Descrição do projeto

A 5ª edição do projeto PREVINA-SE tem como objetivo promover a educação e proteção de crianças, adolescentes e suas famílias por meio de diversas frentes de ação. Uma das principais atividades são as oficinas de "PREVINA-SE", que têm como foco a educação sexual, com o intuito de ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre sexualidade, desenvolvimento do corpo, questões de identidade sexual, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), gravidez precoce, além de sensibilizar sobre os diferentes tipos de violências e abusos aos quais estão sujeitos. Essas oficinas serão ministradas por educadores especializados no tema, proporcionando um espaço seguro para que as crianças e adolescentes aprendam sobre prevenção.

Outra frente importante é a realização de oficinas de "Cidadania e Direitos", destinadas a crianças e adolescentes, com o objetivo de ajudá-los a se reconhecerem como sujeitos de direitos e a conhecerem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), abordando temas adequados a cada faixa etária. Essas atividades serão conduzidas por socioeducadores formados e assessorados por profissionais especializados.

Além disso, o projeto prevê atendimentos e encaminhamentos para crianças, adolescentes e suas famílias que estejam envolvidos ou vítimas de situações críticas, como violência, gravidez precoce, bullying, ISTs, entre outros. Esses atendimentos têm como objetivo oferecer suporte imediato e direcionar as pessoas para os serviços necessários.

Serão realizados também encontros bimensais com as famílias, abordando os temas discutidos nas oficinas, além de questões que surgem nos atendimentos e encaminhamentos. Para fortalecer a rede de proteção, o projeto inclui atividades de articulação comunitária, com o objetivo de fomentar e fortalecer as redes locais de proteção e direitos, serviços e equipamentos que compõem o SGD. Essas atividades visam viabilizar os encaminhamentos e atender as demandas resultantes das ações com crianças, adolescentes e suas famílias.

A equipe do projeto e os gestores dos Centros de Convivência e Assistência (CCAs) receberão supervisão contínua, garantindo que possam contar com o suporte necessário para compreender os casos e adotar os procedimentos adequados. Por fim, serão realizadas formações sobre direitos humanos e cidadania para as equipes dos CCAs, visando capacitar ainda mais os profissionais envolvidos na implementação do projeto.

Área temática

Saiba mais

Área restrita para associados GIFE

Adicione ou ajuste seus projetos

Acessar Vincule-se a esse projeto