Descrição do projeto
Durante a construção do projeto “Qualifica: "Da Cabeça aos pés" foram observados importantes pontos sobre a necessidade do público alvo - mulheres e mães em situação de vulnerabilidade social, atendidas por organizações de acolhimento institucional - que serão atendidos por essa iniciativa.
Dentre essas necessidades, as mais latentes são: questões de vulnerabilidades e de saúde mental que geram nessas mulheres insegurança e pouca resiliência; falta de oportunidade na inserção no mercado de trabalho formal ou informal, ou em algum espaço de geração de renda; falta de formação ou capacitação em atividades que possam auxiliar no desenvolvimento de geração de renda; dificuldade com a organização financeira.
Sendo assim, o projeto permeia por essas necessidades, onde os principais atividades a serem desenvolvidas serão: acolher e acompanhar as demandas de saúde mental das usuárias, através do acompanhamento psicossocial, para que possam desenvolver segurança e resiliência para se manterem inseridas tanto no projeto, quanto em espaços de desenvolvimento de geração de renda; desenvolvimento de capacitação profissional na área de manicure, pedicure e design de sobrancelhas para que estejam capacitadas a desenvolverem essas atividades com o objetivo de gerar renda e construir autonomia; capacitação e encaminhamento para o mundo do trabalho: empregabilidade e empreendedorismo.
Para tanto, iremos também buscar parcerias com outros projetos que nos ajudem a desenvolver com essas mulheres, dentro de suas potencialidades, estratégias para poderem desenvolver atividades profissionais no mundo do trabalho. Além disso, manteremos parceria com outras políticas públicas para o encaminhamento das demandas sociais e de saúde mental das usuárias.
Iremos utilizar para o desenvolvimento do projeto os seguintes recursos: mão de obra de profissionais capacitados, cada em um sua área, para a execução do mesmo; equipamentos, móveis e materiais de consumo para que a equipe e as mulheres possam desenvolver as atividades propostas pelo projeto; aluguel e manutenção de um espaço adequado para as atividades a serem desenvolvidas; transporte, lanche e bolsa para as mulheres inseridas no projeto e kits profissionais destinados ao exercício das atividades laborais.
Por fim, a partir de todos os pressupostos, o projeto tem como maior objetivo, proporcionar às mulheres oportunidade de identificar suas demandas de saúde mental para desenvolver resiliência dentro dos espaços de trabalho, além de também capacitá-las profissionalmente para que possam exercer a função de manicure, pedicure e design de sobrancelhas, fazendo assim com que consigam se inserir em espaços de geração de renda e construir autonomia.
O projeto irá atender o total de 30 usuárias durante todo o período de execução. Iremos precisar de 18 meses divididos em três ciclos de 6 meses cada, para que assim possamos desenvolver todas as atividades e avaliar o impacto que as ações geraram em cada usuária e na sociedade. A execução será feita pela OSC Associação Casa de Apoio Santa Clara, e o valor total que iremos utilizar para cobrir os custos do projeto é de R$359.417,39 investidos pela FEAC, além da contrapartida da instituição o valor de R$32.820,00.
Área temática
Área restrita para associados GIFE
Adicione ou ajuste seus projetos
Acessar Vincule-se a esse projeto