Descrição do projeto
Ao longo de nossa atuação, percebemos a carência de informações e dados atualizados e consistentes sobre a saúde mental no Brasil, o que têm sido um desafio para entendermos e endereçarmos, com abordagens efetivas, a realidade vivida pelos brasileiros no que diz respeito à saúde mental.
E é por isso que decidimos capitanear a iniciativa de criar esta ferramenta de monitoramento contínuo para coletar dados sobre a saúde mental da população, de forma constante e periódica, em parceria com a AtlasIntel. Com a supervisão de um Comitê Científico dedicado, nos comprometemos a desenvolver uma ferramenta inovadora e robusta, construída a partir de questionários validados internacionalmente, mas que também é capaz de ser culturalmente sensível à realidade brasileira, e que nos permitirá obter informações consistentes e robustas.
Nosso objetivo não se limita apenas à coleta de informações. Nós criamos um índice de saúde mental que busca mobilizar mais atores e qualificar as discussões em torno desse tema de maneira mais ampla. Essa abordagem permitirá aprofundar nosso entendimento sobre a complexidade da saúde mental e nos guiará na tomada de decisões mais assertivas e embasadas.
Lançado em agosto de 2023, o objetivo do Panorama da Saúde Mental é sensibilizar a sociedade em relação ao tema, combater estigmas e oferecer subsídios para a produção de conhecimento acadêmico e científico, para fomentar a inovação no campo e também apoiar na formulação e implementação de políticas públicas mais eficazes.
A metodologia desenvolvida pela AtlasIntel permite obter uma amostra representativa da população brasileira de todas as regiões do país.
Para a criação do Panorama da Mental foram usados questionários validados internacionalmente e comumente utilizados para avaliações e pesquisas sobre saúde mental. Isso foi pensado para proporcionar a comparação com outros estudos que utilizam essas métricas.
Optamos por criar dois módulos para o relatório. O primeiro é o módulo fixo, que engloba perguntas que serão repetidas em todas as coletas e análises de dados futuras. O segundo é o módulo variável, que, como o nome sugere, inclui perguntas que variam de acordo com temas de interesse dentro da área da saúde mental. Nesse relatório, o tema avaliado foi “uso e acesso aos serviços de saúde mental”
O carro chefe do Panorama da Saúde Mental foi a criação de um índice chamado Índice Contínuo de Avaliação da Saúde Mental, conhecido como ICASM, e que é uma representação numérica do estado da saúde mental geral da população brasileira, acima de 16 anos de idade.
É apresentado em uma escala de zero a mil e foi obtido a partir de três fatores: confiança, vitalidade e foco.
A confiança reflete a autoestima e a autoconfiança sobre seu papel na sociedade; vitalidade diz respeito à disposição e à capacidade de ação para superar desafios e adversidades do cotidiano; e foco é a habilidade de se relacionar com o entorno de forma produtiva, conseguindo se concentrar, tomar decisões e realizar as atividades cotidianas.
Ao integrar os fatores em sua construção, o ICASM reflete os aspectos analisados, sendo mais do que apenas uma representação gráfica/numérica. Criar esse índice permite a comparação futura com os resultados das próximas coletas e um monitoramento da saúde mental no Brasil.
Área temática
Saiba mais
Área restrita para associados GIFE
Adicione ou ajuste seus projetos
Acessar Vincule-se a esse projeto