Compreender como os investidores sociais financiam outras organizações é fundamental para
analisar as formas de atuação da filantropia no Brasil.
De 2016 para 2018 houve crescimento no número de investidores sociais classificados pelo GIFE
como “essencialmente financiadores” e dobrou o volume de recursos repassado para apoio
institucional ou projetos/ programas de terceiros. Os investidores sociais privados repassam
recursos principalmente para organizações da sociedade civil (OSC), apesar do
grantmaking
?
Grantmaking é um termo importado do inglês, para o qual para o qual não há tradução precisa em português,
e que define uma estratégia de atuação do campo da filantropia e do investimento social que pode ser adotada pelos
diversos atores da filantropia - sejam eles fundações, institutos, fundos filantrópicos, empresas e outros
investidores sociais. Essa estratégia de atuação consiste no repasse de recursos financeiros, de forma estruturada,
para organizações ou iniciativas de interesse público, e não à operacionalização de projetos próprios.
O grantmaking é, em geral, associado ao apoio à Organizações da Sociedade Civil (OSC),
mas pode se referir também ao financiamento de outros tipos de organizações como universidades,
centros de pesquisa, negócios de impacto social, movimentos, lideranças ou grupos comunitários,
centros culturais, museus, equipamentos públicos como escolas e hospitais, administração pública e
outros possíveis dionatários (grantees). Pode se dar para diversos tipos de apoio como a iniciativas,
projetos ou programas, a ações de advocacy/ incidência pública, para o desenvolvimento institucional
das organizações, entre outros.
não se
restringir a esse tipo de repasse de recursos e envolver diversos outros perfis de organizações.
Na escolha de que OSC apoiar destacam-se critérios como confiabilidade, transparência e expertise
em sua área de atuação, enquanto a mensuração do impacto dos projetos/ programas se apresenta
como um ponto de dificuldade apontado pelos investidores sociais na relação com as OSC.
Consulte o infográfico
Diversidade no campo do ISP
para visualizar os dados
completos. No infográfico
Censo GIFE e BISC
,
esses dados aparecem abertos por
tipo de investidor e comparados entre as duas pesquisas.
* Valores atualizados pelo IPCA
Fonte: Censo GIFE 2018, GIFE.
Nota: Para as empresas os dados se referem ao orçamento das áreas que coordenam o
investimento social, por contarem com o apoio de outras áreas da empresa para o
desenvolvimento de suas atividades, as empresas classificam um percentual menor de seu
orçamento em custos administrativos.
Fonte: Censo GIFE 2018, GIFE.
Fonte: Censo GIFE 2018, GIFE.
Fonte: Censo GIFE 2018, GIFE.
Fonte: Censo GIFE 2018, GIFE.
Nota: N/D – não disponível, alternativa não estava presente na pesquisa.
Fonte: Censo GIFE 2018, GIFE.
Fonte: Censo GIFE 2018, GIFE.
67 %
dos investidores
sociais repassam
recursos financeiros para
OSC, seja diretamente ou
via fundos
60 %
apontam o
fortalecimento
institucional como
um foco de sua
atuação
62 %
indicam ter OSC
como parceiras em
seus projetos/
programas
17 %
indicam ter OSC
como principais
beneficiárias de seus
projetos/ programas
Fonte: Censo GIFE 2018, GIFE.
Fonte: Censo GIFE 2018, GIFE.
Exemplos de novos mecanismos, recursos ou serviços financeiros para o campo social
Investimento de impacto: trata-se do uso de recursos privados e públicos via instrumentos financeiros, novos e existentes, em atividades que visam produzir impacto socioambiental com sustentabilidade financeira, podendo ou não gerar retorno financeiro sobre o capital investido. Os Investimentos de Impacto buscam atrair recursos oferecendo (a quem doa ou investe) a medição do impacto socioambiental gerado. Fonte: Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto.
Matching: no âmbito do Censo GIFE, trata-se do conceito em que cada organização aporta para um projeto/programa/iniciativa um mesmo valor ou valores definidos por regras determinadas a priori.
Crowdfunding: é o financiamento para iniciativas de interesse coletivo através da colaboração de um grupo, que pode ser pequeno ou muito grande, geralmente composto de pessoas físicas. O termo vem sido usado para descrever ações especificamente pela Internet para arrecadar dinheiro para diferentes tipos de projetos, a partir de plataformas específicas como por exemplo o site Catarse. Fonte: Crowdfunding Brasil.
paraFonte: Censo GIFE 2018, GIFE.
*pp: pontos percentuais
Fonte: Censo GIFE 2018, GIFE.
Nota: N/D - não disponível, alternativa não estava presente na pesquisa.
Fonte: Censo GIFE 2018, GIFE.
De acordo com mapeamento feito pela Pesquisa Editais Brasil –
Prosas
?
Os dados apresentados são um recorte pontual da pesquisa
Editais Brasil,
recém-lançada pela startup Prosas,
que mapeou cerca de 1.700 chamadas públicas nacionais e internacionais que permitia inscrições do país.
, em 2019, os investidores sociais privados*:
Desenvolveram 197
editais, 12% do total de
editais mapeados**
O que representa um
valor médio de
R$ 2.747.994, quase
35% a mais do que a
média geral***
59% do montante
investido para
grantmaking são
provenientes de
recursos não
incentivados e o
restante de incentivos
fiscais
Participação do patrocinador
no volume total de recursos
aportados nos editais de
grantmaking (2019)
Aportando R$ 322
milhões, 25% dos
recursos totais
mapeados**
Quase metade dos
recursos foram
destinados para
grantmaking – apoio
a organizações
sociais e projetos****
Notas: * Nesse mapeamento, 122 investidores sociais privados lançaram editais, entre institutos, fundações e empresas, incluindo empresas de economia mista.
** Foram mapeados um total de 1.675 editais lançados em 2019.
*** O valor total foi informado ou consta no regulamento de 59% dos editais, o que significa que o volume de recursos aportado certamente é ainda maior do que o mencionado.
**** No levantamento do Prosas, esses editais não se limitaram ao apoio às Organizações da Sociedade Civil, mas contemplam também iniciativas de coletivos não formalizados ou mesmo de produtores culturais (no caso, por exemplo, das leis de incentivo à cultura).
Fonte: Prosas, 2019.
Organizações por estratégia de apoio a OSC e tipo de
recurso (2018)
Fonte: Censo GIFE 2018, GIFE.
Fonte: Censo GIFE 2018, GIFE.
Fonte: Censo GIFE 2018, GIFE.
Nota: N/D - não disponível, alternativa não estava presente na pesquisa.
Fonte: Censo GIFE 2018, GIFE.
Fonte: Censo GIFE 2018, GIFE.
Fonte: Censo GIFE 2018, GIFE.
Fonte: Censo GIFE 2018, GIFE.
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