Descrição do projeto
O futuro pode parecer distante, mas nós sabemos que ele começa todos os dias. Ao compartilharmos fatos e histórias sobre sustentabilidade ambiental com milhões de uns que assistem à Globo diariamente, buscamos promover uma reflexão sobre desenvolvimento que leva em conta a preservação do meio ambiente e a inclusão de todas as pessoas, sem deixar ninguém pra trás. O meio ambiente somos nós e é parte da nossa história. Em 1974, a novela Espigão, ajudou a popularizar o termo “ecologia”, até então desconhecido do grande público. Na trama da novela Velho Chico, indicada ao Emmy em 2017, a natureza ganhou papel central. Com a nova versão da novela Pantanal, que estreia em 2022, reafirmamos o compromisso de falar sobre grandes temas socioambientais. Com o objetivo de promover uma reflexão sobre o uso consciente dos recursos naturais e reforçar a responsabilidade de cada cidadão no desenvolvimento sustentável, em 2015 lançamos o Menos é Mais – plataforma de comunicação sobre sustentabilidade ambiental e consumo consciente. Alinhada à Agenda 2030 divulgada pelas Nações Unidas, essa marca é também o ponto de encontro das nossas ações internas e externas, promovendo a coerência entre nossas práticas e o conteúdo da campanha. Atualmente, a Globo neutraliza cem por cento de suas emissões de carbono, faz coleta seletiva, captação solar e não utiliza copos plásticos descartáveis. No filme “Palavras”, lançado em 2020 e veiculado na programação da Globo, nos canais pagos e nas redes sociais, falamos sobre a importância dos 5 “R”s do consumo consciente: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. A campanha contou com a parceira da Conservação Internacional e do Instituto Akatu. No entretenimento, a série Aruanas retratou o ativismo ambiental na Amazônia e abriu discussões nacionais e internacionais importantes. Nas redes sociais, o REP – Repercutindo Histórias espalhou relatos inspiradores de seis ativistas da vida real cujas trajetórias dialogam com temáticas abordadas em Aruanas. A novela Amor de Mãe lançou luz sobre o problema dos plásticos no oceanos. Em parceria com o elenco da novela e com organizações como a SOS Mata Atlântica e o GreenPeace, realizamos um mutirão de Limpeza de Praia e coletamos 70 quilos de lixo em três horas de evento, em janeiro de 2020. Durante a Semana do Meio Ambiente, celebrada em junho, promovemos uma série de lives junto ao canal GNT, com especialistas em meio ambiente, elenco e apresentadores conversando sobre assuntos que iam desde hortas caseiras até o combate ao desmatamento na Amazônia. Com o canal Gloob, criamos o quadro especial “Pergunte a um Cientista”, dedicado às dúvidas das crianças sobre o tema. Com o canal Off, produzimos a mesa “Todo mundo pode ser sustentável” no Off Conecta, evento online e gratuito. Durante todo o ano, contribuímos com iniciativas internas comandadas por grupos de funcionários de diversas áreas no Fórum Menos é Mais, entre elas uma série de seminários digitais sobre Educação Ambiental e a elaboração de um Guia de Boas Práticas para Ações Presenciais mais Sustentáveis. Em 2021, publicamos uma Cartilha de Produções Verdes, destinada à equipe de Pantanal e promovemos um Diálogo entre ambientalistas e a equipe da novela, incluindo autores, diretores e produtores.Área temática
Saiba mais
Área restrita para associados GIFE
Adicione ou ajuste seus projetos
Acessar Vincule-se a esse projeto