Descrição do projeto

O Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias tem como missão promover o desenvolvimento sociocultural e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica por meio do audiovisual. Para isso, realiza o Programa de Formação em Audiovisual e Tecnologia, voltado para jovens com idade entre 17 a 21 anos, moradores das periferias de São Paulo e Osasco e com renda familiar de até meio salário mínimo. Os participantes podem escolher entre seis núcleos técnicos: Arte (Cabelo e Maquiagem, Figurino e Cenografia); Fotografia (Câmera e Maquinaria, Iluminação e Elétrica e Fotografia e Imagem); Produção; Pós-Produção (Animação, Edição e Computação Gráfica); Som e Tecnologia (Programação, Games e Design). Além da formação, os jovens participam de diversas atividades socioculturais e extracurriculares, como exibição dos curtas realizados pela turma para as famílias, saraus, encontros sobre cuidados com a saúde e diversidade, lives com profissionais do mundo do trabalho, projeções de filmes seguidas de debates e workshops técnicos com profissionais do mercado. Em 2021, o programa atendeu 120 jovens, selecionados entre mais de 400 indicados por aliados sociais do Instituto, e contou com o apoio da Fundação Casas Bahia para a formação do núcleo de Tecnologia. Como trabalho de conclusão da formação, os jovens produziram oito curtas metragens de até quatro minutos, sob o tema Futuros Possíveis, que, na formatura, foram exibidos em uma sessão especial no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo. Nesse ano, em razão da pandemia, o programa teve um modelo híbrido, combinando atividades on-line com exercícios práticos pontuais presenciais, sempre de acordo com todos os protocolos de segurança sanitária. Chamada Criativa A Fundação também apoiou uma das Chamadas Criativas do Criar, evento promovido pelo instituto para convidar sua comunidade de alunos a expressar seu talento e receber uma renda extra por isso. Em 2021, o tema foi “Quais são as imagens que representam a diversidade do seu cotidiano?”. O instituto provocou os 2.400 veteranos e os 120 jovens da turma desse ano a revelar seus diferentes olhares criativos sobre a diversidade no seu dia a dia. Foram mais de 400 fotos inscritas e 40 participantes, que podiam inscrever até 10 fotos cada um. As 50 imagens selecionadas, de 30 autores, receberam o valor de R$ 150 cada e passaram a integrar o banco de imagens da Fundação Casas Bahia e da nossa mantenedora.

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