Descrição do projeto
O projeto tem como impacto promover a convivência através da agricultura urbana, incentivando o senso de pertencimento, fortalecimento de laços sociais, desenvolvimento pessoal e coletivo para comunidades mais coesas, saudáveis e sustentáveis. Destina-se aos moradores dos bairros Jardim Florence e Jardim São Marcos, em Campinas que tenham interesse em agricultura urbana, educação alimentar e nutricional e fortalecimento de vínculos comunitários.
No Jardim Florence, o projeto se destina a dar continuidade ao trabalho desenvolvido em 2023, para fortalecimento de vínculos sociais do grupo para os cuidados da horta e compostagem, visando estruturação e autonomia organizacional coletiva e financeira e aprimoramento técnico em práticas agrícolas, compostagem e negócios para a geração de recursos para a sustentação da horta e perenidade do projeto a longo prazo. Prevê ainda a continuidade da parceria com o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) e está alinhado com o Programa de Agricultura Urbana e Periurbana de Campinas, instituído pela lei 16.183/2021.
Além disso, o projeto prevê a ampliação da atuação em outro território, em parceria com uma OSC no Jd. São Marcos, onde a FEAC já têm uma frente de atuação e têm o interesse em ampliá-la, com implantação de horta e compostagem, junto com oficinas de práticas agrícolas e alimentação. Por atuar em parceria com um equipamento consolidado no território, há maior potencial de engajamento, capilaridade e perenidade do projeto no local.
O projeto é relevante para essas comunidades, pois oferece oportunidades de aprendizado, desenvolvimento de habilidades agrícolas, melhoria da segurança alimentar e estímulo ao senso de pertencimento e cooperação comunitária. Para gerar o impacto e perenizar os resultados no Jardim Florence será dado continuidade na parceria com o DSAN, e parcerias articuladas localmente no território, como CRAS e UBS, na realização das oficinas com temas de alimentação, saúde, organização comunitária, atividades artísticas para cuidar do espaço da horta.
Serão mantidos os encontros com o grupo às terças feiras, sendo esses encontros focados na prática agrícola e compostagem, organização comunitária e desenvolvimento de negócios. Além disso, será realizado o acompanhamento técnico semanal para apoiar o grupo na produção de alimentos, no manejo da horta e da compostagem e continuidade da bolsa para zeladoria, para garantir a manutenção diária da horta.
No Jardim São Marcos, será realizado diagnóstico e articulação sócio territorial para entender o contexto e mapear as pessoas chaves para mobilização e chamamento para interessados na horta comunitária, além de identificar os principais atores visando multiplicação e perenidade.
Após essa etapa, será feito a formação em prática agrícola por meio de oficinas sobre agricultura agroecológica, compostagem, manejo de horta, plantas alimentícias não convencionais (PANC), ervas medicinais, além de incentivar a produção de pequenas hortas nas residências dos participantes. Nas oficinas também será feita a implantação de horta socioeducativa e compostagem na OSC de maneira educativa e junto com o grupo, trabalhando o senso de pertencimento e o estreitamento de vínculos afetivos e sociais.
O projeto terá duração de 18 meses e um orçamento total de R$600.000,00 pela Fundação FEAC. Além disso, conta com contrapartida econômica da Prefeitura de Campinas, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, no valor de R$ 11.720,00, para apoiar e operacionalizar das atividades propostas.
Área temática
Área restrita para associados GIFE
Adicione ou ajuste seus projetos
Acessar Vincule-se a esse projeto