Objetivos e estratégias da comunicação

O papel da comunicação no campo do investimento social pode ser relevante não apenas para dar visibilidade ao trabalho realizado por organizações, como também para fortalecer sua reputação e legitimidade junto a grupos de interesse. Além disso, a comunicação tem potencial de qualificar o debate público, mobilizar indivíduos e engajar a sociedade em causas sociais significativas para o desenvolvimento socioambiental – configurando-se, inclusive, como importante ferramenta estratégica dearticulação intersetorial e advocacy.

Praticamente todos os investidores sociais realizam ações de comunicação (apenas uma organização indicou não as desenvolver). Os objetivos que mais orientam organizações são: dar visibilidade às iniciativas (92%, sendo que 44% das organizações também indicaram esse objetivo como prioritário), sensibilizar para causas (87%) e garantir maior transparência às iniciativas (83%).

COMUNICAÇÃO DE CAUSAS GANHA IMPORTÂNCIA PARA AS ORGANIZAÇÕES

A sensibilização para causas é um tema que tem ganhado espaço no campo de impacto social e na comunicação de investidores sociais. A tendência de crescimento dessa dimensão se mantém, podendo ser observado pelo aumento de 8 pontos percentuais, em relação a 2018, na parcela de organizações que apontam esse foco – o objetivo já havia sido um dos que mais cresceram na última edição do Censo GIFE, de modo que, se comparado a 2016, a parcela de organizações que o citou aumentou em 20 pontos percentuais. Com isso, em 2020, esse passa a ser o segundo objetivo mais frequentemente indicado pelos respondentes e um dos considerados prioritários (31%).

Gráfico 7.8 -  Organizações por objetivo das ações de comunicação


Nas estratégias das organizações, as ações de comunicação mais presentes são ter canais próprios (92%), realizar eventos online (87%) e produzir e disseminar conteúdos diversos, em especial, audiovisuais (85% e 82%, respectivamente). Especificamente para iniciativas voltadas ao enfrentamento dos efeitos do novo coronavírus (Covid-19), as ações de comunicação mais utilizadas são similares às adotadas pelas iniciativas em geral, com destaque para pautar a imprensa, que foi o tipo de ação mais adotado por investidores sociais (43%). Ter canais próprios de comunicação não foi uma das estratégias mais utilizadas em iniciativas de enfrentamento dos efeitos da Covid-19, exceto entre Empresas, já que 47% adotaram essa estratégia.

Gráfico 7.9 -  Organizações por tipo de ações de comunicação