Descrição do projeto

O MIS iniciou suas atividades em 1965, basicamente, como um centro de documentação. O acervo do MIS conta com 30 coleções particulares com fotos, discos, filmes, vídeos, instrumentos e documentos, e coleções abrangentes, como a da Rádio Nacional (com programas, roteiros, fotos etc.). Além disso, o MIS produz, desde 1966, sua própria coleção, com destaque para os Depoimentos para a Posteridade, registros de história oral a partir de gravações com personalidades importantes da cultura brasileira.

A ideia da nova sede do MIS, em Copacabana, surgiu em 2008, com o objetivo de revitalizar o museu e ressignificar esse imenso acervo, a partir de uma linguagem museográfica contemporânea. O novo MIS será um museu que celebrará e contará a história da cultura brasileira de um ponto de vista carioca. Um museu vivo, onde a produção cultural contemporânea é, o tempo todo, incorporada ao acervo. A construção do novo prédio vai possibilitar ao público um passeio pelo acervo da instituição, que será exposto pela primeira vez de forma narrativa e interativa. O novo museu terá salas de exposição de curta e longa duração, espaços destinados à pesquisa, salas para atividades educativas, um cine-teatro-auditório de 280 lugares, loja, cafeteria, restaurante panorâmico, boate e um mirante.

O MIS é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patronos a Globo, o Itaú e a Natura, como patrocinadores a Vale, a IBM, a Light e a Ambev, o apoio do Grupo Votorantim e da NHJ do Brasil. A realização é do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Para a construção do prédio, o projeto conta também com a parceria da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas.

Área temática

Saiba mais

Área restrita para associados GIFE

Adicione ou ajuste seus projetos

Acessar Vincule-se a esse projeto