Articulação em redes

parcela que chega a 96% em Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Familiares. Empresas e Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Independentes são os perfis que, embora com maioria participando dessa forma de articulação, têm as maiores parcelas de respondentes que não integraram redes ou grupos (13% e 11%, respectivamente).

Gráfico 5.20 – Organizações por participação em redes ou grupos (total e por tipo de investidor)

A MAIOR PARTE DAS ORGANIZAÇÕES PARTICIPA REGULARMENTE DE INICIATIVAS DAS REDES QUE INTEGRA

Dos Associados GIFE, 63% integraram uma ou mais redes, participando regularmente em iniciativas, grupos de trabalho, etc. – em especial, Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Independentes e Familiares (74% e 73%, respectivamente), que têm maiores percentuais em todos os casos. Já em Empresas, a participação em redes e grupos foi proporcionalmente menor em todas as suas formas, exceto no caso de participação esporádica.

Gráfico 5.21 – Organizações por forma de participação em redes ou grupos (total e por tipo de investidor)


COMPARTILHAR CONHECIMENTOS EM PROL DE OBJETIVOS COMUNS É CADA VEZ MAIS VALORIZADO NA PARTICIPAÇÃO EM REDES OU GRUPOS

Os atributos relacionados à participação em redes e grupos que as organizações mais valorizam são: a crença na potência da atuação compartilhada, onde cada organização aporta sua expertise para atingir objetivos comuns – atributo mais sinalizado entre os respondentes (54%) e com maior crescimento em comparação a 2018 (aumento de 8 pontos percentuais); a articulação com outros atores e a conexão com possíveis parceiros (networking) (47%); e a troca de informações ou conhecimentos (46%).

Gráfico 5.22 – Organizações por atributos valorizados na participação em redes ou grupos


Perguntas relacionadas

Compartilhe esse conteúdo