Descrição do projeto

O Projeto Esporte Social – PES tem por objetivo buscar a transformação social e o respeito a diversidade, por meio da valorização e aperfeiçoamento dos serviços de atendimento e da prática esportiva inclusiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O projeto ocorrerá no periodo de 12 meses e prevê como meta de atendimento 240 alunos, sendo que dentre estes, 30% são de pessoas com deficiência totalizando 72 alunos e 70% de alunos sem deficiência, contemplando o total de 168 alunos.

O público beneficiário do projeto é residente do município de Campinas, e possui faixa etária inicial a partir de 08 anos e máxima de 25, atendendo crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A escolaridade é variada, prevendo atendimento de pessoas com maior grau e menor grau de escolaridade. Destaca-se que não haverá distinção de gênero, devendo o aluno estar vinculado a alguma escola pública e/ou entidade de atendimento à pessoa com deficiência preferencialmente das regiões indicadas.

O projeto atuará no município de Campinas, nas regiões Sul e Sudoeste, com dois núcleos de atendimento, sendo um em cada região. O projeto mostra-se relevante por tratar da garantia de direitos, conforme preconiza a constituição federal em seu Art. 217. Constitui dever de o Estado garantir seu acesso à sociedade, o que contribui para a reversão do quadro de vulnerabilidade social, atuando como instrumento de formação integral dos indivíduos e, consequentemente, possibilitando o desenvolvimento da convivência social, a construção de valores, a promoção da saúde e o aprimoramento da consciência crítica e da cidadania”, além do direito ao lazer. O projeto busca de maneira estratégica o trabalho em rede para gerar o impacto pretendido, para isso todos os atores terão voz e presença nas instancias de gestão e monitoramento do projeto.

Outra estratégia importante e a escolha pela parceria com as redes de educação e assistência que atendem ao público a ser beneficiado, juntamente com isso duas outras estratégias serão implementadas: formação de corpo técnico qualificado, que irá implantar a metodologia de atividades esportivas inclusivas e o investimento em consultoria qualificada na temática especifica do projeto quanto a avaliação, monitoramento e controle de impacto social. A sustentabilidade do Projeto ocorrerá a partir de 04 pilares: produção do conhecimento e desenvolvimento de metodologia, formação de recursos humanos, construção de rede de apoio e serviços e novas fontes de recursos. 

Área temática

Área restrita para associados GIFE

Adicione ou ajuste seus projetos

Acessar Vincule-se a esse projeto