Alinhamento aos ODS


MAIOR PARTE DAS ORGANIZAÇÕES JÁ INCORPOROU A PERSPECTIVA DOS ODS EM SEUS FOCOS DE ATUAÇÃO, COM DESTAQUE PARA EMPRESAS

Entre os respondentes do Censo GIFE, 76% consideram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como referência para definir seus focos de atuação, sendo que a maioria (69%) já havia, em 2020, incorporado essa perspectiva em sua estratégia de atuação, enquanto uma pequena parte (8%) pretendia fazê-lo a partir de 2021. Em comparação com a situação em 2018, em que 55% das organizações já haviam incorporado os ODS em sua atuação e outras 15% desejavam fazê-lo a partir de 2019, percebe-se que houve progresso por parte das organizações.

Entre os perfis de investidores, Empresas são as que, proporcionalmente, mais consideram os ODS em sua estratégia de atuação (93%), sendo que 80% já têm isso incorporado. Já Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos Familiares e Independentes são os perfis que menos consideram os ODS em seus focos de atuação (27% em ambos os casos), sendo que, nos Independentes, é proporcionalmente maior a quantidade dos que não têm interesse de passar a incorporá-los (11%).


Gráfico 4.8 – Organizações por incorporação dos ODS em sua estratégia de atuação (total e por tipo de investidor)



ODS MAIS INCORPORADOS PELAS ORGANIZAÇÕES


ODS MENOS INCORPORADOS PELAS ORGANIZAÇÕE

HOUVE AUMENTOS SIGNIFICATIVOS DA ATUAÇÃO RELACIONADA A DIVERSOS ODS

Em relação a 2018, aumentaram as parcelas de organizações cuja atuação está relacionada a vários dos ODS – seja as que têm iniciativas relacionadas com os temas dos ODS, mas ainda sem incorporar a perspectiva (ainda não considera os ODS como um referencial a ser utilizado na gestão e planejamento das iniciativas), seja as que têm iniciativas com ODS incorporados.

Gráfico 4.9 – Organizações por ODS relacionados com sua atuação



Perguntas relacionadas

Compartilhe esse conteúdo