Descrição do projeto

Partindo de estatísticas alarmantes acerca da alfabetização e que retratam a realidade de milhares de estudantes no Brasil, o projeto da Gestão da Alfabetização, utilizando-se de metas e métricas de avaliação objetivas, tem como foco garantir que estas crianças sejam alfabetizadas na idade correta, além de garantir a qualidade do ensino e preparo de professores e gestores escolares. Por meio de um Termo de Parceria, o Instituto Ayrton Senna permitiu que o Instituto Fefig fosse uma instituição autorizada a disseminar o programa em todo o território nacional, estabelecendo acordos de cooperação com os municípios, contratando os profissionais responsáveis pelo acompanhamento direto nos territórios e realizando a gestão da implementação. O programa é baseado em três principais estratégias educacionais, sendo estas: a realização de comitês e reuniões formativas com coordenadores pedagógicos, diretores e professores; gestão e monitoramento de dados por meio de uma plataforma gratuita; acompanhamento constante para auxiliar com o planejamento e enfrentamento dos problemas relacionados à educação. Sempre buscando a escalabilidade dos projetos e a transformação das iniciativas em políticas de estado, em 2023, o Programa Gestão da Alfabetização foi implementado em 43 municípios brasileiros, alcançando cerca de 20.520 estudantes, 1.016 professores, 360 gestores, distribuídos por 232 escolas em 6 estados: Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Tocantins e Santa Catarina, apresentando resultados promissores em todos os territórios.

O Projeto tem como principal objetivo alfabetizar todos os alunos do ciclo inicial, instituindo processos de gestão, compartilhando responsabilidades entre as instâncias e investindo na formação dos profissionais envolvidos. Mais especificamente, estabeleceu-se a meta de ao menos 95% dos estudantes da rede pública alfabetizados até o 3º ano, além de professores do 3º ano exercendo papel de alfabetizadores, turmas de 3º ano com professores assistentes, estabelecimento da Metodologia dos agrupamentos flexíveis inserida na lógica da rede, aplicação anual de avaliação diagnóstica e acompanhamento mensal estruturado do avanço dos estudantes.

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