Descrição do projeto
O projeto Senhora Bonita do Laço de Fita II, atenderá 120 participantes (108 mulheres e 12 homens), a partir dos 30 anos de idade que estejam em situação de vulnerabilidade social, residentes da Região Norte e Leste, estendendo a outros territórios do município de Campinas, que tenham interesse em aprender práticas artesanais e serem empreendores. O projeto acontecerá por um período de 18 meses, divididos em 3 ciclos de seis meses cada um, serão atendidas 100 participantes no primeiro ciclo e 120 no segundo e terceiro ciclos. Serão oferecidas oficinas de bordado, costura criativa, arte sustentável e biojóias, com duração de 3 horas cada ao longo da semana, nas duas unidades da OSC – Jardim Campineiro e Parque Taquaral, com objetivo de formar artesãs empreendedoras auferindo renda complementar a partir de seus trabalhos artesanais, sensibilizadas enquanto rede de apoio, aptas e interessadas a formarem um grupo produtivo.
Além de desenvolver ampliação do convívio social, bem estar, desenvolvimento de habilidades e integração com participantes que serão encaminhados por outras OSC’s do território. Serão realizadas rodas de conversas com temas transversais sugeridos pelos participantes e equipe, como cidadania, direitos, políticas públicas e outros. Nos 3 ciclos, serão oferecidos workshops com foco no empreendedorismo e qualidade de vida, no segundo ciclo serão ofertados trilha formativa em educação financeira e mentoria para preparar os participantes para apresentarem seu negócio para banca avaliadora, e no ciclo 3 serão contemplados com capital semente, para que possam investir ou aprimorar seu próprio negócio. No terceiro ciclo será oferecido trilha de conhecimento em associativismo, afim de despertar e identificar possibilidade de grupo produtivo. Serão mantidas multiplicadoras no projeto, que são responsáveis por atuar com pessoa idosa em situação de acolhimento institucional, na oferta das oficinas que aprenderam, construindo uma interlocução com ações terapêuticas realizadas pelas equipes das Instituições de Longa Permanência a Pessoa Idosa. No ciclo 1 serão mantidos parceria com 4 ILPI’s, ampliando para 6 no ciclo 2, essa ação fortalece o desenvolvimento e o protagonismo das mulheres participantes do projeto e fornecerá bolsa e todo o material necessário. Serão realizadas feiras bimestrais no ciclo 1 e a partir do ciclo 2 serão mensais, integrando outros empreendedores do território junto a outras OSC’s, para exposição e venda dos materiais produzidos pelos empreendedores, realizando intercâmbios entre os territórios norte e leste. Ao final do ciclo 2, será realizado um baile flashback e no ciclo 3 encerramentos com entrega de certificado a todos que terão concluído as oficinas.
Pensando na sustentabilidade iremos considerar a viabilidade econômica quanto a preservação ambiental e a responsabilidade social e para isso iremos incentivar a prática de produção sustentável, como o uso de materiais reciclados ou de baixo impacto ambiental, promovendo a conscientização e importância da preservação dos recursos naturais. Será fundamental a busca por parcerias com empresas e organizações que valorizem o artesanato local e estejam comprometidas com a responsabilidade social, afim de viabilizar a comercialização de produtos dos artesãos.
Destacamos que faremos grande esforço para que futuramente esse projeto possa virar um negócio social de impacto e transformação social, chegando a ser autossustentável e que possamos despertar diversas habilidades em um número maior de participantes. Este projeto tem um custo de 352.218,00 mil reais para a Fundação FEAC e de 86.618,00 reais como contrapartida pela instituição.
Área temática
Área restrita para associados GIFE
Adicione ou ajuste seus projetos
Acessar Vincule-se a esse projeto