Descrição do projeto
O Projeto Nossa (sub)versão vai beneficiar 120 crianças, oferecendo experiências literárias e artísticas diversas e trabalhando com diferentes tipos de narrativas. Por meio dessas ações, serão ampliados e fortalecidos os vínculos comunitários tecidos entre as crianças e a comunidade.
Atuando na região do bairro Campo Belo, o projeto beneficiará uma das regiões de Campinas com maior índice de exclusão social e baixa oferta de políticas públicas culturais. Neste território, ao lado do Aeroporto Internacional de Viracopos, vivem cerca de 60 mil pessoas, e entre elas milhares de crianças em idade escolar.
A identificação do acesso desigual à fruição e à expressão artística pelas crianças oriundas de famílias de baixa renda foi um fator decisivo para a idealização do projeto Nossa (sub)versão. Há dois anos, a equipe de educadores do Instituto Padre Haroldo vem refletindo e dialogando com as crianças atendidas acerca do acesso à cultura. Por meio dessas escutas qualificadas, a equipe identificou um grande desejo de ampliação dos hábitos de leitura e expressão artística, e ainda, certa angústia com o contexto escolar no geral. A partir da identificação desse fato e a partir da alta aderência dessas crianças as atividades de arte e cultura ofertadas nos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), surge a ideia de proporcionar experiências de literatura, arte e cultura no contexto escolar, ou seja, dentro de escolas parceiras no território do Campo Belo.
O Projeto Nossa (sub)versão impactará diretamente no processo de ampliação dos hábitos de leitura e habilidades narrativas das crianças participantes. Baseado numa sólida pesquisa literária e artístico-pedagógica, o projeto realizará atividades de leitura expandida e expressão artística, promovendo a autopercepção dos participantes como leitores e criadores da linguagem. Ao promover esse desenvolvimento, o projeto pode também contribuir com o fortalecimento dos vínculos comunitários tecidos entre crianças, comunidade e espaço escolar - que pode se tornar um ambiente mais acolhedor, criativo e receptivo diante das diferenças e do potencial cultural do território onde se localiza.
Além da atuação direta com o grupo de crianças participantes, o projeto Nossa subversão prevê também a prototipagem da tecnologia social nele desenvolvida, ou seja: o registro e a reflexão sobre as práticas aplicadas, a verificação de sua efetividade e o compartilhamento dos resultados positivos alcançados por meio de encontros formativos com educadores e a organização de um material de referência sobre o acervo e as práticas de leitura expandida.
Área temática
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