Descrição do projeto

Quem São: A Associação Caminhar com Amor é a realização de um sonho que começou há 25 anos quando os idealizadores trabalhavem como voluntários de entrega de sopa e vestimenta aos domingos a moradores em situação de rua na região de Santo Amaro e mediações. Também envolvidos em projetos de alfabetização de crianças, jovens e adultos, esporte, lazer profissionalização e cultura, resgatando a dignidade o respeito e à convivência familiar e comunitária nos bairros da Cidade Ademar, Vila Joaniza, Campo Limpo, Jd São Luiz, Jardim Ângela, Capão Redondo, Parelheiros, Eng Marcilac e nas cidades vizinhas de Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Mogi Guaçu. De todos os trabalhos que realizaram a maior preocupação sempre foram as crianças em situação de vulnerabilidade. Foi dessa forma que, sempre com muito esforço, o grupo criou em 2015 a ONG Caminhar com Amor é a Solução com foco na Educação Infantil. Em 2017 via convênio com a Prefeitura de São Paulo o grupo montou sua primeira unidade de CEI – Centro de Educação Infantil atendendo 310 crianças em uma das regiões mais violentas de São Paulo, a Cidade Ademar. Em 2018 o grupo montou a segunda unidade com 240 crianças em outro bairro carente e violento da cidade, o Parque Sto. Antônio. Em 2019 a terceira unidade atendendo 196 crianças de Berçário no Jardim Ângela. Focado em Educação Infantil em bairros da zona Sul de São Paulo com alto índice de violência. Essas ações impactam hoje mais de 1.000 pessoas entre crianças, seus familiares e nossos funcionários. Oferece nas creches uma educação humanista e promovemos a cultura da paz. Além das atividades educativas formais, iconta com práticas integrativas como Yoga, Shantala, Meditação, Educação Socioemocional, Alimentação Sustentável e Educação Ambiental. Onde Atuam: Em bairros da zona sul de SP com alto índice de violência. Contamos com 3 grandes creches de na Cidade Ademar, Pq. Sto. Antônio e Jd. Ângela. O Contexto: O Projeto EDUCAR EMOÇÕES começou em 2018 quando percebido o grau de violência existente nas creches que administradas em relação ao tratamento dos pais com professores, pais com nossos funcionários e, em alguns momentos, das professoras com as crianças gerando um ciclo recorrente de comunicação violenta. “A exposição à violência, coloca em risco a saúde e a educação das crianças, com consequências mentais e fisiológicas negativas a longo prazo e que podem causar mudanças permanentes no cérebro em desenvolvimento, afetando a aquisição da linguagem, o funcionamento cognitivo e o autocontrole”. Os bairros onde as CEIS CAMINHAR COM AMOR estão localizados tem alto índice de homicídios, violência doméstica fatores que expõem as crianças e famílias a uma condição extremamente vulnerável impactando negativamente no desenvolvimento das crianças. Desenvolver a empatia, o trabalho em equipe, perceber o outro, controlar a raiva, diminuir a ansiedade e ter técnicas para redução do estresse são pontos fundamentais para que a escola possa ser um lugar que atue como fator de proteção sem prejuízos futuros na vida das crianças. A formação dos educadores até março de 2020 acontecia de forma presencial, porém devido à pandemia da Covid-19 evolui-se a ideia do projeto para atender também no formato EAD. A partir de uma pesquisa com os educadores foi apurado que 77% já tinham feito algum curso on line na área de educação e mais de 80% indicaram a necessidade de tratar do tema Educar Emoções. A Proposta Com base nessas avaliações são levadas aulas e o conceito em plataforma EAD através de uma equipe multidisciplinar de psicólogas, pedagogas, neuropsicopedagogas, psicomotricistas e instrutores de yoga apropriada tanto para um curso presencial como para o formato EAD. É trabalhada a EDUCAÇÃO SÓCIO EMOCIONAL dos educadores, crianças e seus familiares que é a base para o desenvolvimento. O projeto visa contribuir com a redução de violência entre professores, funcionários da creche e principalmente das crianças e seus familiares. Um outro aspecto importante do projeto é o envolvimento da família onde irão aprender atividades práticas para exercerem, de modo mais pleno, a educação das crianças ressignificando o olhar para a criança com mais respeito e dignidade. Colocando a criança como prioridade absoluta dando-lhe todo o respaldo para seu desenvolvimento pleno. O novo formato EAD do projeto pretende começar nos CEI’s e, consequentemente, atingir todo o território Nacional. Definida como o período que vai do nascimento aos 6 anos de idade, a primeira infância é fundamental para a evolução do cérebro, que acontece de forma muito intensa nessa etapa da vida e mesmo antes disso, desde a gestação. Na primeira infância, a fase que vai até os 3 anos que, no âmbito da educação, compreende o atendimento em creches – é ainda mais especial. Tem sido apontada pela ciência como uma “janela de oportunidade”, porque nela a aprendizagem de habilidades e o desenvolvimento de aptidões e competências acontecem com maior facilidade. Além disso, a aquisição de capacidades fundamentais na primeira infância permitirá o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas. Cuidar da saúde emocional do educador é fundamental para que este possa contribuir no desenvolvimento das competências socioemocionais e cognitivo da criança. Para que o educador seja um profissional capacitado e reflexivo acerca de sua prática pedagógica elaboramos este projeto. Público Atendido: O público-alvo é o educador, responsável pela educação da criança que vai receber todo o conhecimento e vivências com o objetivo de beneficiá-las no seu trabalho dia a dia.

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