Descrição do projeto
O projeto busca atender catadoras e catadores de materiais recicláveis para que sejam incluídos produtivamente de modo organizado em cooperativa estruturada e operante que promova o acesso a melhores condições de trabalho e renda formais. Trata-se de Projeto de Implantação da Cooperativa de Trabalho das Catadoras de Materiais Recicláveis Vitória do Jardim Bassoli - CooperBassoli. A Cooperativa é formada e constituída por mulheres do Jd Bassoli, que atuam como catadoras no território e tomaram a iniciativa de constituir a organização para melhor desenvolver as condições e acesso digno ao trabalho.
O bairro Jd. Bassoli, se situa numa área extremamente periférica da cidade, com altos índices de insegurança social e falta de equipamentos sociais suficientes para o atendimento de toda a população. A informalidade e o subemprego caracterizam as atividades de grande parcela dos moradores. Considerando os diálogos nas atividades do DISTs (I e II) do território apontando para a necessidade de elaboração das estratégias para o desenvolvimento humano das famílias e o enfrentamento dos problemas ambientais gerados pela expansão urbana, o apontamento para criação, apoio e a organização de catadoras em cooperativa de resíduos sólidos surgiu enquanto alternativa viável. Desse modo, a Cooperativa recebeu o compromisso do Poder Publico para utilizar um terreno para instalação de suas atividades e também receberá um "Kit" de equipamentos para reciclagem de material nesse local, como contrapartida da Prefeitura de Campinas para a estruturação de seus trabalho de reciclagem.
Nesse sentido, o projeto divide-se em duas fases, que serão desenvolvidas por um período de 18 meses, configurando três ciclos de acompanhamento pela FEAC: a estruturação do espaço físico, a capacitação das cooperadas e a implementação da cooperativa. O projeto pretende capacitar as atuais catadoras e criar oportunidades para adesão de novos catadores, assim como promover a profissionalização e garantir resultados perenes no trabalho digno e renda justa às famílias. Entre as entregas e resultados, estão previstos o projeto e book relativos à obra, a cartilha de operação, contendo o modelo de negocio, uma sistematização dos temas trabalhados e o plano de crescimento da CooperBassoli. Essa estruturação deve garantir a perenização dos resultados do projeto para as cooperadas, fomentando o desenvolvimento territorial.
A primeira fase constará de execução de obras físicas no terreno disponibilizado, consistindo na instalação de uma tenda e de contêineres para alojar os equipamentos doados e adquiridos pelo projeto, A segunda fase consistirá em desenvolver capacitações e assessoria na estruturação do trabalho cooperativa, como apoio técnico na organização do trabalho interno, na gestão cooperativa da e no desenvolvimento e expansão da cooperativa com novos associados. Ao fim e ao cabo dos três ciclos espera-se que a Cooperbassoli tenha se consolidado enquanto uma unidade produtiva de material reciclado junto à política municipal de reciclagem estabelecida e tenha também condições de sustentar seus associados nas atividades com geração de renda.
O valor total do investimento pela FEAC é de R$389.496,26 e as contrapartidas somam R$ 775.718,00.
Área temática
Área restrita para associados GIFE
Adicione ou ajuste seus projetos
Acessar Vincule-se a esse projeto