Descrição do projeto

O International Early Learning and Child Well-being Study (Iels) é uma iniciativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para coletar dados inéditos e produzir indicadores sobre bem-estar, aprendizagem e desenvolvimento de crianças de 5 anos em diferentes países. Seu objetivo é gerar um diagnóstico orientador para apoiar a formulação e o fortalecimento de políticas nacionais, em especial de educação infantil, e realizar análises comparativas entre países.

No Brasil, sua implementação é viabilizada por uma coalizão liderada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, tendo como parceiros financiadores B3 Social, Instituto Beja, Instituto Tecendo Infâncias, Itaú Social e Fundação Lemann. O estudo será aplicado entre 2024 e 2026, a partir de um levantamento de dados com as famílias e educadores de 4 mil crianças em mais de 280 escolas, além da disponibilização dos resultados e análises finais. A iniciativa reúne informações sobre contextos e experiências prévias da criança, literacia e numeracia emergentes, autorregulação e habilidades socioemocionais. Ao considerar os ambientes em que as crianças vivem e permitir que expressem seus interesses e aspirações futuras, o estudo busca ampliar a compreensão sobre as múltiplas infâncias no país, abrangendo diferentes regiões e contextos de vulnerabilidade.

 Outros sete países fazem parte da iniciativa: Azerbaijão, Bélgica, Emirados Árabes, Holanda, Inglaterra, Malta e Suíça. Ao participar do grupo avaliado pelo Iels, o Brasil passa a integrar uma comunidade internacional que têm a primeira infância como foco principal de trabalho - um valioso foro para trocas e construções conjuntas sobre políticas públicas para a primeira infância.

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