Descrição do projeto

O Instituto PROA é parceiro da Fundação Casas Bahia desde 2015 e tem como missão formar e empoderar jovens para conquistar o primeiro emprego e incentivar a continuidade dos estudos. Em 2021, passamos a ser apoiadores institucionais do PROA e contribuímos com a execução de dois programas: o ProProfissão e a Plataforma PROA Programa ProProfissão Voltado para jovens com idade entre 17 e 22 anos do estado de São Paulo, que estejam cursando ou tenham concluído o 3º ano do ensino médio na rede pública, o Programa oferece formação em Programação Web Java. Entre março e dezembro de 2021, os jovens passaram por um processo de educação profissionalizante em tecnologia e formação comportamental, a fim de desenvolver as competências socioemocionais necessárias para entrar no mercado de trabalho e dar o primeiro passo na construção do seu projeto de vida. Foram realizadas duas turmas de 150 alunos, dos quais 30,6% eram do gênero feminino e 50%, afrodescendentes. Da turma do 1º semestre, 69% dos alunos foram empregados. A formação é composta por três núcleos: Técnico, Comportamental e Cultural. No primeiro, são desenvolvidas as competências técnicas em programação Web Java por meio de trabalho em grupo, vivências corporativas, projetos e atividades. No segundo, são trabalhadas as competências sociocomportamentais e o perfil profissional dos alunos, por meio de atividades sobre autoconhecimento, propósito, carreira e mercado de trabalho. Já o núcleo Cultural busca expandir o repertório cultural dos jovens e proporcionar experiências práticas com o mercado de trabalho. Os jovens também têm aulas de comunicação, redação, LinkedIn e construção do projeto profissional individual, e participam de eventos, como o workshop de carreiras, durante o qual passam por simulação de entrevistas, e o PROA Tech, em que conhecem histórias inspiracionais de executivos profissionais da área e falam sobre mercado de trabalho – na edição de 2021, dois deles foram da nossa mantenedora, Helisson Lemos (março) e Kendji Wolf (setembro). Além disso, são realizados diversos bootcamps (soft-skills, análise de dados, educação financeira e pitch). Os trabalhos de conclusão dos alunos são apresentados no Demo Day. Esse é o momento em que eles mostram os conhecimentos técnicos e comportamentais desenvolvidos durante o curso, na apresentação de um aplicativo completamente desenvolvido por eles. Plataforma PROA Destinada à jovens com idade entre 17 e 22 anos dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que estejam cursando ou tenham concluído o 3º ano do ensino médio na rede pública, a Plataforma PROA oferece uma formação on-line por meio de um modelo de aprendizagem ativa e por projetos, em que os alunos têm a oportunidade de colocar a mão na massa e se preparar para iniciar a carreira profissional. Está dividido em duas fases: trilha básica e trilha técnica. Na trilha básica, o objetivo é capacitar jovens de baixa renda para o mercado de trabalho e conectálos com vagas de primeiro emprego. O curso está dividido em 5 desafios (trilhas pedagógicas), de 20 horas cada: Autoconhecimento; Planejamento de Carreira; Projeto Profissional; Raciocínio Lógico; e Comunicação. Em todos eles, os jovens contam com o apoio de tutores que, além de promover o desenvolvimento dos alunos, contribuem para a construção de uma rede de apoio e conexão entre os jovens e o PROA. Em 2021, foram realizadas 4 turmas na trilha básica. Após a trilha básica, o aluno pode complementar a formação escolhendo uma trilha técnica, de acordo com seu planejamento de carreira, entre seis opções: Varejo; Dados; Administração; Logística; UX Designer; e Promoção de Marcas. A Fundação Casas Bahia apoiou e, junto com sua mantenedora, construiu em parceria com o Instituto PROA a trilha do Varejo, denominada “Minha carreira em vendas”. Com carga horária de 50 horas, divididas em seis semanas, essa trilha aborda o contexto atual do setor varejista no Brasil, suas perspectivas econômicas e quais as oportunidades no mercado de trabalho, além de auxiliar o aluno a compreender o papel do profissional de varejo e prepará-lo para uma jornada de sucesso nessa área. O curso é 100% online e inclui um encontro semanal com a tutoria e demais alunos para a realização de atividades em grupo, por meio da plataforma Google Meet. Os conteúdos da trilha abrem semanalmente, em uma sequência pedagógica que parte de um contexto macro - o universo do varejo em geral - para um contexto mais específico, do dia a dia do profissional de vendas. Os temas desenvolvidos são: Boas-vindas ao mundo do varejo; O varejo e o ecossistema de vendas; Descobrindo as necessidades dos clientes; Relacionamento com o cliente; Equipe de vendas; Bora vender?. Em 2021, a Trilha do Varejo contou com palestras inspiracionais realizadas por executivos da nossa mantenedora: Roberto Fulcherberger, em março, e Marcelo Ubriaco, em junho. Além disso, foi feita uma roda de conversa sobre o profissional de vendas com Alex Marques, Madail Freitas, Tiago Favaro e Eduardo Rosa, também executivos da nossa mantenedora.

Área temática

Saiba mais

Área restrita para associados GIFE

Adicione ou ajuste seus projetos

Acessar Vincule-se a esse projeto