Descrição do projeto

Hoje o Brasil conta com mais de 50 milhões de jovens entre 15 e 29 anos e, para se conectar com esse público, a Globo promove espaços permanentes para a escuta ativa, a troca de experiências e a construção coletiva. No Globo Lab, um laboratório de ideias, reunimos potências criativas para atividades de cocriação com diversas áreas da Globo. Em 2019, realizamos em conjunto com a área internacional da Globo, a primeira edição nos Estados Unidos do “Junto com Você”. A iniciativa reuniu atividades de imersão e cocriação no desenvolvimento de estratégias para estreitar a relação da Globo com os brasileiros que moram nos EUA. O laboratório, que se baseou no conceito de inovação aberta, reuniu 16 brasileiros batizados de “labers” e um grupo de profissionais da Globo. Com a PUC-Rio, seguimos com o Globo Lab Dados, um programa de formação multidisciplinar direcionado a 22 universitários. Os desafios do Globo Lab Dados, desenvolvido em conjunto com a área de Planejamento e Gestão, é criar soluções práticas para questões de mídia a partir da análise de dados. Também consolidamos a parceria de três anos consecutivos com o Profissão Repórter, com a exibição de reportagens desenvolvidas por jovens de todo o Brasil. A cocriação esteve presente também na oficina de minidocumentários Paratyé que estimula jovens de Paraty a contar histórias de personagens locais que valorizam a cultura e o território. Os documentários são exibidos na programação oficial da Casa Globo na Flip. A série temática Cadernos Globo promove a reflexão sobre assuntos relevantes para a sociedade. Neste ano, foram lançadas três edições. No Caderno Globo Narrativas Desconstruídas, apresentamos as tendências de produção e consumo de narrativas, com artigos e entrevistas que mostram a diversidade dessa cena que amplia o alcance de vozes, traz vitalidade aos meios de produção e difusão cultural e tem a tecnologia como catalisadora. Já o Caderno Deslocamentos e Refúgios trouxe à tona como pauta principal os desafios e histórias de pessoas que foram forçadas a deixar os locais em que vivem. E por meio de uma parceria inédita com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, realizamos a 17ª edição sobre Primeira Infância, que refletiu sobre o tema sob a perspectiva da neurociência e do desenvolvimento da sociedade. Todas as edições publicadas até o momento podem ser acessadas em app.cadernosglobo.com.br, que reúne também os episódios dos Cadernos em podcast. Gratuito, diverso e para todos, este ano o Menos 30 Fest, o festival de atitude empreendedora da Globo, seguiu com sua itinerância. Realizamos em Fortaleza a segunda edição do festival, em parceria comercial com a afiliada Tv Verdes Mares e a Unifor. Em São Paulo, a 6ª edição colocou as relações humanas no centro do debate.  A programação foi pensada em rede, a partir da colaboração de múltiplos parceiros do ecossistema empreendedor.

Área temática

Saiba mais

Área restrita para associados GIFE

Adicione ou ajuste seus projetos

Acessar Vincule-se a esse projeto