Descrição do projeto

A 6ª Edição do Fórum de Políticas Públicas da Saúde na Infância da Fundação José Luiz Egydio Setúbal ocorreu no dia 2 de outubro de 2024, no Centro de Convenções Frei Caneca, centrando discussões sobre Saúde Mental e as Comunidades Escolares.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais, é um estado de bem-estar, abrangendo a capacidade de interpretar o ambiente em que vivemos e manter um bom funcionamento psicossocial. Isso é vivenciado de maneiras diferentes de uma pessoa para outra, com diferentes níveis de estresse e influenciado por diferentes aspectos sociais, econômicos, de saúde, culturais, ambientais.

Promover a saúde mental de crianças e adolescentes é de extrema importância para enriquecer o repertório para lidar com os desafios diários e desenvolver habilidades sociais saudáveis. E a escola é um ambiente fundamental para o desenvolvimento psicossocial, considerando sua função educativa e comunitária.

No Brasil, estima-se que quase uma em cada seis meninas e meninos entre 10 e 19 anos vive com algum transtorno mental (UNICEF, 2021).

Compreendendo a relevância da escola no desenvolvimento infantil, o 6º PPSI Fórum debateu o papel que as comunidades escolares podem ter na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes. Exploramos os desafios e oportunidades existentes para a implantação das políticas públicas vigentes considerando a realidade dos sistemas públicos de educação, saúde e assistência social e valorizando iniciativas que têm buscado atuar nos diferentes contextos regionais e de vulnerabilidade no Brasil.

Área temática

Saiba mais

Área restrita para associados GIFE

Adicione ou ajuste seus projetos

Acessar Vincule-se a esse projeto