Descrição do projeto

Crianças com um novo olhar sobre o território, capazes de criar, em conjunto com a comunidade, práticas ambientais positivas e um senso ainda maior de coletividade, que reverberam em uma convivência mais harmônica das pessoas entre si e com a natureza, é o impacto esperado pelo projeto VERDE QUE TE QUERO VER.

Os beneficiários diretos do projeto são 60 crianças, faixa etária entre oito e nove anos de idade, divididas em 2 grupos, 30 participantes no ano I e 30 no ano II. Todas as crianças residem no entorno da Instituição, sendo que 53% moram na Vila Esperança, 45% no Jardim São Marcos e 2% residem em outros bairros da Região dos Amarais. Destaca-se, neste grupo, que algumas famílias trabalham na informalidade e, aproximadamente, 5% utilizam a coleta de materiais recicláveis como forma de subsistência.

No final de 2022, as fortes chuvas ocasionaram alagamentos em várias regiões de Campinas, resultando em sérios problemas para a população, incluindo a região do Jardim São Marcos e a comunidade que reside às margens do córrego do Ribeirão Quilombo. Apesar das erosões causadas pelo desmatamento e as ocupações irregulares serem as principais vias de degradação do Ribeirão Quilombo e de seu entorno, segundo os próprios moradores, uma das principais causas das enchentes, deste ano, foi a grande quantidade de lixo descartado de forma irregular no córrego, ocasionando o transbordamento.

Desta forma, o projeto vem ao encontro da necessidade de fortalecer e incentivar a educação ambiental no território. Com quatro ciclos de execução e como as estratégias nascem nas práticas das crianças, mas envolvem tanto o espaço da organização como outros da comunidade, será contratada uma articuladora local. Os alunos do Colégio ETECAP serão parceiros durante toda a execução do projeto e trarão todo conhecimento técnico, tanto para o oficineiro como para a articuladora local, além de participarem de rodas de conversas e pequenas oficinas com as crianças. No momento inicial, será criado o Comitê “Amigos do Verde” com integrantes da comunidade, pessoas interessadas na temática e dispostas a participar de estratégias que vão possibilitar o exercício de reflexão e escolhas para melhorar os espaços de vivência e convivência.

Os ciclos de execução estão organizados de acordo com os quatro espaços/ambientes de intervenção do projeto, sendo eles: 1 - Revitalização do “Espaço Renascer Thaís Vive” – um espaço acolhedor na entrada do bairro onde é possível retomar reflexões e examinar as problemáticas locais geradas pelo lixo. Enquanto o espaço é revitalizado, há o compartilhamento de conhecimentos e na organização acontece a oficina “Minha Comunidade” (Identidade e História). Produção de um vídeo – making of de todo processo; 2 - Revitalização do entorno do Grupo Primavera – espaço interativo que chame a atenção da população para o cuidado e respeito com a natureza, revitalizando o muro e a calçada, dentro das medidas sustentáveis e de acessibilidade. Enquanto projetam e executam esta ação em parceria com a comunidade, as crianças compartilham, com a vizinhança, os aprendizados da construção da horta vertical (projeto 2022) e vivenciam a oficina “Sabores” (alimentação saudável). Construção de um Infográfico para retratar todo o processo criativo; 3 - Participação de cooperativas de reciclagem – rodas de conversas para orientações sobre o descarte do lixo e informações sobre o volume de materiais sólidos coletados, pontos de coleta, entre outras ações em prol da preservação do meio ambiente. Concomitantemente, as crianças vivenciam a oficina de “Reciclagem”. Confecção de uma cartilha ambiental com dicas que podem ajudar a cuidar do meio ambiente; 4 - Revitalização do entorno do Ribeirão Quilombo – ações pactuadas com a comunidade, como: promover campanhas para sensibilização sobre a forma correta de descarte do lixo, plantio de mudas, instalação de lixeiras, dentre outras. Enquanto desenvolvem a ação, acontece a oficina “Sementes” (plantio, técnicas e manutenção de jardinagem). História do Ribeirão e as ações que acontecerão será contada por meio da produção de um vídeo - Storytelling.

Todas as ações do projeto serão desenvolvidas em coletividade e, em cada ciclo, serão promovidos encontros de cidadania envolvendo famílias e representantes da comunidade, para fortalecer os vínculos territoriais e solidificar o compromisso e a responsabilidade com as questões ambientais locais. A experiência do projeto será registrada em um Guia, com a intencionalidade de se transformar em uma tecnologia social e, diante da mobilização comunitária e da criação do comitê “Amigos do Verde”, os participantes envolvidos com o projeto serão estimulados a dar continuidade às ações de cidadania para cuidado e preservação do meio ambiente, pois a busca por melhoria da qualidade de vida e do ambiente deve ser uma busca constante dentro dos territórios.

Área temática

Área restrita para associados GIFE

Adicione ou ajuste seus projetos

Acessar Vincule-se a esse projeto