Descrição do projeto

Com 20 anos de história, o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS) é uma tecnologia social de impactos comprovados que fortalece a agricultura familiar, respeitando a vocação das comunidades beneficiadas para alavancar crescimento econômico com inclusão, em harmonia com o meio ambiente. Coordenada pela Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS tem como objetivo transformar social, econômica e ambientalmente as condições de vida das pessoas nas regiões onde é implementado: desde 2003 em comunidades do Baixo Sul da Bahia e, desde 2021, na comunidade do Sana, em Macaé (RJ).

O Programa Social articula parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSC) locais - instituições executoras das ações - com o envolvimento da comunidade local, promovendo a transformação social com o incentivo à formação de uma geração de jovens protagonistas e multiplicadores de conhecimento para suas famílias e comunidades. As ações do PDCIS são voltadas à educação para o desenvolvimento sustentável; conservação ambiental; desenvolvimento econômico; inovação e tecnologia; cidadania e governança; e coesão e mobilização social.

Em 2018, os impactos deste Programa Social foram avaliados em um estudo conduzido por uma consultoria especializada, a JS/Brasil: o trabalho comprovou, com segurança estatística, que a iniciativa gera transformação nos âmbitos econômico, social e ambiental para os jovens agricultores apoiados e suas famílias. O PDCIS também já foi inteiramente sistematizado, em uma publicação inédita, com o registro das práticas e conceitos utilizados na execução do Programa Social e incentivo a organizações/empresas que desejem reaplicar, em parceria com a Fundação Norberto Odebrecht, as tecnologias sociais associadas. A publicação pode ser acessada no link: https://www.fundacaonorbertoodebrecht.com/arquivos/como-implementar-o-pdcis-versao-de-visibilidade.html. Após ter comprovados os impactos do PDCIS, a Fundação Norberto Odebrecht viabiliza que o programa seja reaplicado em outros contextos de desigualdades.

Área temática

Saiba mais

Área restrita para associados GIFE

Adicione ou ajuste seus projetos

Acessar Vincule-se a esse projeto