Descrição do projeto
A população brasileira conta hoje com 48 milhões adolescentes, o que representa a maior geração de jovens (de 10 a 24 anos) de nossa história. Embora o país enfrente desigualdades acentuadas, a juventude é altamente afetada por diversas privações. No que diz respeito ao acesso à educação e à empregabilidade, 10,9 milhões entre os 18 e os 24 anos não estudam nem trabalham e 11,7 milhões dependem de programas sociais para satisfazer as necessidades básicas.
Diante desse cenário, entedemos como fundamental a atuação conjunta entre a filantropia, o investimento social privado, a sociedade civil e o poder público para propiciar oportunidades a adolescente e jovens, que viabilizem seus sonhos, sua inclusão e sua realização. O programa 1MiO atua justamente conectando e criando pontes, por meio de estratégias e compromissos comuns para criar soluções sustentáveis e de longo prazo para os desafios da inclusão produtiva e de uma transição positiva para o mundo do trabalho.
Lançada em outubro de 2020 por meio de uma Parceria Público-Privada-Juventude (PPYP), a iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO) da GenU Brasil é um esforço conjunto de jovens, UNICEF, governos, setor privado e sociedade civil. Aproveitando sua plataforma digital, a iniciativa visa criar vagas de emprego, desenvolvimento de competências e oportunidades de participação cívica para jovens vulneráveis entre 14 e 29 anos.
1MiO já criou mais de 512 mil oportunidades, incluindo mais de 186 mil para desenvolvimento de competências, bem como mais de 326 mil oportunidades de emprego geradas para jovens de 14 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade, juntamente com mais de 165 empresas parceiras, 1.834 municípios, 8 grandes centros urbanos, 7 estados, 50 organizações sociais e o Governo Federal.
Fortalecendo essa estratégia, o Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes - lançado em 2023 - é uma iniciativa do UNICEF/1MiO com a frente de juventudes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Pacto Global da ONU que visa a construção de uma política pública nacional, em parceria com governos, empresas, fundações, institutos e organizações, para promover a Inclusão Produtiva das Juventudes em situação de vulnerabilidade até 2030, através da geração de oportunidades de trabalho e formação profissional.
A iniciativa fará a sensibilização de empresas e governos e para a inclusão produtiva das juventudes brasileiras.
Saiba mais
Área restrita para associados GIFE
Adicione ou ajuste seus projetos
Acessar Vincule-se a esse projeto