Descrição do projeto

Iniciado em março de 2021, o projeto trabalha o uso de dados em indicadores e é desenvolvido pela Impulso.Gov, com a co-idealização e o apoio técnico e financeiro do Instituto Cactus. A intervenção pioneira no Brasil tem o objetivo de definir os principais indicadores de serviços de saúde mental públicos para avaliá-los e, posteriormente, aprimorar os serviços de atenção psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto foi implementado como um piloto no município de Aracaju (SE), a partir do qual foi escalado para uso pelos núcleos de gestores locais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Aparecida de Goiânia (GO) e Recife (PE). Em 2024, a iniciativa segue em expansão para dezenas de municípios brasileiros distribuídos pelas cinco regiões do país.

A construção da cultura do uso de dados e indicadores na gestão pública é um grande passo para potencializar a implementação de políticas públicas de qualidade e a formulação de metas de cuidado relacionadas à saúde mental. Por exemplo, graças ao cruzamento de dados que a ferramenta oferece, o gestor pode incidir para a redução de filas, realizar a busca ativa de usuários e fazer uma gestão mais eficiente dos recursos humanos, financeiros e de infraestrutura da rede.

A iniciativa representa uma união de esforços entre organizações da sociedade civil e a gestão pública para apoiar tomadas de decisão com base em evidências, beneficiando toda a sociedade, a partir do acesso a melhores serviços e cuidados de saúde mental.

Área temática

Área restrita para associados GIFE

Adicione ou ajuste seus projetos

Acessar Vincule-se a esse projeto