Estratégias de atuação

ESTRATÉGIAS DE APOIO (TÉCNICO E FINANCEIRO) A TERCEIROS AUMENTARAM E PASSARAM A TER PAPEL EQUIVALENTE À EXECUÇÃO DE INICIATIVAS PRÓPRIAS

As estratégias de apoio (técnico e financeiro) a terceiros foram utilizadas por quase todos os investidores sociais (93%), passando a ser tão presentes quanto as de execução de iniciativas próprias, realizadas por 94% dos respondentes. Esse dado revela que quase todas as organizações atuam em ambas as frentes estratégicas, apontando para uma maior diversificação nas estratégias de atuação. 

Gráfico 3.8 – Organizações por estratégias de atuação


PARA A MAIOR PARTE DAS ORGANIZAÇÕES, A CRISE DA COVID-19 NÃO LEVOU À ADOÇÃO OU INTERRUPÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO UTILIZADAS

A pandemia de Covid-19 não foi um fator determinante para a descontinuidade de estratégias nas organizações (chegando a, no máximo, 3%). A situação oposta, de respondentes que passaram a atuar por meio de novas estratégias no cenário de 2020, é relevante apenas para a redistribuição de doações recebidas de outras organizações ou indivíduos para terceiros (16% das organizações não atuavam e passaram a atuar dessa maneira, sendo que a maior parte deve dar continuidade) e para o desenvolvimento de iniciativas com outras organizações, compartilhando autoria, governança e processos de tomada de decisão (que foi uma nova forma de atuar para 10% dos investidores sociais). Ainda assim, para a maior parte das organizações (variando entre 84 e 97%, a depender da estratégia analisada), não houve mudanças em 2020, seja por continuarem a não usar determinada estratégia, seja por continuarem usando as mesmas.

Gráfico 3.9 – Organizações por influência da crise da Covid-19 em estratégias de atuação 


A maior parte (51%) dos investidores sociais desenvolveu em 2020 até cinco iniciativas, enquanto menos de 20% realizaram mais de dez iniciativas.

Gráfico 3.10 – Organizações por quantidade de iniciativas desenvolvidas


Considerando a proporção de iniciativas, ao analisar sua forma de desenvolvimento pelos respondentes, a forma mais comum foi a operação direta pelos investidores sociais (32%), seguida de iniciativas desenvolvidas e operadas por terceiros e apoiadas pelos Associados GIFE (28%). Também são relevantes os casos de iniciativas operadas em conjunto pelos respondentes e terceiros (22%). 

Gráfico 3.11 – Iniciativas por forma de operação (total e por tipo de investidor)



Perguntas relacionadas

Compartilhe esse conteúdo