Descrição do projeto

O projeto Ciência para todos é uma iniciativa da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, para a divulgação científica e engajamento da sociedade com a ciência e suas aplicações na educação e na vida. Tem como objetivos:

- Intensificar a divulgação científica: inovar na comunicação sobre ciência e ampliar engajamento de diferentes públicos com o fazer, as conquistas e os benefícios cotidianos proporcionados pela pesquisa científica; 

Promover educação com e para a ciência: desenvolver e implementar estratégias para inclusão do conteúdo de divulgação científica e educação para a ciência na dinâmica de sala de aula da Educação Básica, levando a comunidade escolar a conhecer e praticar ciência;

- Reconhecer e valorizar as iniciativas de promoção e desenvolvimento do pensamento científico que resultem das práticas pedagógicas de professores e estudantes da Educação Básica do Estado de São Paulo;

Para alcançar esses objetivos, o projeto desenvolve as seguintes ações:

- Prêmio Ciência para todos: O Prêmio Ciência Para Todos, direcionado a professores e estudantes da Educação Básica, consiste numa premiação anual a projetos de estudos e pesquisas realizadas nas escolas públicas do Estado de São Paulo. A iniciativa busca engajar as novas gerações com o fazer da ciência e sua aplicação na vida cotidiana. Seus objetivos consistem em: (1) ativar redes públicas de ensino do estado de São Paulo e despertar o interesse e o engajamento com o conhecimento científico e os métodos da ciência; (2) contribuir para que alunos observem e interpretem o seu entorno vivencial, elaborando questões e identificando desafios para a investigação e produção de conhecimento em nível de iniciação científica; (3) inspirar professores e técnicos educacionais no desenvolvimento de processos pedagógicos que envolvam investigação científica; e (4) difundir temas de interesse no campo científico, definidos com equipes da Fapesp e parceiros estratégicos da instituição, como as redes de ensino estadual e municipais do Estado de São Paulo.

- Comunicar Ciência: O edital Comunicar Ciência, que busca engajar alunos de graduação, de qualquer área do conhecimento, de universidades públicas e privadas do Estado de São Paulo, na divulgação da ciência. Em 2024, o edital selecionou 93 propostas e concedeu bolsas na modalidade Jornalismo Científico I, no âmbito do Programa Mídia Ciência, para estudantes desenvolverem 3 produtos de divulgação científica na jornada (podcasts, vídeos/reels para redes sociais, videorreportagens ou reportagens escritas sobre pesquisas científicas). Os bolsistas selecionados participam de uma jornada formativa para que conheçam e escolham o formato de mídia que será utilizado em seu trabalho de divulgação científica. Todos têm acesso à mentoria de uma equipe especializada, formada por profissionais que produzem conteúdo a partir da ciência, em jornada formativa online. As propostas aprovadas no edital Comunicar Ciência poderão ter seus conteúdos distribuídos nas plataformas do Futura, incluindo site, redes sociais, co.educa e TV.

- Praticar Ciência: O edital acolhe propostas para desenvolvimento de materiais didáticos específicos e estratégias pedagógicas, concebidas por graduandos de licenciaturas (matemática, química, biologia, física), num modelo de iniciação científica supervisionado por pesquisador universitário, com concessão de bolsas e auxílios, aplicação das estratégias em campo, avaliação e elaboração de relatório final para publicação na co.educa. As inscrições serão abertas em novembro de 2024, para o recebimento de propostas até fevereiro. As propostas serão analisadas pela Fapesp até abril, e as bolsas deverão ser concedidas a partir de maio. Serão selecionadas 30 propostas para desenvolvimento entre maio e outubro. A publicação dos resultados está prevista para dezembro de 2025, na co.educa.

- co.educa: A midiateca co.educa é composta por um amplo acervo das duas instituições, e de conteúdo licenciado de terceiros, servindo de espaço de socialização de conhecimentos, e surgimento de novas possibilidades e perspectivas educacionais. A plataforma se propõe a ser um espaço virtual de consulta e partilha, que provoca a comunidade educativa a (re)pensar e a potencializar processos de aprendizagem. Nela podem ser encontrados materiais audiovisuais de estudo e consulta gratuitos, com curadoria qualificada, de fácil acesso e compartilhamento. Videoaulas, Podcasts, Cursos, Trilhas de aprendizagem, Guias, Cadernos pedagógicos são categorizados a partir das competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ampliando as possibilidades de uso educativo, tanto para estudantes quanto para professores.

- série audiovisual Ciência para todos: A série documental Ciência Para Todos mostra, em 78 episódios de 13 minutos (52 na 1ª temporada, 13 na 2ª e 13 na 3ª), como as pesquisas científicas são importantes e afetam positivamente a vida das pessoas. Cada episódio partiu de uma pesquisa financiada pela FAPESP para explorar suas aplicações no mundo. Além dos pesquisadores responsáveis pelos projetos, também participam dos episódios pessoas diretamente impactadas pelas pesquisas, no intuito de mostrar que a ciência é fundamental e que seus efeitos estão muito mais próximos da vida cotidiana do que imaginamos. Entre as temáticas abordadas, estão, por exemplo: biotecnologia, produção de alimentos, mudanças climáticas, controle de pragas, robótica, vacinas, automação industrial e empreendedorismo científico. A terceira temporada da série estreou no Futura em 11 de novembro de 2024, com 13 novos episódios.

Área temática

Saiba mais

Área restrita para associados GIFE

Adicione ou ajuste seus projetos

Acessar Vincule-se a esse projeto