Descrição do projeto
O projeto "Academia do Setor Social", é uma iniciativa inovadora entre a PUC-Campinas e a Fundação FEAC que tem como objetivo principal criar uma plataforma estruturada de capacitação voltada para agentes sociais que atuam ou desejam atuar no ecossistema social de Campinas, ampliando seus conhecimentos e fortalecendo suas práticas profissionais para fomentar a inclusão social, reduzir as vulnerabilidades e promover o bem-estar social.
O projeto se compromete a garantir que ao menos 30% das vagas das capacitações sejam destinadas a grupos historicamente sub-representados, como pessoas com deficiência, negras, LGBTQIAPN+ e outros. Com isso, a Academia se posiciona como um espaço inclusivo e de promoção da equidade, proporcionando oportunidades reais de capacitação e empoderamento para esses grupos.
A Academia será estruturada considerando a implementação de três dimensões estruturantes:
1) Formação: oferendo cursos de nível básico, intermediário e avançado – com duração mínima de 24 horas nas áreas de governança, gestão, sustentabilidade organizacional e inovação social. Todos os cursos serão adaptados ao nível de conhecimento e experiência dos participantes.
2) Produção e Difusão de Conhecimento: O projeto também se dedicará à elaboração e disseminação de materiais educativos e diagnósticos, desenvolvidos a partir das capacitações (cursos) ofertados que serão disponibilizados em plataformas digitais da Academia ou de parcerias.
3) Oportunidades de Atuação no Setor Social: Será criado o "Banco de Talentos e Oportunidades", conectando os participantes capacitados às vagas de emprego no setor social e em programas de extensão universitária.
Para operacionalização das três dimensões as principais ações serão: Implementação do Núcleo Gestor, composto por representantes da PUC-Campinas, Fundação FEAC e do Grupo de Estudos e Práticas Permanentes em Educação Social (GEPPES); implementação do Comitê Consultivo, formado por representantes do ecossistema social de Campinas; elaboração e implementação de um plano de divulgação e comunicação; prospecção de parcerias visando a continuidade e sustentabilidade da Academia; e um sistema continuo de monitoramento e avaliação, baseado nos indicadores de esforço e resultados do Projeto.
O valor total investido pela FEAC no projeto será de R$ 1.200.000,00 com uma contrapartida econômica da PUC-Campinas de aproximadamente R$ 240,000,00 (em estrutura física da PUC-Campinas, como salas de aulas, laboratórios, campus, biblioteca, materiais de suporte, equipamentos áudio/visual, serviço de recepção e segurança, além de manutenção) que serão direcionados para a implementação de das atividades propostas, incluindo os custos operacionais, administrativos, produção de materiais e contratações. Esse montante garantirá a execução das estratégias e a consolidação da "Academia do Setor Social" como um modelo robusto de intervenção social e formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.
Área temática
Área restrita para associados GIFE
Adicione ou ajuste seus projetos
Acessar Vincule-se a esse projeto