Relação com OSC

64% DOS INVESTIDORES SOCIAIS REPASSARAM RECURSOS PARA OSC, MOBILIZANDO UM MONTANTE DE R$ 2,16 BILHÕES 

Somando as OSC para as quais cada investidor social repassou recursos, chega-se a 5.512 organizações apoiadas (o que não se trata necessariamente de 5.512 OSC diferentes, já que mais de um respondente pode ter repassado recursos para a mesma organização). A maior parcela das OSC que receberam repasses financeiros das organizações filantrópicas foi apoiada por Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Empresariais (42%).

Especificamente em iniciativas voltadas aos impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foram repassados recursos para 3.115 OSC (não necessariamente organizações diferentes), sendo quase metade dos repasses efetuados por Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Empresariais (48%) e um terço, por Independentes (33%). Nesse caso, o número de OSC que receberam repasses de recursos de Empresas é o menos significativo (2%). 

Em geral, a maior parte das organizações repassou recursos para muitas OSC: enquanto 21% delas apoiaram financeiramente até 15 OSC, 39% investiram em mais de 15 OSC. Mesmo em faixas mais altas, de mais de 50 OSC apoiadas, constatou-se grande número de respondentes (20%). 


No caso específico das iniciativas de enfrentamento dos efeitos da Covid-19, a proporção de organizações que repassaram recursos a um grande número de OSC é menor: 17% apoiaram mais de 15 OSC e, nas faixas mais altas, apenas 9% investiram em mais de 50 – enquanto 26% realizaram aportes para até 15 OSC.

Gráfico 5.2 – Organizações pela quantidade de OSC para as quais repassaram recursos


Do volume total de recursos repassados por investidores sociais a OSC, a maior parte (73%) provém de Empresas, sendo essa parcela ainda maior no caso de iniciativas de enfrentamento da Covid-19 (83%). Isso está relacionado com aportes significativos de um pequeno conjunto de organizações, especialmente em iniciativas de enfrentamento dos efeitos da Covid-19. Já no caso dos demais perfis de investidores, a parcela de recursos por eles repassados a OSC é maior no caso de iniciativas em geral

Gráfico 5.3 – Recursos repassados a OSC (por tipo de investidor)

INVESTIDORES SOCIAIS AMPLIAM A ADESÃO A TODOS OS TIPOS DE APOIO A OSC

Em comparação a 2018, houve aumento na parcela de respondentes que adotam cada uma das formas de apoio a OSC analisadas. Em 2020, as OSC foram apoiadas de modo pontual ou eventual por 63% dos respondentes, significando um aumento de 20 pontos percentuais; o apoio a iniciativas de OSC a partir de linhas programáticas preestabelecidas ou processos de seleção regulares foi indicado por 62% dos Associados GIFE, um aumento de 8 pontos percentuais em relação a 2018; e, por fim, o apoio por meio do desenvolvimento de iniciativas conjuntas com outras organizações, compartilhando autoria, governança e processos de tomada de decisão, representou 61%, aumento de 17 pontos percentuais em relação a 2018.

o apoio institucional a OSC (desvinculado de iniciativas), embora tenha aumentado em 17 pontos percentuais sua presença no campo, ainda se configura como uma oportunidade de atuação para as organizações na agenda de fortalecimento da sociedade civil, uma vez que mais da metade dos respondentes ainda não adota essa estratégia.

Gráfico 5.4 – Organizações por estratégia de apoio a OSC


CONFIABILIDADE, TRANSPARÊNCIA E CONHECIMENTO DOS TEMAS EM QUE ATUAM SÃO OS PRINCIPAIS CRITÉRIOS PARA OS INVESTIDORES SOCIAIS NA SELEÇÃO DE OSC APOIADAS

Para os Associados GIFE, os critérios mais relevantes para selecionar as OSC apoiadas continuaram sendo, em 2020, confiabilidade e transparência da OSC ou de suas lideranças, conhecimento e expertise nos temas e causas e capacidade de articulação, nesta ordem. É interessante observar que, para todos os critérios analisados, houve aumento na parcela de respondentes que os adota (variações entre 9 e 23 pontos percentuais em relação a 2018).

Gráfico 5.5 – Organizações por critérios utilizados para selecionar OSC apoiadas (2018 e 2020)

CAPACIDADE E LEGITIMIDADE DAS OSC E RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DO FORTALECIMENTO DA SOCIEDADE CIVIL CONTINUAM SENDO AS PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES PARA APOIAR OSC

As principais motivações para apoiar OSC com recursos técnicos e/ou financeiros, seguem sendo: contar com OSC capazes de operacionalizar e executar as iniciativas desenvolvidas nos contextos, territórios, causas e públicos prioritários (caso de 59% dos respondentes); ter OSC parceiras com legitimidade para atuar nos temas ou junto a grupos sociais de seu interesse (53%); e a percepção de que a finalidade do investimento social privado inclui contribuir para o fortalecimento da sociedade civil no Brasil e para a sustentabilidade de OSC (51%).



Gráfico 5.6 – Organizações por principais motivações para apoiar OSC


As organizações que não apoiam OSC apontam como principais motivos as restrições orçamentárias (indicado por 8% dos respondentes) e a percepção de que é mais difícil mensurar o impacto das iniciativas apoiadas do que quando executadas diretamente (4%).

PARA APOIAR OSC, AS PRINCIPAIS DIFICULDADES IDENTIFICADAS PELAS ORGANIZAÇÕES SÃO DESAFIOS DE MENSURAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Para os respondentes que apoiam OSC, as duas dificuldades mais apontadas foram relacionadas à mensuração da contribuição específica dos investidores sociais nos resultados da iniciativa apoiada (35%) e ao monitoramento e avaliação das iniciativas das OSC apoiadas (31%).

Gráfico 5.7 – Organizações que apoiam OSC por principais dificuldades


CRISE DA COVID-19 LEVOU À FLEXIBILIZAÇÃO DE REGRAS E AO AUMENTO DO DIÁLOGO E COMUNICAÇÃO COM AS OSC APOIADAS

A crise causada pela Covid-19 influenciou processos e práticas de apoio a OSC, em especial no que se refere à flexibilização de regras para uso de recursos das organizações apoiadas (caso de 39% dos respondentes), ao aumento do diálogo e de canais de comunicação com as OSC (também 39%) e ao crescimento do valor médio repassado (35%). No entanto, a simplificação e flexibilização de regras e processos, bem como o aumento dos valores repassados, são as mudanças que maiores parcelas das organizações consideram que se restringem ao contexto de enfrentamento da Covid-19.

Já o aumento do diálogo e de canais de comunicação com as OSC apoiadas e da divulgação e transparência sobre as doações são as alterações que mais organizações indicaram que devem permanecer no contexto pós-pandemia.

Gráfico 5.8 – Organizações por influência da crise causada pela Covid-19 em processos e práticas de apoio a OSC


A TENDÊNCIA É DE AUMENTO OU MANUTENÇÃO DO APOIO ÀS OSC NOS PRÓXIMOS DOIS ANOS

Em relação à expectativa futura (pensando nos próximos dois anos) de apoio técnico e/ou financeiro a OSC, a tendência se divide entre não estar prevista variação significativa em relação a 2020 (indicado por 39% dos respondentes) – Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Familiares com maior destaque (54%) – e entre o apoio aumentar moderadamente (30%) – parcela que é maior entre Empresas (53%).

Já a previsão de que haverá aumento significativo foi apontada por apenas 11% das organizações. Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Independentes são o tipo de investidor com mais respondentes que previram aumento ao apoio a OSC (69%), sendo que 37% indicam tendência de aumento significativo.

Gráfico 5.9 – Organizações por intenção de apoio a OSC nos próximos dois anos (total e por tipo de investidor)



Perguntas relacionadas

Compartilhe esse conteúdo