Fundações e Fundos de origem Empresarial, mas também pode impactar organizações Familiares que tenham vínculos com empresas das famílias mantenedoras.
De modo geral, o processo de alinhamento com as empresas mantenedoras é orientado, principalmente, por três proposições: i) apoiar o relacionamento com a comunidade do entorno das unidades operacionais do negócio (sinalizado por 50% dos respondentes); ii) contribuir para a imagem de empresas mantenedoras e ganhos reputacionais (47%); e iii) favorecer e qualificar a aproximação de empresas com as causas e demandas da sociedade e com a agenda pública, de modo a influenciar as decisões de negócio e buscar eliminar as incoerências na atuação social (43%).
Gráfico 6.13 – Organizações por motivos de alinhamento das iniciativas sociais com as empresas mantenedoras
INICIATIVAS DE ENFRENTAMENTO DOS EFEITOS DO COVID-19 CONTARAM COM MAIOR ENVOLVIMENTO DE EMPRESAS MANTENEDORAS DO QUE AS INICIATIVAS SOCIAIS REGULARES
Dos respondentes, 32% afirmaram que houve maior envolvimento de empresas mantenedoras nas ações de enfrentamento dos efeitos do novo coronavírus (Covid-19) em relação a outras iniciativas, sendo a situação inversa praticamente nula (apenas 3% perceberam menor envolvimento). Quase a mesma quantidade de organizações participou do desenho e planejamento (32%) ou da execução (35%) de iniciativas lideradas por empresas mantenedoras ou da coordenação direta de ações (34%).
Gráfico 6.14 – Organizações por tipo de relação com empresas mantenedoras em iniciativas de enfrentamento dos efeitos da pandemia
A participação de organizações na gestão de investimento não voluntário de empresas mantenedoras não é expressiva no conjunto de respondentes (apenas 15% deram algum tipo de contribuição). Dentre as diferentes possibilidades de envolvimento de investidores sociais, a principal é a contribuição em aspectos estratégicos (como planejamento, monitoramento ou desenvolvimento de parcerias) – é o caso de 9%, o que representa um crescimento de 4 pontos percentuais no último biênio.
Gráfico 6.15 – Organizações por participação na gestão de investimento não voluntário realizado pelas empresas mantenedoras (2018 e 2020)