Descrição do projeto
Oficinas de musicalização, histórias e brincadeiras para crianças de 2 a 5 anos, a partir de repertório da cultura brasileira, com educadores especializados na primeira infância. Além disso, formará educadores dos CEIs , ampliando seus repertórios e práticas pedagógicas.
A proposta visa apresentar a música como uma linguagem que será vivenciada, inicialmente, pela criança, de forma integrada às demais linguagens (corporal, oral, gestual) por meio de histórias e brincadeiras:
• Através das canções, a criança terá a oportunidade de se comunicar, pesquisar seu entorno, conhecer o mundo e descobrir seus potenciais como um todo.
• Através do canto, entra-se em contato com nossa própria voz que começa a ser descoberta como uma ferramenta de comunicação com o outro. Brincadeiras com sons da voz e do corpo são muito interessantes pois, além de permitir autoconhecimento, também será uma forma lúdica e natural de se comunicar com os colegas e com o educador.
• A canção trará informações sobre o mundo que vai se mostrando. Ao conhecer uma nova canção, o educador poderá apresentar objetos e/ou conversar a respeito da letra da música como forma de promover diálogos e reflexões.
• As canções folclóricas nos conectam à nossa cultura, a gerações passadas, às nossas origens. Por isso, é muito importante apresentar um repertório de brincadeiras cantadas, canções folclóricas e histórias. Existem muitos pesquisadores interessantes e o projeto prevê a aquisição de alguns deles.
• Escutar uma canção ou um som, na maioria das vezes, já traz consigo uma resposta corporal de dança ou movimento, o que conecta a criança com seu próprio ritmo interno. E essa é mais uma forma de trazer uma aproximação de si mesma e de suas potencialidades. O ato de dançar ao som de uma canção e de participar da roda de músicas escolhidas pelas próprias crianças propicia a expressão individual e a interação com os outros do grupo.
• O educador apresentará instrumentos musicais/sonoros diversificados e mostrará seus timbres e outras especificidades às crianças, ampliando seu repertório auditivo.
Os conteúdos serão trabalhados em oficinas de música com pequenos grupos
• Ao vivenciar a música, a criança também entrará em contato mais aprofundado com os elementos que constituem esta linguagem: altura (graves e agudos), duração (quanto tempo dura cada som), intensidade (sons fortes, fracos; o volume do som) e timbre (a qualidade de cada som). Brincadeiras que alternem sons fortes e fracos, graves e agudos, curtos e longos são muito interessantes neste sentido, permitindo a introdução de um trabalho de percepção musical mais apurado. Levar instrumentos diversificados e tocá-los, apresentando seus diferentes timbres, também é algo muito enriquecedor.
• Usar a música como possibilidade de criar e recriar brincadeiras: contar histórias realizando, junto com as crianças, a sonorização delas; improvisos, releituras de brincadeiras, etc.
Apresentando diversas canções e brincadeiras musicais de nossa cultura, bem como canções de outros países o que possibilita a ampliação do repertório musical. Os jogos musicais são um ótimo recurso, pois são uma forma lúdica de apropriação de repertórios da cultura brasileira.
Área temática
Saiba mais
Área restrita para associados GIFE
Adicione ou ajuste seus projetos
Acessar Vincule-se a esse projeto