Descrição do projeto
Ao longo de 21 anos de existência, o Instituto Semear vem realizando com sucesso o trabalho no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e na execução de projetos que contribuem e valorizam ações socioeducativas, artísticas, culturais, esportivas e de cidadania. Depois de experiências exitosas, a equipe identificou por meio de pesquisas com crianças, adolescentes e famílias, em seus dois microterritórios de atuação (Parque Via Norte e Residencial Vila Olímpia), as dificuldades apresentadas em relação à falta de acesso à tecnologia e de formas de como utilizá-la. Com isso, construiu o projeto Bytes de Mudanças que almeja como impacto ter Indivíduos incluídos sociodigitalmente, com conhecimentos que ampliem a autonomia digital e apoiem a superação de desafios individuais.
São dois microterritórios marcados por profundas desigualdades sociais expressas, sobretudo na ausência de renda, e a falta de recursos econômicos também submete esta população à exclusão digital, pois escolher por acessibilidade digital torna-se um luxo a que muitos não têm acesso. Os moradores sofrem com a falta de rede de internet de qualidade, não possuem computadores em suas residências (grande maioria) e há ausência de oferta de espaços para que possam conhecer, manusear e obter orientações sobre as ferramentas digitais.
O projeto atenderá, inicialmente, 420 crianças e adolescentes que frequentam o serviço nas duas Unidades, sendo o primeiro grupo com faixa etária de 06 a 12 anos de idade, matriculados no ensino fundamental I e II, e o segundo grupo com faixa etária de 13 a 17 anos, matriculados no ensino fundamental II e Ensino Médio. Quanto ao terceiro e quarto grupo, serão incluídos posteriormente, com 40 pessoas da comunidade, e são eles: jovens/adultos 18 + (20 pessoas), com ensino fundamental e ensino médio incompleto ou completo, e idosos 60 + (20 pessoas) com escolaridade ou pouca escolaridade que têm menos experiência com computadores e tecnologia.
A exclusão digital evidencia as desigualdades de oportunidades, por isso o projeto Bytes de Mudanças visa investir na apropriação do conhecimento sobre ferramentas tecnológicas, tendo como parceiro técnico a Casa Hacker, organização especialista em educação, tecnologia e inovação social. No contexto deste Projeto, a Casa Hacker construirá os recursos e ferramentas necessárias para que o Instituto Semear desenvolva um programa de inclusão sociodigital alinhado às necessidades e oportunidades de desenvolvimento das comunidades onde atua.
Em dois anos de execução, o projeto passará pelas seguintes etapas: investimento na infraestrutura e contratação de profissionais qualificados para execução do projeto; pesquisa de Interesse nos Territórios, utilizando como metodologia as ferramentas de Descoberta (Empatia e Definição) de Design Thinking, que é uma abordagem centrada no ser humano que envolve empatia, colaboração e experimentação interativa; sistematização da pesquisa em forma de relatórios visuais de fácil compreensão para facilitar a orientação pedagógica da equipe técnica e gestora do projeto nas demais etapas de implementação do projeto; linha de Base e Medição de Resultados, com estruturação dos indicadores de avaliação para medir os resultados de acordo com um ciclo de medição periódico, incluindo os instrumentos de aplicação da avaliação pelos educadores (pesquisa de percepções em formulários); construção e aplicação das 4 trilhas de aprendizagem por faixas etárias (alinhadas aos interesses dos públicos: crianças, adolescentes, jovens/adultos e idosos), com grupo de atividades realizável em até 3 meses; e momento de recebimento de certificação para aqueles beneficiários que participaram ativamente das práticas propostas, dentro da sua trilha de aprendizagem, assim como conseguiram apresentar 75% de frequência comprovada em listas de presenças.
Essas trilhas, construídas para cada grupo etário, culminará na construção de uma Cartilha, tecnologia social que oportunizará a continuidade e permanência do projeto dentro da organização, que manterá o projeto com recursos próprios e/ou buscará novos parceiros para potencializar as ações. Vale destacar, que com os recursos do projeto advindos da parceria com a Fundação FEAC e a doação da empresa kenlo, os laboratórios de informática (em ambas as unidades) serão equipados com computadores, notebook, bancadas, cadeiras, entre outros, que são equipamentos e materiais de alto custo e permanentes, que vão garantir a perenidade dos espaços para que novos beneficiários possam fazer parte da apropriação do mundo tecnológico, desenvolvendo habilidades digitais onde a inclusão sociodigital é baseada na horizontalidade, na participação e na colaboração entre os participantes.
Área temática
Área restrita para associados GIFE
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