Descrição do projeto
O conglomerado Bancorbrás, que tem como principal negócio o turismo, busca alinhar suas ações de Investimento Social Privado (ISP), por meio da gestão do Instituto Bancorbrás, aos seus objetivos estratégicos e comerciais, visando ainda promover impacto socioambiental positivo na comunidade. Com esse intuito, foi proposto, em 2023, parceria com uma organização dedicada ao desenvolvimento de iniciativas voltadas para o turismo sustentável, a Vivalá.
O conceito de turismo sustentável, conforme definido em 2003 pela Organização Mundial do Turismo (OMT) é aquele que "atende às necessidades dos turistas de hoje e das regiões receptoras, ao mesmo tempo em que protege e amplia as oportunidades para o futuro". Segundo a OMT, as diretrizes para o desenvolvimento sustentável do segmento e as práticas de gestão sustentável são aplicáveis a todas as formas de turismo, em todos os tipos de destinos, incluindo o turismo de massa e diversos segmentos turísticos. Acreditamos que essa parceria com a Vivalá proporcionou mais visibilidade para o ISP e o fortalecimento do diálogo comercial com a Bancorbrás, promovendo adesão dos públicos de interesse às ações sociais desenvolvidas pelo Instituto Bancorbrás (IB). Em 2023, foi realizada a expansão para 16 novas unidades de conservação, em conjunto com comunidades tradicionais indígenas, quilombolas e caiçaras em 7 estados brasileiros. As unidades se dividem em Terras Indígenas (TIs), Parques Nacionais (PN), Parques Estaduais (PE) e Reservas Ecológicas, Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e Parques Municipais (Outros). Estes trabalhos resultaram na criação de experiências profundas, autênticas, sustentáveis e trabalhadas em conjunto com as comunidades locais, propiciando proteção ambiental, manutenção e enaltecimento cultural, além do aumento da qualidade de vida dos locais, por meio da geração de renda.
Em 2024, o apoio é destinado ao projeto Caminhos Sustentáveis, do Instituto Samaúma, da Vivalá, que tem objetivo de proporcionar experiências de turismo pedagógico para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, buscando ampliar a consciência deste público em relação aos impactos sociais e ambientais do Turismo na comunidade e no meio ambiente. A expectativa é beneficiar 300 crianças de Brasília, São Paulo e Minas Gerais.
Acesse o site do Instituto Bancorbrás http://www.institutobancorbras.org.br/ e siga as redes sociais para acompanhar os programas, ações, campanhas e projetos https://linktr.ee/institutobancorbras
Área temática
Saiba mais
Área restrita para associados GIFE
Adicione ou ajuste seus projetos
Acessar Vincule-se a esse projeto