Descrição do projeto
Desde o inicio, em 2018, tinha como objetivo principal ofertar espaço para os adolescentes acolhidos nos serviços de acolhimento institucional, o preparo para a vida autônoma ao completarem a maioridade civil, que estivessem com idade entre 16 e 18 anos (G1), tendo como base norteadora os quatro eixos temáticos: uso consciente do dinheiro, moradia, trabalho e apropriação da cidade. No decorrer dos ciclos foram feitas alterações na metodologia porém, sem alterar o objetivo principal.
O projeto “Trilhar” conta atualmente com uma base metodológica consolidada, oferecendo-lhes apoio nas questões relativas a transição do acolhimento para a vida adulta e autônoma. As atividades desenvolvidas oportunizam amadurecimento emocional, aquisição de responsabilidade e ampliação da rede significativa, favorecendo a descoberta e reconhecimento de habilidades e potencialidades, promovendo a vinculação e fortalecimento entre os próprios adolescentes e especialmente espaço para discussão e reflexão para ampliação do olhar sobre seu lugar na sociedade, bem como disponibiliza ferramentas para buscarem oportunidades para realização do projeto de vida.
Atualmente, como público beneficiário, temos identificados 27 (vinte e sete) adolescentes e jovens, com idade entre 15 a 18 anos, e todos possuem como fator preponderante o período de institucionalização e em sua maioria contatos distantes ou fragilizados com seus familiares e por esse motivo o retorno ao ambiente familiar após completarem a maioridade é de baixa ou nenhuma probabilidade.
Neste contexto, ressaltamos a importância e a relevância do Projeto Trilhar para os adolescentes, que têm o projeto como referência de afeto e cuidado, Como tal, envidamos esforços para dar atenção à necessidade de cada um deles e percebe-los em sua individualidade. Infelizmente são muitas as aflições, angustia e dores que permeiam a história e cotidiano deles mas incrível é perceber o quanto eles conseguem se vincular e alegram-se com suas conquistas e avanços, mesmo básicos, mas que precisam ser valorizados, como por exemplo a conquista de mobilidade independente de acompanhante do serviço, e o retorno ao estudo para melhores chances de empregabilidade.
A equipe do “Trilhar” sempre atenta as novas possibilidades tem como uma estratégia inovadora, neste novo ciclo, a inclusão dos adolescentes com idade de 15 (quinze) anos (G2), nas atividades sistemáticas, por entender que embora sejam ainda imaturos, dar a eles a oportunidade de iniciarem reflexões sobre o projeto de vida se faz necessário e, paulatinamente, absorverem os conteúdos relacionados aos eixos.
Temos, além dessa inovação, duas novas estratégias que certamente muito agregarão no objetivo desta iniciativa. Uma delas é a inclusão de dois jovens apoiadores dos grupos, os quais já atingiram a maioridade e encerraram seu ciclo no projeto e terão a oportunidade de serem protagonista nesta ação, sendo apoio aos participantes, fazendo parte desde a preparação dos grupos como também contribuindo com suas experiência durante a execução.
Outra serão os “voluntários palestrantes”, que no segundo ciclo ainda eram denominados “mentores” mas como forma de amadurecimento técnico nas avaliações, estão nesse ciclo substituindo definitivamente a então figura inicial do “mentor”, e terão papel fundamental neste processo por contribuírem em cada eixo, de acordo com suas experiências profissionais, e se disponibilizarão para dirimir dúvidas dos adolescentes no decorrer do trimestre correspondente ao eixo.
Para efetivação das propostas será organizado, estrategicamente, atividades sistemáticas mensais para os grupos G1 e G2, em momentos distintos para melhor aproveitamento: Grupos temáticos; Atendimentos individuais; Atividades de vivências comunitárias e Ajuda de custo mensal aos adolescentes participantes. Enfim, é gratificante saber que o Trilhar tem cumprido a cada ciclo sua missão de contribuir para o desabrochar de adolescentes e jovens que até então viviam envolvo numa casca, num mundo de desconfiança e incertezas.
Poder ofertar a possibilidade de se desenvolverem e se reconhecerem como potencias, abertos aos desafios e aceitando apoio técnico e de amigos conquistados dentro do “Trilhar”, sentindo-se pertencentes, poderá ser algo apreendido que levarão para sua vida. Diante deste contexto, e dos resultados perceptíveis nos adolescentes e jovens bem como a credibilidade conquistada pelo projeto junto aos serviços, apresentamos a presente proposta de continuidade com bases sólidas de trabalho.
Área temática
Área restrita para associados GIFE
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