Descrição do projeto
O projeto Cozinhando Divertidamente visa como impacto, ter 120 crianças e adolescentes, com idades entre 06 e 14 anos e 11 meses, do Jardim Santa Mônica, região Norte do Município, com seus repertórios culinários ampliados para escolhas alimentares mais saudáveis e adequadas ao próprio desenvolvimento.
A proposta é evidenciar que “cozinha também é lugar de criança”, claro, que com todos os cuidados e acompanhamentos. Práticas culinárias contribuem e muito no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Por isso, o projeto é construído com o planejamento de estratégias, intencionalmente, pensadas para propiciar conhecimentos essenciais relacionados à educação nutricional e à alimentação saudável, incentivando o consumo de alimentos saudáveis e possibilitando o aprender, o fazer e o experimentar de maneira divertida, organizada e segura.
A ludicidade em manusear ingredientes e utensílios de cozinha e a prática de cozinhar e preparar as receitas, estará alinhada com momentos de aprendizagem em oficinas específicas de saúde, nutrição, culinária e artes. Para que isso aconteça, estão previstas: readequação do espaço da cozinha experimental; planejamento programático das oficinas; apresentação do projeto para as famílias com aplicação de pesquisa; envolvimento do grupo “Amigos da Comunidade” (formado por algumas crianças e adolescentes que representam a OSC em eventos e diálogos com outros equipamentos e/ou espaços da comunidade); construção de um jogo sobre alimentação saudável; preparo de receitas para aguçar a criatividade e a sensibilidade sensorial de forma a valorizar novos sabores e saberes; confecção do livro de receitas; e festa de celebração com entrega de certificados de participação.
Para garantir a continuidade dos resultados, o projeto pretende construir um Manual prático da sistematização da metodologia utilizada. Essa tecnologia social compartilhada com todos os envolvidos com o projeto, será uma ferramenta de grande valor para dar visibilidade às ações, tanto interna como externamente. Quanto à sustentabilidade, já será mantida pela própria reestruturação do espaço e materiais adquiridos. Além disso, a instituição trabalha com afinco na captação de novas fontes de recursos e parcerias, e busca por editais de seleção de novos projetos, sempre almejando a sustentabilidade econômica para as ações que se propõe a executar. A equipe acredita que o Cozinhando Divertidamente tem grande potencial, pois uma de suas premissas é que ter uma alimentação adequada na infância e adolescência, não só satisfaz o aumento das necessidades nutricionais, como também estabelece e reforça os hábitos alimentares para toda a vida.
Área temática
Área restrita para associados GIFE
Adicione ou ajuste seus projetos
Acessar Vincule-se a esse projeto