Descrição do projeto

Projeto especial de comunicação aliado à iniciativa de enfrentamento à pobreza promovida pela Vale. O projeto organiza as estratégias de ação em três frentes: documentação, qualificação do debate, formação e mobilização de juventudes. Seu principal objetivo é fortalecer aliança para o enfrentamento à pobreza, apoiando o programa promovido pela Vale, por meio das seguintes ações:

1. Documentação audiovisual - Curtas documentais

Registrar, documentar e sistematizar os processos e metodologias de enfrentamento à pobreza aplicados pela Vale é um objetivo basilar desta proposta. A Fundação Roberto Marinho acredita na força da linguagem audiovisual para atingir objetivos de educação sobre causas e temas estratégicos para o enfrentamento das desigualdades estruturais brasileiras. Para registrar o processo, criar memória e material para disseminação de práticas e metodologias empregadas no teste de conceito a partir da produção de curtas documentais em 6 territórios: São Luís, Arari e Quebradeiras (MA) e Marabá, Marajó e Belém (PA).

2. Ampliação e qualificação do debate na imprensa

a. Guia de fontes para profissionais da imprensa

A produção de um guia de fontes é uma iniciativa que visa elevar a qualidade do jornalismo, proporcionando aos jornalistas uma base sólida para suas reportagens e, ao mesmo tempo, oferecendo ao público informações confiáveis e relevantes. Contribui, também, para diversificar as pessoas ouvidas e, consequentemente, traz pontos de vista e informações mais plurais e representativas. Na medida em que facilita a busca por fontes, também estimula a cobertura jornalística e propõe novos enfoques.

b. Curso digital para comunicadores: “Repensando narrativas: estratégias de jornalismo para cobrir a extrema pobreza”

Preparar jornalistas e comunicadores para o desenvolvimento de pautas relacionadas à pobreza extrema é de imensa importância para a pluralidade na cobertura jornalística. Oferecemos um novo curso digital que aborda a temática e orienta os estudantes, fomentando a produção jornalística de qualidade para ampliar o debate público embasado sobre as ações de enfrentamento à pobreza. O curso gratuito é aberto a todas as pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos a respeito desse complexo problema a ser enfrentado. Temos o objetivo de fazer com que cada participante reflita sobre as estratégias e os princípios de contar histórias que realmente importam, com o respeito e a dignidade com que merecem ser tratados os personagens dela e, também, com o tratamento dos fatos e dos dados concretos.

c. Bolsa Reportagem para jornalistas e comunicadores

Para estimular jornalistas, comunicadores e coletivos de comunicação a se engajarem na produção de conteúdo sobre extrema pobreza no Brasil, uma chamada pública selecionou 12 propostas de reportagens com o potencial de gerar impacto na conscientização pública, mobilização comunitária e influência em políticas públicas locais relacionadas ao tema. Narrativas autênticas que retratam não apenas as adversidades enfrentadas, mas também os esforços locais para superar tais desafios. Os comunicadores selecionados participaram de um ciclo formativo e receberam acompanhamento e orientação editorial para o desenvolvimento de seus projetos durante 6 meses, com o pagamento de bolsa. Com o objetivo de impulsionar a produção de informação e comunicação centrada nas experiências e perspectivas das populações em extrema pobreza, com foco nas regiões Norte e Nordeste do país, foram produzidos conteúdos em diferentes formatos, acessibilizando os temas e buscando repercutir o assunto em suas múltiplas facetas.

d. Realização de debate público sobre o papel da comunicação no Enfrentamento à pobreza extrema

3. Diz Aí - Enfrentamento à Pobreza

Ao utilizar o audiovisual como ferramenta para a promoção de espaços democráticos de diálogos e trocas entre as juventudes, Diz Aí tem o objetivo principal de colaborar no protagonismo das juventudes na transformação social de seus territórios. Por meio de oficinas presenciais e online, foram atendidas mais de 100 pessoas em quatro territórios atendidos pelo programa - Serra Pelada (PA), Parauapebas (PA), São Luís (nas regiões de Itaqui-Bacanga e Maracanã (MA)) e Resex do Rio Gregório (AM). Em cada território foi desenvolvido um documentário, co-criado pelos jovens participantes, durante os quatro meses em que estiveram envolvidos na formação.

Todos os conteúdos desenvolvidos serão distribuídos por meio de uma plataforma digital que apresentará as ações do projeto.


Área temática

Saiba mais

Área restrita para associados GIFE

Adicione ou ajuste seus projetos

Acessar Vincule-se a esse projeto