Descrição do projeto
Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde (APS)
Desenvolvido pela ImpulsoGov*, busca estruturar e fortalecer o atendimento a pessoas com sintomas depressivos leves a moderados no Sistema Único de Saúde (SUS), visando suprir um dos principais gargalos do cuidado em saúde mental no Brasil, por meio da capacitação de profissionais da APS para garantir um atendimento adequado e contínuo aos usuários. O projeto oferece gratuitamente aos municípios a formação de profissionais, suporte na implementação de processos para identificação de sintomas depressivos e um modelo estruturado de atendimento com supervisão formativa de especialistas, além de assegurar monitoramento contínuo e controle de qualidade dos atendimentos realizados, garantindo a integração ao cotidiano das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O projeto teve início em 2023 com um piloto em São Caetano do Sul (SP), formando 16 profissionais da APS. Os atendimentos resultaram em uma redução média de 6 pontos no PHQ-9, um indicador clínico relevante para a diminuição de sintomas depressivos. No entanto, a equipe enfrentou uma taxa de evasão de 43% entre a formação e a implementação dos atendimentos, o que levou a ajustes estratégicos no modelo do projeto. Com essas melhorias, a experiência em Aracaju (SE), iniciada em 2024, demonstrou avanços significativos: 39 profissionais de diferentes categorias foram capacitados, alcançando uma taxa de evasão de apenas 8% e mantendo a mesma redução média de 6 pontos no PHQ-9. Com o reconhecimento da efetividade do modelo e a manifestação de interesse de São Caetano do Sul em expandir a iniciativa, o projeto realizou a abertura de uma nova turma ao final de 2024 no município Além disso, realizou a certificação de 31 profissionais em Aracaju. Até o momento, a equipe tem atuado na consolidação do modelo de atendimento e na implementação sustentável dos atendimentos nas UBS beneficiárias.
Painel de Indicadores em Saúde Mental
Iniciativa desenvolvida pela ImpulsoGov* com o objetivo de ampliar o acesso a dados e informações estruturadas para gestores de saúde mental no SUS. A plataforma permite a análise detalhada dos serviços e da demanda na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), contribuindo para um planejamento mais eficiente e para a melhoria dos serviços oferecidos à população. O projeto busca apoiar gestores municipais na tomada de decisões baseadas em evidências, fornecendo um painel que consolida indicadores e facilita a análise da situação da saúde mental no território. Com isso, a gestão pública ganha ferramentas para monitorar e aprimorar as políticas de saúde mental, garantindo melhor distribuição de recursos e a qualificação dos serviços prestados.
Desde sua implementação inicial em 2021 em Aracaju (SE), o Painel de Indicadores expandiu-se para Aparecida de Goiânia (GO) e Recife (PE) em 2022. A partir de 2023, o projeto ampliou seu alcance para 25 municípios em diversas regiões do país, com foco especial nos estados do Norte e Nordeste, por meio do programa "Juntos pela Saúde", idealizado pelo BNDES e gerido pelo IDIS. Essa expansão permitiu que mais gestores municipais tivessem acesso a ferramentas de análise que potencializam a qualidade da gestão da saúde mental. Além disso, a ImpulsoGov iniciou em 2024 reuniões com a Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde para integrar indicadores do Painel de Saúde Mental à Sala de Situação do Ministério. A falta de dados estruturados sobre saúde mental no Brasil foi uma das motivações para o desenvolvimento do projeto, pois, apesar de haver sistemas de coleta de dados, essas informações não são utilizadas para qualificar os serviços e políticas públicas. Como resultado das reuniões realizadas em 2024, o Ministério manifestou interesse em agregar nove métricas e indicadores do painel à sua Sala de Situação, e a equipe da ImpulsoGov forneceu toda a documentação metodológica e técnica para validação interna. Paralelamente, está em tramitação um Acordo de Cooperação Técnica para consolidar essa parceria. A integração desses dados à estrutura do Ministério da Saúde é um passo fundamental para garantir que a gestão da saúde mental no Brasil seja baseada em dados e tecnologia.
Sobre a ImpulsoGov
A ImpulsoGov é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária que apoia governos a aprimorar e fortalecer os serviços de saúde pública por meio do uso de dados e tecnologia. Desde sua fundação em 2019, a ImpulsoGov já atendeu gratuitamente mais de 150 municípios em 24 estados brasileiros, abrangendo uma população de mais de 11 milhões de pessoas que dependem exclusivamente do SUS. Durante a pandemia de COVID-19, a ImpulsoGov criou o Coronacidades.org, uma plataforma com informações sobre a pandemia para gestores públicos municipais, incluindo o Farol COVID, que permitia o monitoramento da pandemia em cada cidade brasileira. Além disso, a ImpulsoGov criou a campanha Abril pela Vida para fomentar a adoção de medidas restritivas de confinamento para conter a pandemia.
Em 2021, conhecendo as necessidades e desafios enfrentados pelos municípios, a ImpulsoGov passou por uma transição e ampliou o seu escopo de atuação, focando no desenvolvimento de soluções para apoiar na elevação da qualidade da Atenção Primária à Saúde e na melhoria dos serviços de Saúde Mental. Na frente de Atenção Primária à Saúde (APS), a ImpulsoGov desenvolveu o Impulso Previne, uma plataforma desenvolvida para aprimorar os indicadores da Atenção Primária à Saúde (APS) em municípios brasileiros, utilizando ferramentas específicas e treinamentos para fortalecer a gestão da APS e apoiar os profissionais de saúde. A plataforma facilita a visualização e o acompanhamento de sete indicadores estratégicos, como saúde da mulher, pré-natal, vacinação infantil, hipertensão e diabetes, permitindo aos profissionais de saúde direcionar suas ações de forma mais eficaz. Para enfrentar os desafios na interpretação dos indicadores e na gestão das ações, o Impulso Previne oferece visualização descomplicada dos dados, recomendações de gestão e apoio técnico especializado. A plataforma inclui uma área logada com ferramentas nominais e conteúdos formativos, que ajudam na identificação das pessoas que precisam ser atendidas pelas equipes de saúde e na disseminação de informações técnicas, além de uma solução de mensageria direta para o paciente como alerta dos exames e acompanhamentos pendentes. Assim, promovendo melhorias contínuas nos resultados de saúde nos municípios.
Área temática
Saiba mais
- Conheça o Painel de Indicadores em Saúde Mental, no site da ImpulsoGov.
- Relatório de atividades: Saiba como foi o andamento do projeto ao longo de 2023, no relatório de ati
- Saiba como foi a implementação do painel nos municípios do N/NE:
- Saiba como foi o andamento do painel ao longo de 2023, no relatório de atividades da ImpulsoGov.
Área restrita para associados GIFE
Adicione ou ajuste seus projetos
Acessar Vincule-se a esse projeto